Despesas e Viagens
Qual o perfil do viajante brasileiro? Confira!
Fazer um planejamento adequado para as viagens corporativas da empresa é essencial para agregar valor aos funcionários. Nesse sentido, conhecer o perfil do viajante brasileiro, suas características e preferências, pode ajudar na hora de encontrar soluções que agradem aos funcionários e aumentem o engajamento.
Sem contar que esse tipo de cuidado tende a ajudar a reduzir custos, aumentar o bem-estar dos colaboradores em viagem e proporcionar uma experiência personalizada e gratificante, que pode resultar em mais negócios fechados.
Quer entender melhor o perfil do viajante brasileiro? Então, continue a leitura e confira!
Evolução do perfil do viajante brasileiro
Entender o perfil do viajante nacional é um ponto importante para encontrar formas de aumentar o engajamento dos colaboradores durante as viagens. Esse cuidado é essencial para aumentar a produtividade e ter bons resultados nos negócios.
As pessoas que estão em viagem buscam uma experiência autêntica e, com o passar do tempo, desejam mais flexibilidade e personalização para melhorar o seu bem-estar durante o tempo fora de casa.
Além disso, uma pesquisa da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) destaca que os brasileiros em viagem apresentam uma tendência crescente de buscar roteiros que aliam sol, praia e bem-estar.
Vale destacar ainda que o uso de tecnologia tem se tornado cada vez mais comum entre os viajantes brasileiros, desde a pesquisa, reserva de voos e hospedagens até o uso de aplicativos de guia de viagem e tradução.
Importância de conhecer o perfil do viajante brasileiro
Entender o perfil do brasileiro em viagem é um ótimo meio de melhorar a experiência dos colaboradores. Por exemplo, esse tipo de entendimento permite compreender as preferências, necessidades e expectativas, personalizando as escolhas para aumentar o bem-estar deles.
Além disso, a partir do conhecimento desse perfil, as empresas podem aprimorar o processo de reserva e organização de viagens corporativas, contribuindo para a otimização dos custos na empresa.
Esse conhecimento também ajuda a fortalecer a gestão de riscos durante as viagens corporativas, adotando melhores estratégias relacionadas à segurança, saúde, requisitos de visto e outras questões que impactem a segurança e o bem-estar dos viajantes.
Características do viajante brasileiro
Agora que você já sabe a importância de conhecer o perfil do visitante do Brasil, que tal descobrir algumas características bem comuns? A seguir, listamos várias delas para você incorporar em sua política de viagens e melhorar a experiência do colaborador. Confira!
Interesse em história
É cada vez mais comum que os viajantes brasileiros queiram conhecer mais sobre aspectos históricos dos lugares que vão visitar. Nesse sentido, eles valorizam a oportunidade de aprender sobre o passado dos lugares que visitam.
Por isso, ao programar uma viagem corporativa e pensar no bem-estar dos colaboradores, vale apresentar opções de passeios que incluam visitas a museus, sítios arqueológicos e monumentos históricos que oferecem insights sobre a história local para eles realizarem nas horas vagas.
Espírito aventureiro
Outra característica que vem ganhando destaque nos últimos anos é a maior necessidade de contato com a natureza, como destacado pela estatística da Braztoa. Por isso, também é válido se aprofundar sobre tais opções a fim de oferecer dicas aos colaboradores.
Essa característica pode ser justificada pelo fato do brasileiro muitas vezes apresentar um espírito aventureiro e gostar de explorar novos lugares e experiências. Desse modo, pesquise atividades como trilhas em meio à natureza, esportes radicais, mergulho, camping e outras aventuras ao ar livre na hora de fazer as sugestões.
Apreço por cultura
Assim como os aspectos históricos, os culturais também ganham relevância, sendo considerados importantes pelos turistas brasileiros. Isso porque eles tendem a valorizar a riqueza cultural dos destinos que visitam.
Nesse sentido, buscam experimentar a culinária local, assistir a apresentações de música e dança típicas, participar de festivais culturais e interagir com os habitantes locais para entender melhor a cultura do local. Vale preparar um guia para ajudá-los nessa tarefa.
Busca por informações sobre o local de destino
Essa característica se revela importante na hora de fazer um planejamento de viagem adequado. Nesse sentido, antes de viajar, os brasileiros costumam pesquisar bastante sobre o destino.
Eles acabam buscando informações sobre pontos turísticos, restaurantes recomendados, eventos locais, costumes e tradições. Além disso, valorizam estar bem informados para aproveitar ao máximo sua experiência de viagem.
Valorização de experiências personalizadas
Os consumidores em geral estão buscando por experiências personalizadas na hora de realizar as suas compras. Nesse sentido, os viajantes brasileiros não são diferentes e prezam pela personalização dos serviços contratados.
Esse tipo de característica garante que as viagens atendam às suas preferências individuais. Dessa forma, eles podem buscar por acomodações que oferecem um ambiente acolhedor e único, tours privados ou workshops culturais e outros serviços que vão nesse caminho.
Uso da tecnologia
Por fim, vale mencionar o crescente uso da tecnologia na hora de fazer o planejamento de viagem. Os brasileiros estão cada vez mais conectados e utilizam as ferramentas para facilitar sua experiência de viagem.
Esse tipo de solução pode incluir o uso de aplicativos de viagem para reservar voos e hospedagens, obter informações sobre transporte público, encontrar recomendações de restaurantes e atrações turísticas, além de compartilhar suas experiências nas redes sociais.
Perfil do viajante brasileiro: quando considerar esse aspecto?
Considerar o perfil do viajante brasileiro é fundamental em todas as etapas do planejamento e execução de atividades relacionadas às viagens corporativas. Ao compreender suas preferências, interesses e comportamentos, as empresas podem encontrar produtos que atendam as demandas e aumentem a satisfação dos colaboradores.
Além disso, esse cuidado permite oferecer uma experiência mais personalizada, customizando serviços conforme as necessidades individuais dos viajantes e acompanhando as tendências de mercado para manter a atratividade de profissionais talentosos.
Portanto, vale aprofundar os conhecimentos sobre as características do perfil do viajante brasileiro e dos colaboradores do seu negócio. Esse passo pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação e a partir de feedbacks e diálogos abertos. Assim, fica mais fácil otimizar essa área da empresa e garantir bons resultados.
Gostou do artigo e quer ver outros textos como este? Então, siga nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn!