Crescimento e Otimização

Visão holística empresarial: como desenvolver com a ajuda da tecnologia?

SAP Concur |

Quando o assunto é gestão orçamentária, ter uma visão holística permite otimizar desde o diagnóstico da realidade financeira da empresa até o processo de tomada de decisão para direcionar as ações do negócio de forma estratégica. Nesse caso, a tecnologia pode ser um diferencial para abarcar o grande volume de dados envolvidos.

Mas como esse conceito se aplica, na prática, ao ambiente corporativo? Quais benefícios ele traz e por que vale a pena contar com uma ferramenta como o SAP Concur para ter uma visão holística empresarial de sucesso? Você vai descobrir tudo nas próximas linhas!

O que é visão holística e como se aplica ao mundo empresarial?

O significado de visão holística está diretamente ligado a sua abrangência. Isto é, ao utilizar essa ferramenta, o objeto de análise é visualizado, compreendido, verificado ou trabalhado a partir de uma perspectiva ampla, total e completa.

Se colocarmos o ambiente corporativo em foco, trata-se de uma ferramenta estratégica. Afinal, torna a tomada de decisão mais exata para melhorar resultados e otimizar indicadores-chave. Para isso, envolve:

  • considerar toda a organização, integrando e consolidando dados sobre seu funcionamento, processos, projetos, objetivos, recursos, cultura, receitas, despesas etc.;
  • compreender as situações em contexto com os demais elementos que as influenciam ou são afetados por elas para identificar como uma realidade se desenvolveu;
  • avaliar tanto os fatores internos quanto os externos, reconhecendo seus impactos no macro;
  • construir propostas, políticas, procedimentos e outros mecanismos integrados para guiar as ações administrativas da empresa.

Quais os benefícios da visão holística na gestão orçamentária?

Ainda que possa parecer contraditório, a visão holística se aplica a setores ou áreas. No âmbito corporativo, isso significa considerar a organização em sua totalidade para analisar determinada perspectiva.

Quando se trata de gestão orçamentária, essa abordagem pode ser aplicada pela integração, correlação, estruturação e consolidação de dados, buscando construir um panorama abrangente tanto das receitas quanto das despesas. Em consequência, são obtidos benefícios como:

  • ter um entendimento mais preciso dos gastos e dos ganhos do empreendimento;
  • identificar as sazonalidades e as inadequações de prazos do fluxo de caixa;
  • definir quais os ajustes necessários para garantir a saúde financeira do negócio;
  • alcançar um maior embasamento para as decisões que afetam amplamente a empresa;
  • aumentar a capacidade de perceber de antemão oportunidades e ameaças econômicas;
  • colocar para consideração aspectos que nem sempre são facilmente relacionados.

Como ter uma visão holística da gestão orçamentária?

Aplicar a visão holística organizacional à gestão orçamentária é sobretudo um processo analítico. Veja, a seguir, o passo a passo para colocá-lo em prática!

Tenha todos os dados

Os dados do orçamento de uma empresa são o material base da análise que levará à construção de uma visão holística das finanças. Então, a coleta é o primeiro passo desse processo.

Registros contábeis, fiscais e bancários, assim como planilhas de controle, projeções ou sua consolidação são as principais fontes. Até porque esse tipo de abordagem não deve se prender a um cenário estático de momento, mas considerar o fluxo financeiro com a movimentação de todas as receitas e despesas.

Além disso, índices e indicadores ajudam a visualizar as mudanças de longo prazo. Nesse caso, as referências econômico-monetárias externas também são importantes, uma vez que influenciam os resultados corporativos.

Analise sob todos os ângulos

Uma análise holística é abrangente. Na gestão orçamentária, essa ideia propõe que os dados sejam relacionados e avaliados em contexto. Por um lado, significa fazer as conexões entre eles. Por outro, requer identificar o que está por trás de cada um.

Um bom exemplo são as despesas de pessoal. Gastos altos com demissões são indícios de problemas nos recursos humanos. Isso porque experiências ruins dos colaboradores, falta de desenvolvimento ou reconhecimento, cultura pouco colaborativa e outras situações costumam aumentar a rotatividade. Assim, as razões não são financeiras, mas as afetam.

Outra parte do processo analítico é a elaboração de cenários futuros para o planejamento dessa área. Na prática, trata-se de projetar quadros com possibilidades otimistas e pessimistas associadas às probabilidades de que ocorram.

Ainda, realizar comparativos é útil na hora de chegar a conclusões. Tanto o mercado amplo quanto seu segmento e os principais concorrentes são boas referências. Vale incluir também o histórico da organização, visto que é importante saber como ela está em relação ao seu quadro anterior.

Aja a partir disso e corrija a rota se necessário

Não basta construir uma visão holística da sua gestão orçamentária: é imprescindível utilizar todo o conhecimento desenvolvido para otimizar os resultados empresariais. Portanto, a próxima etapa dessa jornada é direcionar a tomada de decisão e as ações a partir das descobertas.

Além disso, gerenciar um negócio requer acompanhar seu andamento. É preciso verificar se tudo está saindo conforme o planejado e, quando não, corrigir a rota. Novas análises são uma parcela importante nesse ponto, protegendo o empreendimento de mudanças inesperadas, por exemplo.

Ganhe agilidade com a tecnologia

Coletar e relacionar dados, calcular métricas ou organizar informações em relatórios são etapas da visão holística que têm muito a ganhar com a implementação de tecnologias estratégicas.

Por trás disso está o alto volume envolvido. Contar com pessoas executando essas tarefas manualmente ou com automações simples em planilhas demandaria bastante tempo. Já o uso de ferramentas de TI promove um ganho de agilidade que permite ter as conclusões certas no momento em que são úteis.

Pense um pouco: a demora na fase de organização e análise implicaria a antecipação do início dessas atividades para serem entregues no prazo previsto. No entanto, isso também excluiria a parcela mais atualizada dos dados, deixando as descobertas menos exatas.

Por falar em tecnologia, a SAP Concur pode ser uma grande aliada nessa hora. Quer saber como? Confira no próximo tópico.

Como o SAP Concur ajuda a ter uma visão holística empresarial?

Agora que você sabe como desenvolver a visão holística das organizações e o papel da tecnologia ao capturar e consolidar dados, vale conhecer a proposta do SAP Concur voltada ao controle dos gastos dos funcionários em toda a organização.

Despesas de viagens são um exemplo de custos difíceis de acompanhar ou auditar. Afinal, o colaborador está longe e, por vezes, sujeito a regras fiscais diferentes. Foi pensando nesse cenário que criamos um software que simplifica as atividades de rotina necessárias para tanto.

Além disso, ele conta com funcionalidades para coletar e rastrear informações, realizando a verificação automática dos relatórios. Dessa maneira, boa parte do processo analítico é agilizado sem perder qualidade e exatidão.

A partir deste conteúdo, ficou fácil compreender o que é visão holística e seu impacto na gestão do orçamento. Você também descobriu o melhor caminho para colocar o conceito em prática nessa área do seu empreendimento e como a tecnologia pode otimizar todo o processo.

Quer transformar o difícil em simples na sua gestão? Saiba mais sobre as soluções SAP Concur!

Crescimento e Otimização
O tempo é nosso bem mais preciosos, decidir como gastá-lo é uma tarefa muito importante para uma qualidade de vida melhor, confira como fazer a gestão de tempo em viagens
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. Aprenda como montar com eficiência uma cultura inovadora.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Se você quer estar por dentro dos 5 passos para conseguir economizar nas viagens corporativas, confira este artigo.
Continue lendo