Crescimento e Otimização
Como fortalecer a cultura organizacional do seu negócio?
Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. O enfraquecimento dessa prática causa desconexão do ambiente interno de trabalho, falta de bem-estar dos colaboradores e desmotiva o desempenho rotineiro. Nenhuma dessas opções é positiva e, portanto, já fica clara a importância de se atentar para trazer os melhores resultados para o seu negócio alinhando toda a expectativa da empresa com a da equipe.
Quando a cultura institucional tem falhas muito graves, algumas dessas ações são observadas com maior frequência: alto número de demissões, dificuldade de contratação, desacordos quanto à antiga cultura e descentralização das práticas, pois elas não estão alinhadas com todas as unidades.
De acordo com a Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021 quase 70% dos que afirmaram que suas organizações foram capazes de se adaptar no último ano relatam que a cultura tem sido fonte de vantagem competitiva e 67% dos entrevistados disseram que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações. Nesse mesmo estudo, 73% relataram que a cultura ajudou a impulsionar iniciativas de mudanças com muito sucesso.
Para que você possa encontrar o melhor caminho para montar uma cultura organizacional eficiente, separamos alguns tópicos que te ajudarão a compreender quais decisões tomar. Confira nosso artigo!
Confira: O que é alçada de aprovação nas viagens e despesas corporativas?
O que é cultura organizacional?
Em um ambiente onde existem pessoas, existe, também, uma troca de experiências, interações humanas e essa diversidade nas empresas serve como uma engrenagem para novas ideias. Voltando ao tempo em que a instituição foi criada, e levando em conta que o conceito que demonstra o conjunto de comportamentos, hábitos e condutas da época se tornou obsoleto pela alta velocidade em que os negócios crescem atualmente, não há como continuar com a cultura organizacional do começo da empresa. Um bom exemplo disso é que, com a aceleração de vendas, entregas e organização financeira, a cultura acabou ficando em segundo plano, sendo que, hoje, é um assunto extremamente importante para ambos os lados: instituição e colaboradores. Dessa forma, já que o termo cultura se relaciona com uma junção de pessoas e cada uma delas possui crenças e filosofias diferentes, é natural que com a chegada de tantas pessoas novas ao ambiente corporativo, com ideias inovadoras, ela mude. Obviamente, não há necessidade de jogar fora os valores que fizeram a empresa crescer até aquele momento. O crucial é entender como adicionar as diferentes formas de ver o mundo para otimizar a missão e a visão que ajudaram a construir o caminho até o momento. No tópico abaixo, entenda como criar uma cultura organizacional fortalecida no seu ambiente corporativo. Saiba mais: Como a sua empresa lida com a violação de despesas corporativas?
Como fortalecer a cultura organizacional do seu negócio?
A cultura organizacional é vista como a identidade da empresa. O conjunto de valores que a instituição preza faz muita diferença com os concorrentes e também na fidelização do cliente e do relacionamento com os colaboradores. O primeiro benefício que compreendemos do fortalecimento da cultura organizacional é alcançar os objetivos com maior facilidade e tê-los concisos e alinhados com as decisões tomadas.
Toda mudança começa com pequenos atos que acabam impulsionando muitas outras transformações. No geral, as empresas devem começar investindo na comunicação interna desenvolvendo novas formas de missão, visão e valores, adicionando pautas pertinentes ao momento atual do mundo, pois seu propósito deve estar de acordo com as diversas formas de pensar dos colaboradores. Se a comunicação de dentro do ambiente corporativo não estiver clara, trará prejuízos para todos os setores, como: interrupções no fluxo de processos, dados incorretos e retrabalho.
Depois de ajustar toda a comunicação, chega a hora de pensar nas pesquisas climáticas periódicas. Saber como anda o ambiente de trabalho dos colaboradores e suas visões sobre o que está bom e o que precisa melhorar é uma forma de ter controle sobre o processo, sobre a cultura organizacional e sobre como os profissionais compreendem a missão, a visão e os valores e se o desempenho deles mesmos e dos gestores estão equiparados.
Sabia que é possível conhecer se os futuros colaboradores em um recrutamento e seleção tem o perfil da cultura organizacional da sua empresa? O famoso “fit cultural” está fazendo sucesso nas mais diversas plataformas de RH. Por isso, junte-se ao time de Recursos Humanos e entenda como ousar nas perguntas em uma entrevista para que fique claro se o profissional tem posições muito divergentes daquelas que a empresa prioriza em sua cultura organizacional. Além disso, um estudo sobre o tema Organizational Culture and Employee Retention mostrou que essa combinação de valores e a fácil adaptação à cultura organizacional fizeram os profissionais ficarem, em média, 13 meses a mais no emprego.
O feedback também faz parte dessa inovação na cultura organizacional. Prezando pelo crescimento e pela evolução da equipe, é necessário saber sobre a atuação de cada um individualmente, em time, e deixá-los avaliarem os colegas e, também, os gestores. Dando aos colaboradores a chance de se expressarem, além de aumentar a conexão com a empresa, denota confiança em suas informações para melhorar a instituição como um todo.
Quando a confiança da relação empresa-colaborador está em alta, o profissional se sente mais à vontade para colocar as suas ideias e projetos pessoais em pauta nas reuniões institucionais. Engajar um colaborador que vê a organização investir em programas que tenham vínculo com os seus valores, dá a oportunidade dele ter a iniciativa não só de colaborar com a ideia, mas também gerenciá-la.
Por fim, o desenvolvimento pessoal deve ser uma preocupação constante para fortalecer a cultura organizacional, de maneira que retenha e atraia talentos para a empresa. Quando o colaborador enxerga que a instituição confia e deseja que ele aprenda mais para se especializar e crescer internamente, ele se sente valorizado. Você pode aprimorar a performance e o conhecimento de um profissional oferecendo cursos, workshops, treinamentos e até benefícios por metas.
Leia também: Quais indicadores monitorar em uma gestão de viagens corporativas?
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