Despesas e Viagens
Vale a pena adotar a gestão descentralizada nas viagens corporativas?
Com a velocidade recorde das transformações no mundo atual, as empresas enfrentam a necessidade de inovação para atender às demandas do consumidor contemporâneo. Investir em novas políticas e estratégias torna-se essencial, e a gestão descentralizada surge como uma abordagem requerida nesse cenário.
A gestão descentralizada possibilita à empresa distribuir responsabilidades internas de forma eficaz, inclusive durante viagens profissionais, proporcionando maior agilidade à equipe para tomar decisões e agir em conformidade com as demandas do mercado.
Siga a leitura e descubra quais são os impactos desse tipo de gestão e se vale a pena dar mais esse passo em direção à inovação!
O que é gestão descentralizada?
A gestão descentralizada é um modelo organizacional no qual as decisões são tomadas por diferentes níveis hierárquicos na empresa, distribuindo a autoridade e responsabilidade para além da cúpula administrativa.
Neste modelo, as unidades ou os departamentos têm maior autonomia para tomar decisões relacionadas às suas atividades específicas, adaptando-se às necessidades locais e promovendo uma maior participação dos colaboradores no processo decisório.
Qual a diferença entre gestão descentralizada e centralizada?
A principal diferença entre a gestão descentralizada e a centralizada está na distribuição do poder de decisão. Na gestão centralizada, as decisões são concentradas em um único ponto de comando, geralmente na alta administração da empresa.
Isso significa que as diretrizes, as políticas e os procedimentos são definidos e implementados de forma uniforme em toda a organização, sem muita margem para variações ou adaptações locais.
Já na gestão descentralizada ou na gestão financeira descentralizada, como pudemos ver no tópico anterior, o poder de decisão é distribuído entre diferentes níveis da organização. Isso implica que unidades ou departamentos têm uma autonomia maior para tomar decisões que afetam suas atividades específicas.
Dessa forma, as equipes locais podem adaptar as políticas e os procedimentos de acordo com as necessidades e características do seu contexto operacional.
Enquanto a gestão centralizada pode promover uma maior uniformidade e consistência nas operações, a gestão descentralizada tende a favorecer a agilidade, a flexibilidade e a inovação, pois as decisões são tomadas mais próximas das situações reais enfrentadas pelos colaboradores no dia a dia.
Vale a pena adotar o gerenciamento descentralizado em viagens corporativas?
Agora que o conceito de gestão descentralizada já foi destrinchado, fica mais simples de observar essa categoria de gerenciamento aplicada no contexto de viagens a trabalho. É necessário, portanto, considerar alguns pontos de impacto e fatores distintos. Acompanhe!
Autonomia
A descentralização proporciona maior autonomia às equipes locais, conferindo-lhes a capacidade de tomar decisões de forma independente e ágil em relação às demandas específicas das viagens corporativas.
Isso possibilita uma resposta mais rápida e eficiente às necessidades que surgem durante o processo, reduzindo a dependência de aprovações hierárquicas e permitindo uma gestão ainda mais eficiente a partir dos recursos disponíveis.
Flexibilidade
Com a descentralização da gestão, as políticas e os procedimentos relacionados às viagens corporativas podem ser adaptados de acordo com as características e necessidades específicas de cada equipe ou departamento.
Essa flexibilidade operacional permite uma maior adequação às demandas variáveis do mercado, otimizando os processos e garantindo uma melhor experiência para os colaboradores envolvidos nas viagens.
Criatividade
Ao estimular a gestão por departamentos, a empresa também abre espaço para a criatividade e inovação por parte das equipes envolvidas nas viagens corporativas.
A liberdade para encontrar soluções personalizadas para os desafios enfrentados durante essas viagens promove um ambiente propício à busca por alternativas eficazes e diferenciadas, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e resultados da organização.
Padronização
Apesar da flexibilidade oferecida pela descentralização, é fundamental manter padrões e diretrizes claras para garantir a consistência e eficácia das operações relacionadas às viagens corporativas.
Para isso, uma boa estratégia é definir políticas e procedimentos seguidos pela empresa, tornando-os padronizados. Nesse contexto, é crucial que os objetivos organizacionais, a uniformidade na prestação de serviços, o cumprimento de normas e regulamentos e a otimização dos recursos sejam considerados.
Controle
A gestão descentralizada demanda a implementação de sistemas eficazes de controle e monitoramento para garantir a conformidade com as políticas da empresa, além de mitigar os riscos associados às viagens corporativas.
Uma boa forma de manter tudo em conformidade é o investimento e a adoção de ferramentas de gestão e tecnologias específicas, já que elas permitem acompanhar as atividades realizadas, além de identificar eventuais desvios. Também é oportuno tomar medidas corretivas, contribuindo para a eficiência e segurança dos processos empresariais.
Estratégia
A administração distribuída também pode ser uma importante aliada na implementação da estratégia corporativa em relação às viagens corporativas.
Ao permitir uma abordagem mais adaptativa e ágil às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, essa modalidade de gestão favorece a execução eficaz das iniciativas estratégicas. Outra vantagem é que promove a competitividade, o que leva por consequência ao sucesso organizacional.
Tomada de decisão
A distribuição da tomada de decisão para os níveis inferiores da organização, proporcionada pela descentralização, propicia uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades das viagens corporativas.
Ao empoderar as equipes locais com a autonomia necessária para tomar decisões pertinentes ao seu contexto operacional, a empresa ganha agilidade na resolução de problemas e na implementação de soluções, garantindo a satisfação dos colaboradores e clientes envolvidos.
O que ajuda a otimizar a gestão de viagens corporativas?
Independentemente de ser centralizada ou descentralizada, algumas práticas podem ajudar a otimizar a gestão de viagens corporativas. Preparamos uma lista rápida para que você reconheça as principais estratégias:
- aplicação de tecnologia de gestão de viagens, que pode simplificar e automatizar processos burocráticos;
- implementação de políticas claras e diretrizes para orientar as decisões dos colaboradores;
- negociação de acordos corporativos com fornecedores para obter melhores tarifas e condições;
- realização de análises regulares para identificar oportunidades de melhoria e redução de custos.
Os impactos positivos de adotar a gestão descentralizada na sua empresa e em viagens corporativas são diversos, como retenção de talentos, agilidade, colaboração da equipe e desburocratização de processos, mas essa lista não deve ser a única a ser considerada. É importante que você considere também o objetivo geral da sua empresa, posicionamento de mercado e o perfil da empresa.
Vamos além na sua jornada de conhecimento sobre gestão? Siga a leitura e aproveite o nosso guia básico para a gestão de despesas!