Quase todos os gerentes de viagens (99%) antecipam um ano desafiador à frente e enfatizam a necessidade de treinamento e ferramentas aprimorados, especialmente quando solicitados a assumir funções mais estratégicas. A pesquisa mais recente da SAP Concur entrevistou 600 gerentes de viagens em seis mercados globais, revelando um futuro incerto para a gestão de viagens, a menos que as empresas melhorem o suporte para essas funções críticas.
Os principais achados revelam:
Gerenciamento de expectativas competitivas
Viajantes a negócios priorizam cada vez mais a flexibilidade, muitas vezes divergindo das políticas de viagens da empresa para priorizar sua segurança, equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou alinhamento com valores sociais, políticos e ambientais. Embora 36% dos gerentes de viagens tenham dificuldades para conciliar essas expectativas com as demandas da empresa por medidas de redução de custos.
Viajantes felizes são melhores para os negócios
As empresas que priorizam as necessidades dos viajantes têm maior probabilidade de manter seus gerentes de viagens. Entre aqueles que planejam ficar, 41% relatam que seu empregador prioriza opções de viagem flexíveis para os colaboradores em vez de medidas de viagem sustentáveis ou de redução de custos. Por outro lado, menos gerentes de viagens que pretendem permanecer (30%) ou aqueles menos satisfeitos com suas funções atuais (29%) citam a sustentabilidade ou cortes orçamentários como foco principal de sua empresa.
Olhando para o futuro
Sem alguns ajustes imediatos para apoiar os gerentes de viagens e reconhecer suas contribuições, muitos podem considerar oportunidades com empregadores mais responsivos ou explorar novos planos de carreira no próximo ano. Para reter talentos, as empresas devem fornecer soluções práticas e ferramentas aprimoradas que permitam aos gerentes de viagens atenderem efetivamente às crescentes demandas de seus cargos.
Baixe o relatório para saber mais.