Empresas em todo o mundo passaram mais de um ano no modo de sobrevivência, demonstrando resiliência e inovação para lidar com a pandemia. Durante esse período, as expectativas dos colaboradores em relação às expectativas do empregador e do cliente em relação ao serviço mudaram. Finalmente chegou a hora de reinventar os negócios para o futuro, enquanto as mudanças continuam ocorrendo. Para as equipes de finanças, um dos desafios mais relevantes envolve a gestão de viagens e despesas (T&E).
Orientadas pela pandemia, as tendências dos gastos corporativos mudaram, enquanto as cadeias de suprimentos se alteraram e se reequilibraram. Oitenta e um por cento dos executivos da cadeia de suprimentos dizem que a pandemia tem sido o maior teste de estresse da organização. Com os escritórios remotos, os gastos com viagens de negócios agora são responsáveis por apenas 33%, enquanto as contas em lojas diversas são responsáveis por quase 24%. Junto com novas categorias de gastos, surgiram novos tipos de pagamento, com um grande aumento de transações sem contato.
A pandemia também adicionou várias camadas de incerteza à gestão de viagens e despesas com as restrições de viagens, além do trabalho remoto, interrupção da cadeia de suprimentos, mudança das prioridades empresariais e alteração nos modelos de negócios. A segurança dos colaboradores e o dever de cuidar agora são mais importantes do que nunca, já que o risco de consequências negativas é muito maior. Agora são necessários novos tipos de despesas, inclusive custos com testes, quarentenas e até mesmo com vacinas.
Com todas as tendências emergentes mencionadas acima, fica claro que as empresas precisam reinventar a gestão de viagens e despesas (T&E). Quais são alguns dos desafios que estão por vir? Como as empresas precisarão adaptar seus programas de gestão de T&E? Neste artigo técnico, especialistas da SAP Concur e Accenture discutem os cenários emergentes que afetam a gestão de T&E e destacam como a tecnologia pode fornecer melhores resultados. Baixe o artigo técnico para saber mais.