Controle de Custos Corporativos
Saiba o que é taxa fee e por que as agências fazem essa cobrança
Fazer uma boa gestão financeira relacionada às viagens corporativas é fundamental para manter a saúde do negócio e as operações em dia. Nesse sentido, é necessário conhecer as cobranças que existem para mensurar adequadamente as despesas. Entre as mais comuns, está a taxa fee.
Ela pode ser cobrada de diferentes maneiras e por diversos motivos. Entender mais sobre essa cobrança é fundamental para otimizar a política de viagens corporativas e garantir máxima eficiência.
É sobre esses aspectos que trataremos neste artigo. A seguir, entenda melhor o conceito de taxa fee, seus tipos, e por que as agências fazem essa cobrança. Confira!
O que é taxa fee?
A taxa fee é um valor extra que o cliente paga à agência de viagens em troca dos serviços e assistência fornecidos no processo de planejamento e reserva de viagens. Nesse sentido, se a sua empresa opta por contar com o serviço de uma agência, pode ter um aumento em seus custos.
O fee pode variar de uma agência para outra e dependerá dos serviços específicos oferecidos. Algumas delas cobram uma taxa fixa por transação ou por tipo de serviço, enquanto outras calculam o fee como uma porcentagem do custo total da viagem.
A ideia é que, a partir dessa cobrança, a agência consiga oferecer um serviço de qualidade mais elevado e manter as operações funcionando de maneira adequada. É importante ter em mente sobre esse tipo de pagamento para melhorar a gestão de custos nas viagens corporativas.
Quais os tipos de taxa fee?
Agora que você já entendeu melhor o conceito de taxa fee, é hora de descobrir de quais formas essa cobrança é realizada na prática. Confira, a seguir, os principais tipos existentes no mercado.
Fee mensal
O primeiro tipo de taxa fee que apresentaremos é o mensal. Ele é cobrado de maneira regular, mensalmente, e visa oferecer aos clientes das agências um acesso contínuo aos serviços oferecidos.
Pode ser uma opção interessante para empresas que realizam viagens com muita frequência e querem oferecer uma boa experiência aos funcionários e, ainda assim, contar com uma maneira de reduzir custos.
Nesse sentido, é possível negociar um valor adequado para contar com benefícios como ofertas exclusivas, suporte contínuo e outros serviços que melhorem o planejamento e a experiência nas viagens.
Fee por transação
Essa é a modalidade de fee mais comum existente no mercado. Nela, os clientes pagam uma taxa para cada transação realizada, como a reserva de passagens aéreas, hotéis ou pacotes turísticos.
Vale mencionar que os valores pagos são variáveis e dependem da quantidade de negociações feitas em um determinado período. Desse modo, cada uma das transações que a empresa fizer com a agência de viagem terá o seu próprio fee.
Fee fixo
No fee fixo, é realizado um único pagamento que servirá para cobrir todas as despesas existentes na viagem, diretas ou indiretas. Nesse sentido, é possível negociar com o fornecedor para conseguir um valor justo, que atenda as necessidades da empresa.
Além disso, é preciso combinar quais serão os serviços oferecidos. A partir dessa fase, a agência faz a criação de um itinerário personalizado para atender as necessidades do seu negócio e garantir o sucesso das viagens corporativas.
Fee por gestão
Mais uma possibilidade de fee que pode ser cobrada por agências de viagem é a modalidade “por gestão”. O objetivo aqui é que a empresa contratada faça o gerenciamento contínuo dos serviços de viagens utilizados pelo seu negócio.
Para isso, realiza a cobrança da fee por gestão para garantir o suporte e soluções adequadas, conforme a necessidade da sua empresa. Apesar de ser mais uma possibilidade, é menos comum encontrar cobrança da fee por gestão.
Fee por sucesso
Por fim, vale mencionar a cobrança de fee por sucesso. Nessa situação, as agências de viagem objetivam otimizar os custos na hora de garantir uma série de métricas definidas em contrato.
Ou seja, elas precisam oferecer um serviço de qualidade acordado entre as partes. A partir de indicadores, torna-se possível mensurar se serão efetuados os pagamentos da fee, ou apenas os valores referentes aos serviços.
Desse modo, é possível ocorrer o pagamento em 2 etapas: a primeira cobrindo os custos diretos e indiretos da agência e a segunda, quando alcançados os indicadores, referente ao fee combinado em contrato.
Por que as agências fazem essa cobrança?
Para avaliar a importância da contratação desse tipo de serviço, vale a pena entender por que as agências realizam a cobrança da taxa fee. Siga com a leitura e confira quais fatores podem influenciar a solicitação desse valor.
Aumentar a margem de lucro
Esse tipo de cobrança é realizada pelas agências a fim de manter as margens de lucro, especialmente por conta da redução de comissionamento dessas empresas pelos seus fornecedores. Além disso, a redução dos incentivos pagos pelas companhias aéreas também impulsionam essa cobrança.
Oferecer maior qualidade dos serviços
Esse valor também garante a oferta de maior qualidade na prestação de serviços da agência para sua empresa. Com isso, você dispõe de maior funcionalidade e eficiência no atendimento, além de contar com a orientação de especialistas na realização de suas viagens.
Cobrar pela expertise sobre o mercado de viagens
As agências de viagem contam com conhecimentos especializados, além de informações privilegiadas sobre destinos, companhias aéreas, hotéis e transportes utilizados no traslado. Essa experiência pode proporcionar redução de custos, maior conforto no deslocamento e melhores escolhas durante a viagem.
Disponibilizar melhores condições nas negociações
Por fim, outro motivo pelo qual as agências fazem esse tipo de cobrança é visando disponibilizar condições especiais aos clientes conforme o plano contratado. Por exemplo, a partir da fee, a agência consegue encontrar tarifas e pacotes exclusivos a fim de recompensar o maior investimento.
Ao saber o que é a taxa fee e como é cobrada, você consegue melhorar a gestão de custos das viagens corporativas, pois entende qual das opções de pagamento mais se adequa às necessidades da sua empresa. Além disso, é importante contar com um software para mensurar os resultados obtidos por meio das viagens corporativas, visando identificar pontos de melhorias.
Gostou deste texto e quer ver mais conteúdos como este? Então, siga nossas páginas no Facebook, X, LinkedIn e YouTube e fique de olho nas novidades!