O grupo VALE possui uma das maiores mineradoras do mundo e trabalha para transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Com sede no Brasil, atua em 30 países empregando cerca de 125 mil funcionários, entre próprios e terceiros.
A atuação do grupo inclui, além de Mineração, atividades nas áreas de Logística, Energia, Siderurgia, e, como modelo de governança corporativa, atua sob os fundamentos e princípios de clareza de papéis, transparência e estabilidade, necessários para posicionar a empresa em sua trajetória de crescimento e criação de valor.
A VALE, consciente da importância da transformação digital, decidiu buscar no mercado uma solução cuja utilização em nível global gerasse ganho de escala, ampliação na automação de processos e melhor experiência para o usuário final. Para atender essas necessidades, a empresa abriu uma RFP visando identificar provedores cuja estrutura fosse sólida e a solução adequada para atender tanto as demandas de negócio quanto as de TI.
Devido à complexidade e robustez de suas atividades, a VALE precisava de uma solução que atingisse todos os critérios técnicos e contemplasse integralmente as necessidades do negócio. Houve também a preocupação em escolher uma solução que pudesse ser internacionalizada, considerando que a empresa tem diversas filiais ao redor do mundo.
A solução escolhida também devia ter alto grau de integração com os demais sistemas da VALE, que traçou uma estratégia de integração e maior interatividade entre suas plataformas. Isso permitiria que a empresa tornasse seus processos mais fluidos e dinâmicos, ampliasse a flexibilidade para os usuários e melhorasse as capacidades de análise antifraude de uma maneira mais automatizada e segura.
Um dos diferenciais da SAP em relação aos demais concorrentes que participaram da RFP foi a presença de outras soluções deste provedor já em uso pela VALE. Isso permitiria que a fabricante de software preenchesse um dos mais importantes requisitos definidos: a integração dos sistemas. Segundo executivos da VALE, a empresa é um heavy user das soluções SAP e permanecer neste ecossistema integrado foi um diferencial competitivo importante frente as propostas dos concorrentes. Outro ponto que foi ressaltado pelo time de decisores da VALE foi o fato de que apenas a oferta SAP estava em conformidade com todas as exigências em termos de segurança da informação, questão extremamente relevante para a empresa por se tratar de dados de suma importância e sensibilidade.
Um dos KPIs que pode indicar o resultado da implementação do SAP Concur é o número de relatórios despesas que passam pelo sistema. Segundo as estimativas da VALE, a média préimplementação era em torno de 82 mil relatórios por ano. Em janeiro de 2020, após 8 meses de chegada do novo sistema, já foram criados 97 mil relatórios - uma média diária de 524 relatórios. Esse aumento significativo está diretamente ligado à facilidade que o sistema traz para seu usuário, avanço que também é refletido na menor necessidade de suporte e treinamento – tema que era sensível na solução anterior.
Outros benefícios podem ser apontados, como a integração com os sistemas de autenticação de acessos da VALE por meio de Single Sign-on, ou a possibilidade de integração nativa com outras soluções SAP, inclusive aquelas em execução no ambiente on-premises (módulo ECC). De maneira geral, a VALE já avalia que atingiu um patamar de redução de despesas associadas ao sucesso do projeto da ordem de R$ 5,7 milhões/ano.
Na medida em que o colaborador registra suas despesas durante suas viagens, o acúmulo de atividades diminui e a agilidade nos processos aumenta muito.