Crescimento e Otimização

Tomada de decisão empresarial: conheça exemplos

SAP Concur |

Uma rotina de mercado de trabalho envolve a tomada de decisão empresarial diariamente. Ela impacta nos futuros investimentos, no andamento dos processos, no planejamento, e em tudo que se relaciona com a vida da organização. Portanto, por mais complexas que seja definir alguns parâmetros dos negócios, essa prática é essencial para que estratégias sejam decididas, gastos diminuídos, operações simplificadas, e muito mais.

Gestores que focam em assertividade sabem que o emocional precisa ser controlado na hora das resoluções, principalmente porque a razão controla com exatidão quais as consequências de seguir os caminhos apresentados.

Em cada desafio ou oportunidade deve-se levar em consideração os pontos fortes e fracos, bem como os problemas que podem surgir e suas soluções. É importante compreender que ouvir colaboradores ajuda a fundamentar a tomada de decisão empresarial de forma que novas visões complementam as alternativas possíveis para alcançar os objetivos e os profissionais de toda a empresa podem contribuir com diversas experiências e vivências.

No blog de hoje, conheça exemplos de tomada de decisão empresarial.

Veja mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?

Como é feito o processo de tomada de decisão empresarial?

A tomada de decisão empresarial é feita por um grupo de profissionais que desempenham um papel decisório na instituição. Geralmente, uma cúpula escolhida é responsável por gerir o funcionamento do negócio e, por isso, seguem algumas etapas antes de decidirem:

1- Definir o problema

Levando em consideração que é um obstáculo ou uma nova oportunidade que gera a tomada de decisão empresarial, defini-lo e identificá-lo é o primeiro passo. A partir disso que começa a situação para estruturar a trajetória futura.

2- Coletar informações

Sem uma boa análise de dados, não há embasamento para decidir os próximos passos. Portanto, é preciso coletar informações pertinentes para adquirir conhecimento e fundamentar os possíveis argumentos.

3- Analisar alternativas

Conforme as informações vão chegando, alternativas vão aparecendo como respostas para os problemas encontrados. Em cada solução, considere os custos e os benefícios. Fazer uma lista pode ajudar na hora de contabilizar quais são os prós e os contras desse caminho.

4- Planejar e executar

Depois de solucionar qual é a melhor saída, é preciso realizar o planejamento, detalhando, assim, todas as maneiras encontradas para chegar a tal objetivo. A implementação da opção escolhida deve ser feita com calma, respeitando todas as etapas do processo.

5- Monitorar resultados

A implementação não é o último passo. Após essa etapa, o acompanhamento se faz fundamental para que os resultados sejam alcançados e as adequações necessárias sejam feitas de acordo com o tempo.

Saiba mais: Aprenda a criar estratégias empresariais com análise de dados

Conheça exemplos de tomada de decisão empresarial

O momento de tomar uma decisão na empresa é sempre complexo e exige boas análises para não prejudicar o sucesso da instituição. Por isso, separamos 9 exemplos nos quais o processo de escolher qual o melhor caminho a ser seguido se torna crucial.

Contratações e demissões

O primeiro exemplo é o mais comum: a contratação ou a demissão de um colaborador. Tanto um como outro exige que a tomada de decisão empresarial seja coerente com os princípios estabelecidos pelo planejamento. Na hora de somar ao time, uma análise dos perfil dos candidatos contribuem para que a seleção seja de acordo com a função, experiência necessária e cultura organizacional da empresa. Na hora de demitir, é preciso compreender quais aspectos fizeram o colaborador não corresponder às expectativas naquele determinado momento.

Gastos corporativos

No que compreende aos gastos corporativos, eles envolvem o gerenciamento eficiente da parte contábil e controle de custos visando maior economia. As decisões desse exemplo são relacionadas a: troca de fornecedor, redução de gastos com materiais como papel, economia de tempo dos processos operacionais, entre outros.

Marketing

O marketing digital entra como tomada de decisão empresarial para alavancar a potência de reconhecimento de marca e também de vendas, visto que as redes sociais e os anúncios são soluções para quem deseja que a organização tome proporções maiores. É preciso contratar especialistas no assunto para que eles avaliem qual a melhor campanha para as necessidades atuais da instituição.

Investimentos

Seja em tecnologia, ou em outras áreas, os investimentos impactam diretamente o fluxo de caixa da empresa. Principalmente porque, caso não dê o retorno esperado, é preciso ter um financeiro organizado para lidar com as novas oportunidades. Muitas vezes, a má gestão de gastos é o resultado do fato de a TI e as finanças não estarem alinhadas. Descubra os benefícios de uma tecnologia integrada como a da SAP concur para os profissionais de TI e finanças, unificando departamentos e automatizando a gestão de gastos para transformar suas organizações.

Ao tomar decisões a respeito de crescimento, priorizar o fluxo de caixa pode levar a maior visibilidade, agilidade, melhor controle de custos e melhores resultados comerciais. Ao automatizar e integrar despesas, sua empresa pode:

  • Cortar custos, economizar tempo e tomar decisões inteligentes

  • Parar de usar recibos e faturas em papel

  • Manter os funcionários satisfeitos com ferramentas fáceis de usar

  • Concentrar-se mais na estratégia e não nas tarefas diárias

  • Monitorar despesas pelo celular

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

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Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

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O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

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  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

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