Controle de Custos Corporativos
Valuation: entenda o que é e como aplicar na sua empresa
Quanto vale uma empresa? Quais os riscos associados a ela? Como ela se sai na comparação com seus principais concorrentes? O valuation é um processo que ajuda a responder a todas essas questões, à medida que mensura o valor de uma organização e a perspectiva de retorno de um investimento.
Esse método é utilizado tanto por organizações como por indivíduos. Quando uma pessoa busca informações sobre um empreendimento para comprar ações dele, temos um exemplo do valuation na prática. Contudo, ele se divide em várias ramificações, o que torna as análises ainda mais acertadas.
Continue a leitura para entender o que é valuation e como aplicar esse processo de avaliação na sua empresa!
O que é valuation e por que é importante para sua empresa?
O termo valuation pode ser traduzido como “avaliação”. Ele é utilizado, no meio corporativo e no mercado financeiro, para descrever o processo de análise de um negócio — principalmente levando em conta as perspectivas de lucro e retorno.
O valuation também envolve a análise da posição da empresa em um mercado, de modo a entender o status atual e o nível de competitividade em relação aos seus principais concorrentes.
Ao acompanhar notícias sobre a economia brasileira e o mercado financeiro, é comum encontrar expressões como “Tal empresa está avaliada em X bilhões”. Essa frase é um exemplo prático de valuation.
Quando uma empresa tem uma avaliação positiva, fica mais fácil atrair investidores e parceiros que querem se associar a ela. Caso a organização pretenda vender suas ações na Bolsa de Valores, esse é um dos conceitos que serão analisados por possíveis compradores.
Individualmente falando, o valuation também é muito importante para que um investidor tome decisões precisas, uma vez que ajuda a avaliar o custo de oportunidade de determinada ação.
Quais os principais métodos de valuation adotados no mercado?
Não há uma única maneira de mensurar o valuation: há várias! Conheça algumas delas.
Fluxo de caixa descontado
O fluxo de caixa descontado (FCD) é o valor estimado de uma empresa em uma análise que considere as perspectivas de faturamento. Também são inclusos nesse cálculo as atividades desempenhadas pela organização e o tempo decorrido necessário para realizar o valuation.
Assim, o FCD avalia as projeções de lucro futuro, mas retirando o risco associado a esse investimento — como sugere o termo “descontado”. Esse processo ajuda a avaliar o lucro de companhias em relação ao risco de investir nelas, além de proporcionar a visualização de diferentes cenários para tais organizações.
O cálculo do fluxo de caixa descontado é feito por meio da seguinte fórmula, que deve ser aplicada a cada período projetado:
FCF = fluxo de caixa futuro / (1 + taxa de desconto)t
O “t” da fórmula representa o tempo da aplicação do cálculo. Já a taxa de desconto representa o risco projetado e o capital gasto durante o período analisado.
Múltiplos de mercado
Já os múltiplos de mercado proporcionam a análise de uma empresa ao comparar seus indicadores com os de outras do mesmo setor. Seu objetivo é fornecer uma maneira ágil e simples de verificar se uma organização está sobrevalorizada ou subvalorizada em relação às concorrentes.
Por isso, esse método de avaliação é ideal para investidores que querem investir em determinadas companhias ou para organizações que querem mensurar o valor da competição, por exemplo.
Os principais múltiplos de mercado são os seguintes:
- P/VPA, ou Preço sobre Valor Patrimonial por Ação — analisa a conexão entre o preço de uma ação (ou investimento) e o respectivo valor patrimonial;
- P/L, ou Preço sobre Lucro — aponta o quanto os investidores estão dispostos a pagar por real (ou a moeda correspondente) de lucro gerado pela empresa analisada;
- DY, ou Dividend Yield — mostra o quanto uma empresa paga em dividendos em relação ao seu preço de mercado, a partir da fórmula “Dividendos por Ação / Preço por Ação”.
Valuation de liquidação
O valuation de liquidação é um modelo de avaliação utilizado para analisar um empreendimento que está em risco de falência ou insolvência financeira. Assim, aponta a quantia mínima que um eventual investidor receberia caso aquela empresa seja liquidada.
Esse método pode ser adotado por empresas que desejam investir em empreendimentos que estejam com dificuldades financeiras, mas que ainda possam promover um retorno interessante em termos de investimento.
Sua aplicação é bem simples: o investidor deve avaliar os ativos totais da empresa analisada e subtrair os passivos. No entanto, é importante ter em mente que esse modelo é exclusivo para uso em empresas que passam por processo de liquidação. Adaptá-lo para outros cenários pode ser perigoso e levar a estimativas pouco precisas.
Modelo de precificação de opções
Também conhecido como Black-Scholes, esse é um modelo matemático popular no setor financeiro para precificar opções de investimento. O nome deriva da parceria entre Fischer Black e Myron Scholes, na década de 1970. A dupla recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1997 pelo trabalho desenvolvido na área de análise de opções e valuation.
O método Black-Scholes é aplicado para estimar o valor teórico das opções de investimento por meio de uma série de variáveis, como:
- dividendos esperados;
- preço de exercício de cada opção;
- taxas de juros projetadas;
- tempo de expiração;
- volatilidade projetada.
A equação de precificação de opções é complicada de ser feita à mão, mas é possível utilizar calculadoras virtuais, inteligência artificial e outros modelos on-line de projeção para fazer o cálculo. Um exemplo é o site Opções.net.br.
Como você viu neste artigo, o valuation é um processo de avaliação muito importante para que empresas e investidores individuais tomem decisões acertadas. O objetivo principal é definir o valor justo de uma ação ou aplicação, de modo que o retorno seja o melhor possível.
Além disso, a análise ajuda a estimar o valor de mercado de algumas empresas concorrentes. Como há diferentes formas de cálculo, ela pode ter vários vieses. Também funciona em conjunto com o ROI para mensurar o custo de oportunidade de viagens corporativas, por exemplo.
Agora que você sabe o que é e como aplicar o valuation na sua empresa, que tal complementar seu aprendizado em gestão? Baixe nosso material gratuito sobre como aumentar a visibilidade e o controle de gastos!
