Despesas e Viagens

Sexta pesquisa anual de viagens a negócios global da SAP Concur: O que está impulsionando a tensão nas viagens a negócios e como lidar com isso

SAP Concur |

Em seu sexto ano, a Pesquisa global de viagens a negócios da SAP Concur explora alguns dos desafios mais urgentes que os viajantes a negócios enfrentam hoje, incluindo o impacto das interrupções de viagens e orçamentos mais apertados. Também revisita alguns temas-chave de pesquisas anteriores para avaliar como as coisas estão agora, incluindo flexibilidade e igualdade de oportunidades para viagens a negócios pelos colaboradores. 

“O ambiente econômico atual está impulsionando a tensão entre viajantes a negócios, gerentes de viagens e liderança da empresa”, de acordo com Charlie Sultan, presidente da Concur Travel na SAP Concur. “O equilíbrio entre flexibilidade e custo é delicado, sem mencionar as pressões de novos canais de distribuição e questões geopolíticas em andamento. O relatório deste ano demonstra a necessidade de uma compreensão mútua dessas realidades e comprometimento em programas de viagens corporativas.” 

De acordo com a pesquisa global de 3.750 viajantes a negócios em 24 mercados: 

Dois terços acham que as viagens a negócios são fundamentais para o avanço na carreira, mas muitos dizem que não tiveram a mesma oportunidade de fazer viagens a negócios em comparação com seus colegas de trabalho. 

  • Mais de três em cada quatro viajantes a negócios globais (76%) dizem que gostam de viagens a negócios, e 67% acham que as viagens a negócios são essenciais para o avanço na carreira. 
    • Viajantes mais jovens acham que as viagens a negócios são importantes para sua carreira em comparação com as gerações mais velhas (Geração Z: 72%; Geração Y: 68%; Geração X: 64%; Geração boomer: 58%). 
  • Apesar disso, cerca de dois em cada três viajantes a negócios globais (66%) sentem que não tiveram a mesma oportunidade de fazer viagens a negócios em comparação com seus colegas. Esse número é um pouco maior do que os 62% da nossa pesquisa de 2023
    • Viajantes a negócios globais atribuem essa desigualdade de oportunidades aos seguintes motivos: 
      • Seu nível de senioridade (19%). 
      • Sua idade (18%). 
      • Seu status como pai ou cuidador (14%). 
      • Onde moram (14%). 
      • Sua aparência física (12%). 
      • A frequência com que vão ao escritório (12%). 
      • Seu gênero (11%). 
      • Seu sotaque (11%). 
  • Certos motivos são fatores mais relevantes para mulheres do que para homens, incluindo idade (20% das mulheres vs. 17% dos homens), estado como pai/mãe (17% vs. 13%) e gênero (14% vs. 9%). Mais homens dizem que nunca sentiram que não tinham oportunidades iguais para viagens a negócios (38% vs. 29%). 
  • Além disso, mais viajantes a negócios LGBTQ+ sentem que não tiveram oportunidades iguais devido à sua aparência física (20% vs. 12% do grupo pop), deficiência (14% vs. 8%) e orientação sexual (20% vs. 7%). 

bar chart depicting steps business travelers have been forced to take because of unexpected delays, cancellations, or need to re-route during business travel

Quase todos os viajantes a negócios tiveram que tomar medidas imprevistas devido a interrupções de viagem, e isso é suficiente para fazer com que eles queiram recusar uma viagem a negócios. 

  • A maioria dos viajantes a negócios globais foi significativamente afetada por interrupções de viagens no ano passado. Quase nove em cada dez (88%) foram forçados a tomar medidas imprevistas nos últimos doze meses devido a atrasos inesperados, cancelamentos ou à necessidade de reencaminhamento durante viagens a negócios. 
    • Viajantes mais jovens foram forçados a tomar medidas imprevistas (Geração Z: 94%; Geração Y: 90%; Geração X: 82%; boomer: 68%). Isso ocorre porque as gerações mais velhas são profissionais de viagens a negócios? Talvez, mas também é menos provável que eles criem proativamente tempo extra em sua viagem (Geração Z: 80%; Geração Y: 83%; Geração X: 74%; boomer: 63%). 
  • As preocupações de segurança ainda são o maior motivo para os viajantes a negócios recusarem viagens a negócios (44%), mas mais de um quarto dos entrevistados (29%) estão dispostos a recusar uma viagem a negócios devido à probabilidade de atrasos ou cancelamentos. Trinta e três por cento também recusariam uma viagem devido a preocupações de segurança em torno do modo de transporte necessário. 
  • Embora esses desafios de viagem sejam ruins para os negócios, eles também são ruins para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos colaboradores. Além dos quase dois em cada cinco (38%) que tiveram que cancelar ou reagendar reuniões, muitos tiveram que passar dias adicionais e não planejados em uma viagem a negócios (38%) ou passar por escalas mais longas ou adicionais (33%). 
  • Os viajantes já perderam o bastante de seu tempo pessoal e conexões essenciais de carreira: Quatro em cada cinco (80%) estão tomando medidas proativas para considerar tais eventos, incluindo reservar tempo extra para chegada (34%), partida (19%) ou mesmo ambos (27%). 

