Despesas e Viagens

Turismo corporativo: estratégias e benefícios para o crescimento empresarial

SAP Concur |

Não é uma novidade ver profissionais que se deslocam por motivos de trabalho. Afinal, o turismo corporativo é uma medida capaz de gerar muitas vantagens e elevar o crescimento empresarial a partir da presença.

No entanto, seu sucesso depende de uma boa gestão. Isso abrange desde o planejamento dos processos e das viagens até o acompanhamento de seu desenvolvimento. Ou seja, é preciso dar atenção à forma como ele é desenvolvido.

Confira como fazer isso e muito mais!

O que caracteriza o turismo corporativo?

O turismo corporativo abrange todas as viagens de trabalho em que o funcionário representa a empresa perante o mercado. Esses deslocamentos precisam ter um objetivo claro e diretamente ligado ao negócio. Assim, o colaborador ou o time que está realizando essa atividade está trabalhando. 

Mais que isso, são os interesses da organização que devem permanecer em foco. Portanto, entre os principais motivos que embasam esse tipo de ação está a necessidade de se relacionar com clientes, fornecedores, parceiros ou potenciais consumidores. Dessa maneira, trata-se de marcar presença e se fazer presente para ampliar resultados corporativos.

Já a competitividade cria uma demanda pela busca de conhecimentos. Nesse caso, envolve investir em formações, no acesso a outros atores e na participação em congressos, seminários ou demais reuniões em prol de trocar experiências.

Quais são seus benefícios para as empresas que investem nele?

Quem investe em turismo corporativo tem muito a ganhar. Veja os principais benefícios a seguir! 

Oportunidades criadas a partir do networking

Apesar de não ser algo novo, o networking ainda tem grande impacto no mundo dos negócios. Ele é essencial, por exemplo, para a descoberta de oportunidades e a construção de parcerias de negócios.

Assim, o turismo corporativo, com viagens para eventos, reuniões e cursos, gera situações em que esses vínculos são iniciados. No decorrer da negociação e da colaboração, a tendência é continuar com esses encontros, a fim de alcançar uma maior afinidade.

Outra forma da rede de contatos beneficiar o empreendimento é como fonte de conhecimento. Afinal, desde indicações de soluções até insights de novas ideias e métodos de trabalho podem ser obtidos nessas conversas.

Eliminação de barreiras em parcerias e relacionamentos

O turismo corporativo ainda serve para aprofundar vínculos anteriormente construídos. Por trás desse cenário está algo muito básico: as interações profissionais são antes de mais nada relacionamentos entre pessoas. 

Ou seja, o simples fato de um colaborador se disponibilizar a visitar clientes, fornecedores e outros parceiros já remove barreiras ou resistências, facilitando a continuidade dessas relações comerciais.

Posicionamento e expansão da marca

Basicamente, o turismo corporativo significa presença. Do ponto de vista da imagem empresarial, ela permite que o negócio seja reconhecido como marca. Já enquanto estratégia comercial, é uma posição expansionista.

Por isso, possibilita o crescimento para novos mercados, a descoberta de mais oportunidades e, como efeito, a ampliação dos resultados. Desse modo, o retorno financeiro do investimento ocorrerá.

Desenvolvimento e atualização da equipe

Entre as formas que o turismo corporativo toma, a participação em eventos e formações é uma das mais comuns. Nesse caso, trata-se de uma ferramenta para atualizar a equipe, permitindo desenvolver novas habilidades e conhecer melhores soluções.

O negócio ganha ao ficar alinhado com o que há de mais moderno no mercado, incluindo práticas, meios e recursos. Outra vantagem é o efeito desse investimento no engajamento. Como consequência, os colaboradores aumentam sua produtividade, eficiência e resolutividade. 

Como ele impacta o ambiente de negócios?

Para além dos efeitos na empresa que opta por investir em turismo corporativo, todo o ambiente mercadológico é impactado por essa prática. A começar pela troca de conhecimentos e experiências que essas interações geram, que acabam levando ao desenvolvimento geral.

Por exemplo, esses momentos promovem novas ideias e o surgimento de negócios fundados com base nos relacionamentos construídos. Nesse sentido, a qualificação das ofertas ao público cresce, uma vez que oportunidades de melhorias são percebidas.

Além disso, todo o setor de viagens, hospedagens e eventos empresariais gira com o aumento dessa prática. Não à toa, a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) indica que em agosto de 2023 esse segmento representou R$1,250 bilhão em faturamento.

Quais estratégias utilizar para otimizar a gestão e aumentar seus resultados?

Para tornar o turismo corporativo uma ferramenta que agrega aos resultados empresariais, é preciso otimizar sua gestão. Confira como!

Estabeleça uma política de viagens com regras claras

Estabelecer as bases para que esse tipo de atividade ocorra de forma institucional e profissional evita perdas financeiras, desvios de finalidade ou favorecimentos. Mais que isso, uma boa política serve para orientar tanto a autorização quanto o planejamento e a execução das viagens. Entre os pontos que devem ser definidos, podemos destacar:

  • limites financeiros;
  • procedimentos;
  • motivos para sua realização;
  • medidas de segurança.

Faça um planejamento eficiente de cada viagem

Um planejamento adequado começa pela razão pela qual viajar. Nesse sentido, é preciso que os potenciais ganhos justifiquem o deslocamento. Outro ponto é a escolha das datas e o estabelecimento de um cronograma, para que o tempo seja bem utilizado. 

Por fim, deve-se buscar reduzir desperdícios de recursos, organizando viagens para mais de um destino próximo em uma mesma oportunidade, minimizando os gastos. Todos esses cuidados tendem a tornar cada locomoção mais eficiente.

Use ferramentas para manter o controle de custos

Uma boa política e um planejamento otimizados ajudam a diminuir custos, direcionando os recursos para o que realmente agrega aos resultados. Porém, é o controle efetivo das despesas que permite tirar o máximo do turismo corporativo. 

Para tanto, o apoio de ferramentas digitais que automatizam, registram e acompanham os processos facilita o monitoramento das informações, reduzindo o risco de fraudes ou erros enquanto aumenta a acuidade dos dados.

O turismo corporativo é uma forma de as empresas se aproximarem do mercado, tanto cultivando relações quanto atualizando a equipe. De um modo ou de outro, o negócio usa a presença como fonte de diferencial, ampliando seus resultados a partir de momentos de interação. Dessa maneira, consegue se tornar mais eficiente e envolvido.

Gostou deste conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e não perca o que publicamos por lá!

Despesas e Viagens
Veja quais as tendências de viagens corporativas para 2023 e se planeje para o novo ano.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Confira o que faz um gestor de viagens corporativas e quais são os principais desafios que esse profissional pode enfrentar durante o dia a dia em uma empresa.
Continue lendo
Despesas e Viagens
A mobilidade corporativa é uma tendência que está tomando conta de diversas empresas no Brasil e no mundo. Confira tudo sobre o assunto em nosso blog.
Continue lendo