Despesas e Viagens
Turismo responsável: saiba como praticá-lo na empresa
O turismo responsável pode ser benéfico tanto para quem viaja quanto para as comunidades das áreas que recebem essas pessoas. Mais do que esses impactados diretamente, empreendimentos do setor e a sociedade em geral tem tudo para sair ganhando a partir de tais iniciativas.
Trata-se de uma forma mais consciente de conhecer lugares e vivenciar suas atrações, respeitando uma série de princípios que proporcionam uma experiência diferenciada enquanto garantem proteção à cultura, à economia e ao meio ambiente.
Para um melhor entendimento sobre o assunto, neste artigo vamos apresentar desde o conceito de turismo responsável, sua contribuição prática, e o panorama no Brasil. Também vamos comentar sobre o papel das empresas nesse sentido e como as organizações podem adotar em suas práticas. Boa leitura!
O que é turismo responsável?
Essa proposta é sinônimo de turismo ético e turismo consciente. Afinal, trata-se de uma abordagem que diz respeito à forma de viajar, com base em princípios que envolvem a escolha de meios, fornecedores e experiências que se enquadram nesses valores.
Ao adotar esses princípios, a empresa passa a considerar os impactos sociais, culturais e ambientais desse ramo de negócio no meio geográfico, natural e socioeconômico em que está inserido. Via de regra, fazem parte desse conceito, práticas como:
- gerar renda às comunidades locais;
- promover o desenvolvimento econômico desses grupos;
- evitar que tenham seu modo de vida alterado pelo fluxo de visitas;
- preservar patrimônios, tradições e manifestações regionais;
- estimular a justiça e a inclusão nas organizações que atuam no segmento;
- conservar a biodiversidade e os ecossistemas.
Assim, envolve a aplicação de ações que visam a melhoria de seus processos e efeitos para todos os envolvidos. Seu foco está no curto e médio prazo, se voltando às atuações de empresas, agentes públicos e turistas.
Dessa maneira, acaba diferenciando-se do turismo sustentável — que atua para a manutenção a longo prazo dessas medidas e suas consequências —, bem como do ecoturismo ou do turismo ecológico — que são variedades dessa atividade em que a natureza fica em evidência. Entretanto, todas essas ideias se relacionam.
Dessa forma, difere do turismo sustentável — que atua para a manutenção a longo prazo dessas medidas e suas consequências —, bem como do ecoturismo ou do turismo ecológico., cujas variações da atividade evidenciam a natureza. Entretanto, todas essas ideias se relacionam.
Não por acaso, muitas opções de empreendimentos se enquadram em mais de uma categoria. Um exemplo, são hotéis, pousadas e restaurantes que coexistem em harmonia com o meio ambiente, usufruem com equilíbrio do que ele oferece, enquanto fomentam pequenos produtores da área, como prestadores de serviços ou vendedores de insumos.
Qual sua contribuição prática?
O turismo responsável tem importância para turistas, empreendimentos do ramo, comunidades que recebem viajantes e a sociedade em geral. Tal contexto se deve à contribuição que gera para cada um desses grupos, permitindo:
- acesso a experiências autênticas e típicas;
- ampliação da satisfação dos visitantes;
- desenvolvimento econômico regional;
- aumento da atividade no setor em novas localidades;
- proteção social e financeira de organizações de pequeno porte;
- preservação de atrações turísticas naturais e do meio ambiente em geral;
- manutenção de patrimônios históricos e artísticos;
- ampliação da acessibilidade aos espaços turísticos de valor imaterial.
Como é o turismo responsável no Brasil?
No Brasil há uma crescente preocupação com a manutenção de bens e manifestações de valor histórico, artístico ou cultural, bem como das atrações naturais presentes. Enquanto as comunidades locais estão se articulando para manter tradições e lugares de uso coletivo intactos, as corporações turísticas veem aumentar o interesse nessas experiências.
Como efeito, elas passaram a ser percebidas como oportunidades de negócio. Mais que isso, os consumidores têm dado maior importância a festas, localidades e modos de vida autênticos que formam a diversidade da cultura.
Além disso, há um aumento no acesso à informação, construindo um entendimento sobre ética e sustentabilidade como maneiras de criar empresas que promovam o turismo responsável. Desse modo, a sociedade considera esse tipo de iniciativa importante para o país. A partir disso, o poder público também fomenta seu desenvolvimento.
Nesse sentido, desde o Selo Turismo Responsável até os projetos do Governo Federal para a área buscam promover e incentivar essa proposta. O Mapa elaborado pelo Ministério do Turismo sobre o tema, deixa claro o tamanho do segmento atualmente. São 43 opções de base comunitária, 108 sustentável e 37 em segurança turística, espalhados em todo o território brasileiro.
Qual é o papel das empresas nesse contexto?
O turismo responsável começa pelas propostas comerciais com esse foco, mas também envolve a ação dos clientes. Isso significa que empresas, como contratantes e promotoras de viagens corporativas, têm um papel importante nessa cadeia comercial para que essa abordagem se desenvolva.
Para isso, elas podem conscientizar os seus colaboradores sobre a questão, por meio do incentivo à escolha de viagens responsáveis e à implementação de práticas voltadas à responsabilidade no turismo, durante seus deslocamentos tanto pessoais quanto profissionais.
Além disso, podem direcionar seus modelos de gestão aplicados nessa atividade para que todas as movimentações de seus funcionários atendam, ao menos parcialmente, as ações relacionadas a esse conceito.
Como praticar o turismo responsável na empresa?
Realizar viagens de negócio, de maneira responsável, é possível a partir de algumas práticas que começam no planejamento e se estendem até as posições tomadas durante os deslocamentos. Isso inclui:
- elaborar uma política de viagens que incentive a escolha de fornecedores e modelos que pactuam dos princípios desse conceito;
- promover campanhas de conscientização sobre o assunto dentro do grupo de colaboradores, engajando-os com esses valores;
- usar serviços ou produtos locais, socialmente comprometidos e que sejam desenvolvidos pela comunidade;
- preferir contratar empreendimentos que realizam compensação de carbono e primam pela redução de resíduos;
- dar prioridade por localidades que atuam para a preservação de patrimônios, sociais, culturais ou naturais;
- se posicionar a favor do respeito às iniciativas, aos grupos e as organizações envolvidas em construir esse tipo de proposta;
- contar com o apoio de inovações tecnológicas para identificar e acompanhar definições alinhadas a essas ideias;
- facilitar o acesso e a identificação de reservas que atenda aos requisitos de sustentabilidade;
- evitar atitudes que prejudiquem as populações das áreas visitadas ou os ecossistemas desses lugares.
Entre os exemplos dessas ações estão a escolha de companhias aéreas menos poluentes, pousadas de propriedade de moradores da região, restaurantes de comidas típicas e/ou cujos donos pertençam a agrupamentos tradicionais, se destacam.
Agora que informações sobre o que é turismo responsável, sua contribuição e o panorama no Brasil estão claras, fica fácil cada empresa adotar as abordagens indicadas, colocando em prática, o seu papel nesse contexto.
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