“Planejar para possíveis interrupções pode reduzir o estresse e garantir experiências de viagem mais tranquilas. Viajantes informados são naturalmente mais seguros porque sabem como mitigar riscos e encontrar alternativas quando ocorrem interrupções”, de acordo com Suzanne Sangiovese, diretora de viagens e tecnologia da Riskline, uma empresa de inteligência de risco de viagem de classe mundial. “As empresas que investem em soluções de gerenciamento e inteligência de risco de viagem podem ajudar os viajantes a se manterem atualizados sobre avisos de viagem e alertas de destino em tempo real. Fornecer aos viajantes ferramentas que possam capacitá-los a tomar decisões rápidas e informadas, garantindo que possam ajustar os planos de forma eficiente e segura, é fundamental.” 

bar chart depicting opportunity inequity in business travel

Viajantes a negócios e gerentes de viagens lutam para exercer flexibilidade à medida que a liderança da empresa reduz os custos de viagens a negócios. 

  • Embora muitos fatores afetem as viagens a negócios, pedimos aos viajantes que selecionassem o foco principal de sua empresa entre três opções: 
    • Atender às necessidades dos colaboradores por opções flexíveis de viagem (40%). 
    • Redução dos custos de viagem (31%). 
    • Aumentar o uso de opções de viagens sustentáveis (29%). 
  • Apesar de os viajantes a negócios dizerem que sua empresa está focada em suas necessidades de flexibilidade, quase todos (91%) viram sua empresa reduzir a permissão de certas opções nos últimos 12 meses. 
    • Isso inclui viagens combinadas. Os colaboradores têm visto cortes ao permitir o trabalho remoto enquanto viajam a lazer para evitar tirar dias de licença (27%) ou adicionar viagens pessoais a uma viagem a negócios (25%). 
      • E os viajantes a negócios não gostam disso. Cerca de um em cada cinco (22%) dizem que estão dispostos a recusar uma viagem a negócios que não lhes permita estendê-la para viagens pessoais. 
      • As empresas também reduziram as solicitações focadas no conforto, como passar a noite para evitar um longo dia de viagem para um dia de viagem (28%), pagar mais para obter um voo sem escala ou rota direta (28%), usar a classe executiva ou premium (27%) ou usar opções como táxis ou aplicativos de transporte compartilhado em vez de transporte público (27%). 
  • Infelizmente, os gerentes de viagens estão presos no meio disso. Nossa pesquisa com 600 gerentes de viagens em seis mercados descobriu: 
  • Quando perguntados em que a empresa está mais focada: 
    • Embora 35% digam que atendem às necessidades dos colaboradores por opções flexíveis de viagem, 32% também dizem que reduzem os custos de viagens a negócios. 
      • Outros 33% afirmam aumentar o uso de opções de viagem sustentáveis. 
  • Quando perguntados o que tornará seu trabalho mais difícil este ano, dois em cada cinco (42%) dizem que são diretrizes da empresa para reduzir custos de viagem em meio a desafios em andamento. 
    • Sua preocupação é válida, já que mais de um terço dos viajantes a negócios (36%) dizem que incorreram em despesas adicionais em uma viagem a negócios devido a desafios inesperados de viagem, e uma porcentagem semelhante (34%) teve que usar um método de transporte alternativo. Mais de um em cada quatro (30%) reservou viagens diretamente com fornecedores devido a desafios inesperados de viagem. 

Como enfrentar esses desafios em seu programa de viagens corporativas 

Além do que os especialistas aconselharam, há algumas outras maneiras de aliviar a tensão nos programas de viagens corporativas. 

1. Conecte-se com os colaboradores. Entreviste os colaboradores regularmente, entre e após viagens a negócios, para saber como os desafios identificados neste estudo global afetam sua experiência. Algumas perguntas a fazer: 

  • Você acha que tem a mesma oportunidade de fazer viagens a negócios em comparação com colegas de trabalho? 
  • Que desafios você enfrentou durante suas viagens a negócios no ano passado? 
  • Você se sente seguro quando está viajando a negócios? 
  • Você está familiarizado com as políticas de viagem da empresa? 
  • Em uma viagem a negócios, o que melhoraria sua experiência ou faria você se sentir mais confortável? 
  • Quais recursos são mais úteis para você ao reservar viagens a negócios? 

2. Aja com base nas percepções dos colaboradores. Transforme as respostas recebidas das pesquisas em um plano acionável. Certifique-se de que as ferramentas de viagem certas estejam em vigor para ajudar os colaboradores a enfrentarem os desafios. Reveja as políticas de viagem e considere o que pode melhorar sua experiência ao reservar e viajar a trabalho. 

3. Solicite ajuda de recursos externos. Trabalhe com recursos externos para facilitar o treinamento dos colaboradores sobre coisas como segurança e inclusão. Conte com empresas de gestão de viagens (travel management companies, TMCs) e fornecedores para encontrar soluções para interrupções de viagens. 

Outro recurso é a IA, que tem o poder de transformar a gestão de viagens. Como os viajantes a negócios se sentem sobre o futuro da IA em viagens? Perguntamos e exploraremos as descobertas em nossa próxima publicação na série Pesquisa global de viagens a negócios da SAP Concur deste ano. 

Para obter mais informações sobre a pesquisa, incluindo descobertas adicionais, faça o download de nossos artigos técnicos sobre viajantes a negócios e gerentes de viagens.

Despesas e Viagens
Veja quais as tendências de viagens corporativas para 2023 e se planeje para o novo ano.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Confira o que faz um gestor de viagens corporativas e quais são os principais desafios que esse profissional pode enfrentar durante o dia a dia em uma empresa.
Continue lendo
Despesas e Viagens
A mobilidade corporativa é uma tendência que está tomando conta de diversas empresas no Brasil e no mundo. Confira tudo sobre o assunto em nosso blog.
Continue lendo