Controle de Custos Corporativos

Custo de oportunidade: entenda o conceito e sua importância nas decisões

SAP Concur |

Alguns gestores têm dificuldades de tomar decisões difíceis. Já outros fazem escolhas financeiras rápido demais, sem considerar as alternativas. Para esses dois perfis profissionais, há um conceito que pode ajudar muito: o custo de oportunidade.

A sua eficácia reside em apontar todas as vantagens e as desvantagens de duas ou mais escolhas possíveis. Para isso, baseia-se naquilo que será perdido após uma escolha definitiva ser realizada.

Continue a leitura para saber mais sobre o conceito de custo de oportunidade e a sua relação com o cotidiano corporativo!

O que é custo de oportunidade?

O conceito se refere ao valor que uma empresa (ou um indivíduo) perde ao fazer uma escolha entre duas ou mais alternativas. Quando uma organização precisa decidir entre o investimento em sua infraestrutura de TI e o fortalecimento da sua frota, por exemplo, ela terá benefícios, mas também perderá oportunidades.

O custo de oportunidade é um conceito muito importante no mundo dos investimentos, pessoais ou empresariais. Quando uma companhia decide comprar determinado ativo, o conceito é exemplificado pelo dinheiro que ela pode não conquistar adquirindo um item em detrimento de outro.

O custo de oportunidade pode ser explícito ou implícito. O primeiro pode ser exemplificado pela simples escolha de gastar dinheiro em uma coisa, em detrimento de outra. Já o segundo está mais ligado à perda de tempo ou energia em relação ao que foi decidido, algo que pode ter impactos financeiros indiretos.

A princípio, esse conceito pode parecer pessimista, uma vez que aponta as perdas decorrentes de uma escolha. Contudo, há outro modo de interpretá-lo: o custo de oportunidade é relevante para analisar o cenário global de cada situação, ajudando a garantir a melhor tomada de decisão possível.

Quando uma empresa se depara com a necessidade de escolher entre diferentes opções, é o custo de oportunidade que vai promover uma análise ampla para os líderes poderem optar por uma escolha estratégica, que renda bons e duradouros frutos.

Qual é a sua importância?

O custo de oportunidade é versátil e pode ser aplicado em diversas situações. Ele serve aos gestores de empresas, mas também auxilia pessoas que querem tomar melhores decisões de investimento e aumentar a sua renda, por exemplo.

O custo de oportunidade não trabalha apenas com a mensuração dos ganhos imediatos. Ele permite que o usuário avalie as consequências da sua escolha.

Afinal, o custo de oportunidade envolve a avaliação de uma ou mais escolhas. Muitas vezes, as pessoas estão tão focadas em um só desejo que podem acabar negligenciando outras possibilidades atrativas.

Assim, ao entender o valor do qual se abre mão ao escolher uma alternativa, o usuário já se beneficiou do fato de ter consultado várias opções diferentes. Isso impede que uma empresa perca dinheiro por falta de uma análise equilibrada e abrangente, por exemplo.

Como calcular o custo de oportunidade?

Um detalhe importante é que o custo de oportunidade nem sempre será instantaneamente quantificável. Afinal, há algumas ocasiões em que duas ou mais alternativas apresentam benefícios, mas também desvantagens — e fica mais difícil descobrir qual é a mais lucrativa, de fato.

Outro cenário possível é aquele no qual o conhecimento das diversas alternativas é imperfeito, uma vez que os custos de oportunidade só se tornarão aparentes após a escolha feita. Um exemplo de um contexto assim seria o de uma empresa que quer investir em uma tecnologia de fora, que ainda não produziu resultados no mercado brasileiro.

Nessas situações, os líderes de uma empresa podem considerar resultados aproximados de várias alternativas. Uma dica é conversar com o maior número possível de especialistas, de modo a tornar a decisão final mais estratégica possível.

Contudo, há uma fórmula geral que pode ser utilizada de modo a considerar o futuro valor potencial de uma escolha não realizada — de modo a compará-lo com a decisão que foi efetivamente tomada.

Assim, a fórmula geral de cálculo do custo de oportunidade é a seguinte:

Custo de oportunidade = recompensa da opção não escolhida — recompensa decorrente da opção escolhida. 

Vamos a um exemplo prático: suponha-se que uma empresa está com um capital extra e decide investi-lo para gerar mais rendimento. Ela pode optar por uma aplicação financeira de risco médio, que pode gerar um retorno médio de 10%, ou alugar um dos seus espaços e obter um retorno de 8%.

A aplicação é de risco moderado, o que significa que o retorno estimado não é garantido. Nesse caso, talvez o retorno de 8% seja mais vantajoso — uma vez que a organização que quer alugar o espaço é confiável e tem tradição no mercado.

No fim das contas, caberá ao CFO (Chief Financial Officer) e sua equipe cravar a decisão mais bem informada, que leve os interesses de curto, médio e longo prazo da empresa em consideração. Isso porque eles terão um conhecimento apurado em relação a investimentos e gastos, assim como a possibilidade de retorno de cada escolha.

Por que considerar o custo de oportunidade nas decisões financeiras do seu negócio?

Toda empresa quer fazer investimentos certeiros e maximizar os resultados obtidos. O custo de oportunidade é um dos conceitos que ajudam a enfrentar o contexto global, uma vez que os líderes precisarão se debruçar sobre várias opções.

Caso a empresa precise de um dinheiro extra para crescer, o custo de oportunidade também ajuda a escolher entre diferentes modalidades. Dessa forma, será possível mensurar a melhor opção entre buscar um empréstimo, atrair um investidor, vender um ativo, entre outras opções.

Outro benefício do custo de oportunidade é que ele não precisa ser utilizado apenas por profissionais com formação em economia e gestão de finanças. Qualquer colaborador com algum grau de autonomia precisará fazer escolhas — portanto, analisar cada uma delas antes de "bater o martelo" será fundamental para tomar boas decisões.

Entendido o conceito de custo de oportunidade, os benefícios de agregá-lo às decisões financeiras e uma possível forma de cálculo, você agora tem um método de tomar decisões mais certeiras em seu negócio. Ainda que as escolhas ainda sejam difíceis, será possível saber exatamente o que se ganha e o que se perde com cada uma delas.

Aproveite a visita ao blog para ler outro post que tem tudo a ver com o tema discutido aqui: conheça as melhores práticas de gestão para lidar com despesas operacionais!

Controle de Custos Corporativos
Boa parte dos gastos de uma empresa é destinado à realização de viagens corporativas, por isso é de extrema importância que o controle de gastos seja feito de maneira eficaz.
Continue lendo
Controle de Custos Corporativos
Estruturar políticas de reembolso de despesas corporativas, complementa ações da própria empresa que busca o bem-estar do colaborador.
Continue lendo
Controle de Custos Corporativos
As convenções corporativas puderam retornar com o sucesso de antes, e até superiores. Saiba como organizar esses eventos em 7 passos.
Continue lendo