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Visto de trabalho: o que é, como solicitar e quais os principais requisitos?

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Empresas que possuem parceiros internacionais frequentemente precisam deslocar colaboradores para diferentes países, seja para projetos temporários, cursos, estabelecer novos contratos ou para posições de longo prazo. Nesses casos, em muitos países, eles deverão ter o visto de trabalho.

Esse é um dos principais requisitos para um profissional poder exercer suas atividades legalmente no exterior. Porém, o processo de obtenção desse documento varia conforme as leis de cada país.

Confira a seguir mais detalhes sobre esse assunto e descubra como funciona o processo de solicitação!

O que é o visto de trabalho e por que ele é essencial para trabalhar no exterior?

O visto de trabalho é uma autorização concedida formalmente pelo governo de um país estrangeiro para que um profissional possa exercer atividades remuneradas no local de destino. Sem isso, o seu colaborador pode ser considerado criminoso, por exercer atividade não autorizada previamente.

Por isso, é fundamental que seus profissionais que vão constantemente ao exterior estejam em dia com o visto. Além disso, também é uma medida de proteção, evitando riscos trabalhistas e problemas com a imigração ao chegar no país.

Outro ponto é que muitos parceiros exigem que os profissionais de empresas parceiras estejam em situação regular para fazer reuniões e acertar detalhes que ajudarão a fechar contratos importantes para o crescimento do seu negócio.

É importante lembrar que cada Estado possui regras específicas para concessão do visto. Por isso, confira quais são as exigências antes de entrar com a solicitação, garantindo maior celeridade na aprovação.

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Link para vídeo:

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Quais são os principais tipos de visto de trabalho disponíveis?

Os tipos de visto de trabalho variam para cada país e, sendo recomendável, realizar uma consulta ao site do consulado do local de destino. Dessa forma, é possível tirar as dúvidas e, caso seja necessário, entrar em contato para resolver questões em aberto.

Porém, em geral, eles possuem categorias semelhantes. Confira as principais a seguir.

Visto de trabalho temporário

Esse tipo de visto de trabalho é indicado para quem fará atividades remuneradas de curta duração no país de destino. Por exemplo, se o seu profissional vai fazer uma imersão de 6 semanas em uma parceira internacional, esse pode ser o mais indicado.

Alguns consulados exigem comprovação de vínculo empregatício com uma empresa no país de origem. Consulte qual deve ser o formato desse documento, pois alguns detalhes variam conforme a legislação do país de destino.

Visto de transferência intraempresarial

Esse tipo de visto é indicado para profissionais que serão realocados na mesma empresa, mas para a filial em outro país. Por exemplo, um profissional que vai assumir um cargo em uma unidade internacional poderá optar por esse visto.

Nesse caso, em geral, exige-se também a comprovação do vínculo empregatício prévio com a empresa, mostrando que o colaborador já atua para o negócio, mas em outro país. Estão entre os Estados que oferecem esse tipo de visto os Estados Unidos (L-1 Visa) e Reino Unido (Global Business Mobility).

Visto para profissionais altamente qualificados

Alguns estados oferecem um visto diferenciado, voltado para áreas estratégicas e que, consequentemente, exigem maior qualificação. Geralmente são indicados para professores universitários e para quem é da área de tecnologia, engenharia e saúde.

Visto de trabalho para autônomos e freelancers

Com as possibilidades de trabalho remoto e o desejo de muitos profissionais em atuar como nômades digitais, alguns países passaram a oferecer o visto de trabalho para quem trabalha com autônomo ou freelancer.

Para quem contrata profissionais autônomos que trabalham remotamente, é importante conferir se eles estão atuando de maneira legalizada no país em que estão.

Visto de trabalho permanente

Esse visto de trabalho é voltado para quem vai ter uma vaga permanente no país de destino e pode trabalhar sem restrições. Geralmente, há uma exigência de que o empregador tenha sede local e, em alguns casos, que cumpra outros requisitos, como renda mínima mensal e comprovação de integração no local.

Como funciona o processo de solicitação do visto de trabalho?

O processo de solicitação de visto de trabalho muda conforme as legislações de cada país. Porém, em geral, eles seguem fluxos bem semelhantes, que incluem os passos a seguir.

Identificação do visto mais alinhado com a situação

O primeiro passo é identificar qual opção de visto está mais alinhada com a situação do colaborador da empresa. Para isso, considere o motivo da viagem internacional e o tempo de permanência no exterior.

Caso fique em dúvida, entre em contato com os profissionais do consulado ou embaixada. Eles já estão habituados a esse tipo de situação e poderão resolver suas questões prontamente.

Levantamento da documentação necessária

Os tipos de documentos exigidos para dar entrada na solicitação de visto de trabalho dependem das regras de cada país. Porém, geralmente, os mais pedidos são:

  • passaporte válido;
  • carta-convite ou contrato de trabalho da empresa estrangeira;
  • comprovante de qualificação (diplomas, certificações, entre outros);
  • comprovante de experiência profissional na área;
  • exames médicos e atestados criminais.

Solicitação junto ao consulado ou embaixada

Após levantar todos os documentos exigidos, começa o processo de solicitação junto à embaixada ou consulado do país de destino. Alguns permitem que isso seja feito online, enquanto outros só permitem que seja feito presencialmente, com data marcada para realização de entrevista. Além disso, também deve-se pagar as taxas exigidas.

Tempo de processamento e aprovação

O prazo de avaliação, aprovação e emissão do visto varia entre algumas semanas a meses, dependendo da demanda de solicitações e complexidade do pedido. Alguns consulados e embaixadas permitem tentar um visto prioritário, desde que taxas adicionais sejam pagas.

Durante o período de avaliação, os responsáveis podem exigir que sejam anexados outros documentos adicionais ou que entrem em contato para tirar dúvidas que interfiram na decisão de conceder ou não o visto.

Recebimento do visto e informação das regras de permanência

Após a aprovação, o visto é anexado ao passaporte do colaborador e ele tem a autorização para exercer atividade remunerada no país de destino. Algumas opções vão exigir renovação periódica e vale a pena se informar sobre isso, para acompanhar a situação do seu profissional e evitar problemas com a imigração.

Além disso, caso a pessoa mude de função, pode ser necessário solicitar um novo visto. Então, vale a pena acompanhar quais são as regras nesse tipo de situação.

Como vimos, acompanhar o processo de obtenção do visto de trabalho é uma das atividades às quais os responsáveis devem estar atentos. Isso ajuda a evitar problemas e dar todo o suporte para que seus profissionais possam se deslocar com tranquilidade.

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