Crescimento e Otimização
Tomada de decisão empresarial: conheça exemplos
Uma rotina de mercado de trabalho envolve a tomada de decisão empresarial diariamente. Ela impacta nos futuros investimentos, no andamento dos processos, no planejamento, e em tudo que se relaciona com a vida da organização. Portanto, por mais complexas que seja definir alguns parâmetros dos negócios, essa prática é essencial para que estratégias sejam decididas, gastos diminuídos, operações simplificadas, e muito mais.
Gestores que focam em assertividade sabem que o emocional precisa ser controlado na hora das resoluções, principalmente porque a razão controla com exatidão quais as consequências de seguir os caminhos apresentados.
Em cada desafio ou oportunidade deve-se levar em consideração os pontos fortes e fracos, bem como os problemas que podem surgir e suas soluções. É importante compreender que ouvir colaboradores ajuda a fundamentar a tomada de decisão empresarial de forma que novas visões complementam as alternativas possíveis para alcançar os objetivos e os profissionais de toda a empresa podem contribuir com diversas experiências e vivências.
No blog de hoje, conheça exemplos de tomada de decisão empresarial.
Veja mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?
Como é feito o processo de tomada de decisão empresarial?
A tomada de decisão empresarial é feita por um grupo de profissionais que desempenham um papel decisório na instituição. Geralmente, uma cúpula escolhida é responsável por gerir o funcionamento do negócio e, por isso, seguem algumas etapas antes de decidirem:
1- Definir o problema
Levando em consideração que é um obstáculo ou uma nova oportunidade que gera a tomada de decisão empresarial, defini-lo e identificá-lo é o primeiro passo. A partir disso que começa a situação para estruturar a trajetória futura.
2- Coletar informações
Sem uma boa análise de dados, não há embasamento para decidir os próximos passos. Portanto, é preciso coletar informações pertinentes para adquirir conhecimento e fundamentar os possíveis argumentos.
3- Analisar alternativas
Conforme as informações vão chegando, alternativas vão aparecendo como respostas para os problemas encontrados. Em cada solução, considere os custos e os benefícios. Fazer uma lista pode ajudar na hora de contabilizar quais são os prós e os contras desse caminho.
4- Planejar e executar
Depois de solucionar qual é a melhor saída, é preciso realizar o planejamento, detalhando, assim, todas as maneiras encontradas para chegar a tal objetivo. A implementação da opção escolhida deve ser feita com calma, respeitando todas as etapas do processo.
5- Monitorar resultados
A implementação não é o último passo. Após essa etapa, o acompanhamento se faz fundamental para que os resultados sejam alcançados e as adequações necessárias sejam feitas de acordo com o tempo.
Saiba mais: Aprenda a criar estratégias empresariais com análise de dados
Conheça exemplos de tomada de decisão empresarial
O momento de tomar uma decisão na empresa é sempre complexo e exige boas análises para não prejudicar o sucesso da instituição. Por isso, separamos 9 exemplos nos quais o processo de escolher qual o melhor caminho a ser seguido se torna crucial.
Contratações e demissões
O primeiro exemplo é o mais comum: a contratação ou a demissão de um colaborador. Tanto um como outro exige que a tomada de decisão empresarial seja coerente com os princípios estabelecidos pelo planejamento. Na hora de somar ao time, uma análise dos perfil dos candidatos contribuem para que a seleção seja de acordo com a função, experiência necessária e cultura organizacional da empresa. Na hora de demitir, é preciso compreender quais aspectos fizeram o colaborador não corresponder às expectativas naquele determinado momento.
Gastos corporativos
No que compreende aos gastos corporativos, eles envolvem o gerenciamento eficiente da parte contábil e controle de custos visando maior economia. As decisões desse exemplo são relacionadas a: troca de fornecedor, redução de gastos com materiais como papel, economia de tempo dos processos operacionais, entre outros.
Marketing
O marketing digital entra como tomada de decisão empresarial para alavancar a potência de reconhecimento de marca e também de vendas, visto que as redes sociais e os anúncios são soluções para quem deseja que a organização tome proporções maiores. É preciso contratar especialistas no assunto para que eles avaliem qual a melhor campanha para as necessidades atuais da instituição.
Investimentos
Seja em tecnologia, ou em outras áreas, os investimentos impactam diretamente o fluxo de caixa da empresa. Principalmente porque, caso não dê o retorno esperado, é preciso ter um financeiro organizado para lidar com as novas oportunidades. Muitas vezes, a má gestão de gastos é o resultado do fato de a TI e as finanças não estarem alinhadas. Descubra os benefícios de uma tecnologia integrada como a da SAP concur para os profissionais de TI e finanças, unificando departamentos e automatizando a gestão de gastos para transformar suas organizações.
Ao tomar decisões a respeito de crescimento, priorizar o fluxo de caixa pode levar a maior visibilidade, agilidade, melhor controle de custos e melhores resultados comerciais. Ao automatizar e integrar despesas, sua empresa pode:
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Cortar custos, economizar tempo e tomar decisões inteligentes
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Parar de usar recibos e faturas em papel
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Manter os funcionários satisfeitos com ferramentas fáceis de usar
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Concentrar-se mais na estratégia e não nas tarefas diárias
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Monitorar despesas pelo celular
Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas
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