Despesas e Viagens
Turismo de negócios: conheça suas principais características
O setor de eventos e feiras é um importante motor da economia brasileira. Com um calendário que contempla cerca de 600 mil eventos anuais, o segmento gera empregos, fomenta a atividade econômica do país e, claro, promove as viagens corporativas. É um mercado tão relevante que recebe uma classificação específica: turismo de negócios.
A junção entre turismo e negócios é uma receita de sucesso não apenas pelo movimento financeiro que o setor impulsiona. Para empresas e profissionais de todas as áreas, essa é uma excelente oportunidade para expandir, conquistar novos mercados, fazer networking, trocar experiências, aprimorar conhecimentos e habilidades, entre tantos outros benefícios.
Mas, afinal, dá para fazer turismo e negócios ao mesmo tempo? Claro que sim! E não há nada de errado nisso. Neste artigo, vamos mostrar que unir o útil ao agradável pode ser algo muito estratégico tanto para profissionais quanto para as empresas.
O que é turismo de negócios?
Turismo de negócios é a modalidade de serviços turísticos relacionados às atividades profissionais e corporativas. Mundialmente, a área é conhecida pela sigla MICE, que significa Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions (Reuniões, Incentivo, Conferências e Exposições).
É um mercado que gera receita para as cidades e países que sediam eventos profissionais ou corporativos, além de contribuir para o desenvolvimento de negócios e networking. Muitos destinos turísticos, hotéis e centros de convenções oferecem infraestrutura especializada para viabilizar essas atividades.
Embora o termo turismo de negócios seja recente e até mesmo incomum para muitas pessoas, nada tem de novo. É uma prática tão antiga que remonta às primeiras viagens comerciais da história da humanidade. Afinal, desde sempre comerciantes percorrem longos caminhos para realizar suas vendas.
O que acontece é que, normalmente, o turismo é compreendido como algo relacionado ao lazer, o que não parece estar muito alinhado com os objetivos corporativos. Mas não há nenhum conflito entre esses dois aspectos.
Quais são as características do turismo de negócios?
O turismo de negócios é um dos segmentos mais relevantes da indústria turística pelo seu potencial para geração de receita e empregos (tanto diretos quanto indiretos), além das oportunidades que promove para empresas e profissionais.
As viagens de curta duração para realização de atividades profissionais ou com foco em fomentar negócios mobilizam pessoas e empresas diariamente. Isso movimenta toda a indústria do turismo, abrangendo serviços de hotelaria, alimentação, transporte, comunicação etc.
Quando comparado às atividades de lazer e entretenimento, o turismo de negócios apresenta características muito específicas, que tornam a modalidade ainda mais interessante do ponto de vista econômico, corporativo e social, conforme comentamos a seguir.
Agenda
Diferentemente do turismo de lazer, que é mais sazonal, o de negócios pode ser realizado em qualquer época do ano, uma vez que as reuniões, conferências, convenções e exposições são geralmente programados com bastante antecedência e não se sujeitam ao calendário de férias, por exemplo.
Como a área fomenta negócios e mobiliza empresas, é comum que os eventos profissionais e corporativos sejam anunciados muitos meses antes da realização – normalmente, com um ano de antecedência. Alguns desses encontros, como as feiras setoriais, são recorrentes e acontecem todos os anos.
Networking
O turismo de negócios traz grandes oportunidades para empresas. A participação em eventos permite que as organizações ampliem suas redes de relacionamento, alcançando um público consumidor maior, conhecendo novos fornecedores, estabelecendo parcerias, entre outras vantagens propiciadas pelo networking.
Produtividade
A gestão do tempo é outra característica do turismo de negócios. Essas viagens são planejadas de modo a otimizar a agenda do viajante, que geralmente participa de várias atividades curtas, como reuniões, visitas a clientes e fornecedores, além de participar de eventos.
Dessa forma, há um estímulo à produtividade e à eficiência. Pense em uma feira de negócios que acontece durante três dias. Para muitas empresas que estão participando do evento, em apenas três dias é possível conquistar novos clientes e fechar negócios expressivos. Ou seja, é uma ocasião pontual, mas que pode potencializar o faturamento e os resultados corporativos.
Interação com clientes e fornecedores
As viagens são, ainda, uma excelente oportunidade para visitar clientes e fornecedores em outras cidades ou países. É uma forma de estreitar relacionamentos com esses parceiros e conhecer a realidade local. Com isso, as empresas conseguem entender melhor o perfil dos seus públicos e aumentar a sua relevância nesses mercados de atuação.
Satisfação dos colaboradores
O turismo de negócios pode ser uma ótima forma de motivar e satisfazer os colaboradores de uma empresa, uma vez que eles têm a oportunidade de viajar, conhecer novos lugares e participar de eventos interessantes. Os encontros de negócios também favorecem o aperfeiçoamento profissional, por meio de palestras e da troca de experiências com demais participantes.
Desempenho corporativo
O turismo de negócios pode contribuir significativamente para o desenvolvimento empresarial, uma vez que as empresas consegue conhecer novos mercados, tendências e oportunidades de negócios. Também permite ampliar a rede de contatos e estabelecer novas parcerias.
Além de gerar resultados em um curto período, esses eventos estimulam a capacidade de inovação. Isso porque as organizações têm conseguem conferir as perspectivas para seu mercado de atuação, fazer benchmarking e interagir com parceiros estratégicos.
Impacto econômico
Vale a pena destacar que o turismo de negócios gera um alto impacto econômico nas economias locais. Os eventos que atraem participantes movimentam uma cadeia grande de serviços, que abrangem hospedagem, transporte, alimentação e outros recursos durante a estadia na cidade.
Quais são as atividades mais comuns do turismo de negócios?
O turismo de negócios é uma atividade que envolve a organização e participação em eventos corporativos e profissionais. Conheça as principais atividades realizadas!
- Conferências — abrangem eventos em que profissionais e especialistas se reúnem para discutir e apresentar temas relacionados a sua área de atuação;
- Feiras — normalmente, são eventos de setores que permitem às empresas participantes expor seus produtos e serviços aos visitantes.
- Congressos — em geral, são realizados por entidades de classe ou por instituições acadêmicas, visando debater e apresentar questões relevantes da área que representa;
- Palestras — são apresentações conduzidas por profissionais, especialistas ou personalidades sobre um determinado assunto de interesse para o público participante;
- Convenções — neste caso, estamos falando de eventos corporativos promovidos pelas empresas com foco em uma determinada pauta interna. Podem ser muito específicas, como as convenções de vendas ou comemorativas, por exemplo.
Como vimos, o turismo de negócios possui características específicas que precisam ser observadas pelas empresas na gestão das viagens corporativas. Com isso, o planejamento é feito de forma mais eficiente e os resultados são potencializados, contribuindo, inclusive, para melhorar a experiência do colaborador.
Gostou de conhecer mais sobre o mercado de turismo de negócios? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as características do turismo de negócios!