Percepções dos Diretores Financeiros: Por que as finanças estão prontas para uma transformação radical com a inteligência artificial

two women in office looking at document

Nos últimos anos, vários departamentos financeiros navegaram por esse delicado equilíbrio usando tecnologias inteligentes, como automação de processos e análise preditiva. De acordo com a pesquisa SAP Concur CFO Pulse, quase 62% dos líderes financeiros concordam que a inteligência artificial (IA) é uma ferramenta essencial para gerenciar o inesperado.1  

Recentes avanços na IA generativa agora oferecem uma oportunidade para transformar a função financeira. No entanto, de acordo com a Gartner, 18% da equipe financeira demonstra competência digital em comparação com apenas 11% de seus gerentes.

“Todo mundo está falando sobre os avanços recentes em IA e tentando encontrar uma maneira de aproveitá-los, mas os líderes financeiros têm a responsabilidade de ajudar sua organização e negócios a entender como a IA pode ser aplicada de maneiras que sejam verdadeiramente impactantes para os colaboradores, clientes e outras partes interessadas”, diz John DiPlacido, diretor financeiro da SAP América do Norte 

Em nossas conversas com líderes financeiros em todo o mundo, os processos financeiros, incluindo viagens e despesas (T&E), surgiram como uma área primordial de transformação com IA generativa, e aqui estão os três principais focos:  

 

Foco em oportunidades que melhoram a experiência do colaborador 

À medida que os sistemas de IA e a automação continuam a avançar, 82% dos departamentos financeiros acreditam que suas operações se tornarão mais eficientes. No entanto, essa vantagem está trazendo preocupação sobre se máquinas e algoritmos acabarão superando tarefas anteriormente exclusivas de recursos humanos, levando à perda de emprego e a uma necessidade urgente de requalificar toda a força de trabalho. O segredo para transformar o medo em resultados produtivos é concentrar as inovações de IA no que é mais importante para a força de trabalho existente.  

 

Oferecer personalização enquanto melhora os resultados financeiros 

Os líderes financeiros testemunharam uma demanda sem precedentes por personalização em toda a experiência do usuário de T&E. Avanços na IA trazem uma oportunidade para realmente personalizar a experiência em processos de T&E, melhorando a eficiência, redução de custos e conformidade, seja reservando viagens, enviando despesas ou auditando relatórios, cada usuário pode obter um conjunto selecionado de recomendações, etapas e informações relevantes para suas expectativas e em conformidade com os requisitos de negócios.  

 

Construir uma infraestrutura de tecnologia para o futuro das finanças 

Mesmo os modelos de negócios mais lucrativos exigem estruturas de back-end de apoio. Essa estratégia envolve a integração de dados de gastos e negócios em um ambiente seguro e acessível, ajudando a assegurar que todos os colaboradores possam aproveitar os recursos preditivos habilitados para IA para tomar melhores decisões em tempo real.  

 

Baixe o artigo para saber mais sobre as melhores práticas alimentadas por pesquisas e percepções de diretores financeiros da SAP e de outros negócios.  

Pronto para mais Percepções dos Diretores Financeiros a fim de melhorar a resiliência dos negócios? Leia os artigos abaixo: 

Fonte 1: SAP Concur CFO Pulse Survey 2023