Despesas e Viagens

Viajar a negócios: conheça 7 maiores preocupações dos viajantes

SAP Concur |

Viajar a negócios é uma experiência enriquecedora, que faz com que os colaboradores tenham aprendizagens práticas de vendas, amostragem de produtos e networking, por exemplo. No entanto, essas jornadas também carregam algumas preocupações.

Os problemas na hora de viajar a negócios geralmente se relacionam a um mau planejamento, à falta de tecnologias que garantam trajetos mais precisos, questões logísticas, entre outros.

Por isso, neste post mostraremos as maiores preocupações dos viajantes. Grande parte deste texto foi baseado na pesquisa da SAP Concur sobre o tema, mas abordaremos também outras questões que afligem os colaboradores. Boa leitura!

1. Tempo de deslocamento

Os problemas no planejamento da viagem resultam em gastos maiores para a empresa. Eles se referem a aspectos que envolvem desde erros no cálculo das despesas corporativas até falhas no tempo de deslocamento, que podem causar o atraso a eventos relevantes, passagens mais caras e muito estresse para o colaborador.

Assim, é preciso mapear o tempo normal de deslocamento em relação ao meio de transporte que será utilizado. Com esses dados em mãos, os funcionários estarão mais preparados para encarar o percurso sem complicações.

Para garantir que os imprevistos sejam contornados, é fundamental ter um plano B. Considere tudo o que pode dar errado durante o deslocamento — pneu furado em viagens de carros, atrasos no voo, overbooking, entre outras ocorrências. Em seguida, crie um plano B para cada uma dessas situações hipotéticas.

2. Falta de conhecimento do local de destino

A falta de conhecimento do local de destino causa problemas para se orientar em relação aos locais dos eventos. Além disso, caso a viagem seja outro país, não saber o mínimo do idioma local também comprometerá toda a estratégia da empresa.

Desde problemas no itinerário, reviravoltas e a falta de informações em relação ao local de destino, os viajantes arriscam se chocar involuntariamente com os costumes locais, como mulheres que cobrem a cabeça, o pescoço e os ombros em países do Oriente Médio.

Por isso, é essencial planejar o itinerário e a logística de maneira antecipada, para que colaboradores que se enquadrem no objetivo da visita sejam escolhidos de antemão. Isso é ainda mais importante em viagens internacionais, uma vez que o funcionário se estressará ainda mais estando tão longe de casa.

3. Preocupação com acomodação e alimentação

Alguns dos problemas nesse sentido são a falta de clareza em relação à hospedagem, cálculos imprecisos dos gastos (que levam os colaboradores a ter pouco dinheiro para se alimentar) e também outras questões logísticas, como o overbooking e a falta de um plano B para contornar imprevistos.

Uma reportagem da revista Forbes, por exemplo, mostra o relato de um executivo que decidiu ir de última hora a uma conferência importante, mas acabou reservando uma acomodação muito longe do local do evento. Isso gerou muito tempo gasto no trânsito, noites mal dormidas e outras dores de cabeça.

Todos esses problemas podem ser solucionados com um planejamento mais cuidadoso da viagem, com antecedência, cálculo adequado de gastos, reservas e um itinerário mais preciso. Dessa forma, a empresa consegue melhorar a experiência do colaborador.

4. Estresse com os preparativos

Uma viagem corporativa geralmente só é viabilizada com a permissão e com um itinerário desenvolvido pelos líderes de uma empresa. No entanto, em alguns casos são os próprios colaboradores que precisam organizar tudo, o que pode ser uma tremenda dor de cabeça para eles.

Isso pode ser representado pelo estudo da SAP Concur, que mostrou que 37% dos viajantes a negócios se sentem mais estressados antes de uma viagem quando são eles mesmos que precisam planejar, reservar e organizar aquela jornada.

Além disso, há o lado burocrático: quando o viajante volta para a cidade onde mora, ele geralmente precisa preencher um relatório de despesas — principalmente naquelas situações em que não houve o adiantamento.

24% das pessoas afirmaram preferirem tratar uma cárie no dentista a preencherem relatórios desse tipo! Para eliminar esse estresse, as empresas podem adotar tecnologias que ajudem a planejar a viagem com mais precisão, sem colocar todo esse peso nas costas do colaborador. Falaremos mais da tecnologia adiante.

5. Falta de segurança

A pesquisa da SAP Concur revelou algumas informações curiosas: a falta de segurança não se manifesta apenas no temor de roubos e furtos, mas também informa que 58% das pessoas entrevistadas também afirmaram que mudam seus roteiros por se sentirem inseguros com o trajeto anterior.

Mais um sinal de que esse problema afeta muito os funcionários é que 52% dos viajantes entrevistados na pesquisa negócios citam a segurança nas viagens como o treinamento mais importante que as empresas poderiam oferecer.

Viajantes LGBTQ+ também relatam que costumam esconder sua orientação sexual como um modo de reforçar a sua segurança pessoal. 85% relataram já terem mudado o trajeto para se proteger, com apenas 53% dos seus colegas não LGBTQ+ afirmando que fizeram o mesmo em algum momento.

6. Assédio e discriminação

Conforme os dados da pesquisa da SAP Concur, mencionada anteriormente, cerca de 77% das viajantes femininas relataram já ter experimentado algum tipo de assédio ou maus-tratos durante a sua viagem.

O assédio não é somente sexual, mas também se manifesta por meio da discriminação: assim, muitas mulheres são abordadas e questionadas se estão viajando sozinhas. Elas também revelam ser ignoradas por funcionários quando viajam sozinhas e recebem assobios em seu trabalho.

Por falar em discriminação, como mencionamos anteriormente, viajantes LGBTQ+ também costumam esconder aspectos da identidade quando viajam a negócios.

7. Disponibilidade de tecnologias

Muitas pessoas que viajam a trabalho acreditam que a tecnologia pode ser utilizada para tornar a jornada menos estressante. 67% dos entrevistados no estudo da SAP Concur acreditam que as suas empresas ficam para trás nesse quesito.

Nesse sentido, esses colaboradores acreditam que tecnologias modernas facilitam as viagens a negócio. Isso porque elas conseguem otimizar diversos quesitos, como:

  • antecipação de despesas;
  • realização de um itinerário mais preciso;
  • cálculo dos gastos;

Além disso, uma esmagadora maioria de profissionais que viajam a negócios (mais precisamente, 94% deles) estão dispostos a compartilhar informações pessoais para que a experiência daquela viagem a negócio seja mais dinâmica e precisa.

Esse último dado é bastante interessante porque mostra que a maioria dos entrevistados não se importa de que seus dados pessoais sejam utilizados, desde que o repasse das informações resulte em uma viagem melhor. Nesse sentido, contar com a tecnologia adaptada às viagens tem se tornado crucial.

Como mostramos neste artigo, viajar a negócio traz uma série de preocupações para os colaboradores. Isso pode ser mitigado com tecnologias como SAP Concur, que organiza todo o gerenciamento da jornada, tranquiliza os colaboradores e ainda garante um maior controle financeiro por parte dos gestores.

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