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Qual a importância do compliance e como montar sua equipe?

SAP Concur |

Não é segredo dizer que as empresas estão cada vez mais focadas nas práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Governança Social, Ambiental e Corporativa, na tradução). Por essa razão, muitos negócios têm investido no desenvolvimento de uma boa equipe de compliance.

Nesse sentido, existem vários aspectos que devem ser considerados para encontrar os colaboradores ideais para esse time, com habilidades socioemocionais até aptidão para usar softwares que ajudem na implementação de maior governança na empresa.

Se deseja saber mais sobre quais devem ser os fatores para montar sua equipe de compliance, continue a leitura!

O que é compliance?

O compliance pode ser definido como um conjunto de iniciativas que garantem o cumprimento de obrigações legais da empresa, assim como as diretrizes éticas e políticas internas

Ele cumpre um papel crucial na sustentabilidade dos negócios e pode trazer diversos benefícios para a companhia. Porém, para dar os resultados esperados, é importante constituir uma boa equipe, com colaboradores que contem com as habilidades adequadas para o bom andamento do compliance.

Além disso, contar com soluções tecnológicas que auxiliem os trabalhos da equipe também pode ser relevante. Desse modo, é possível aproveitar os diversos benefícios desse conceito e assegurar a melhora da imagem no mercado.

Quais são os benefícios do compliance?

Agora que você já sabe o que é compliance, que tal entender quais são os benefícios que pode gerar? Existem várias vantagens de implementar esse processo na empresa, como:

  • transparência na operação;
  • integridade nas transações comerciais;
  • facilidade na identificação de fraudes ou vulnerabilidades;
  • redução de riscos de problemas jurídicos, fiscais e financeiros;
  • aumento da segurança e proteção de dados.

Embora seja um processo fundamental, muitas instituições ainda têm dificuldades em implementá-lo.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da KPMG, apenas 60% das empresas respondentes têm regulações estabelecidas e monitoradas. Isso pode representar uma boa oportunidade para se diferenciar da concorrência e ter sucesso no mercado de atuação.

Você pode se interessar: Gestão de riscos financeiros: importância e como identificar vulnerabilidades?

Como uma equipe de compliance é composta?

Em geral, uma equipe de compliance é composta por um profissional responsável pelo supervisionamento e cumprimento das regras que foram estabelecidas. Além disso, podem existir profissionais que auxiliem as atividades, como membros da área jurídica, de análise de risco, auditoria interna, segurança da informação, recursos humanos e finanças.

Ainda quando falamos a respeito da equipe de compliance, as organizações se mostram um pouco mais preparadas, porém, ainda deficientes. Diante disso, organizações que desejam atingir um bom nível de governança precisam eliminar essas pendências e montar uma equipe de compliance robusta e preparada.

Em geral, os colaboradores que estão nessa área têm funções de garantir que os colegas cumpram as regras estabelecidas e mantenham a empresa com uma boa imagem no mercado. Além disso, é importante dar ciência a todos os indivíduos sobre quais são as boas práticas que devem adotar.

Qual o papel da equipe de compliance na empresa?

A criação de uma equipe de compliance permite que a empresa garanta o cumprimento das leis, regulamentos e demais padrões de conduta éticas que são aplicáveis ao dia a dia da corporação.

Além disso, esses profissionais são responsáveis pela prevenção de erros que possam levar a penalidade, multas, sanções e demais prejuízos à organização. Por fim, essa equipe também contribui para manter a confiança dos clientes, investidores, parceiros, colaboradores e demais indivíduos ligados a sua empresa.

Como montar uma equipe de compliance?

Existem diversas boas práticas que podem ajudar na hora de estabelecer a equipe de compliance da empresa. Para você entender quais são elas, apresentamos várias logo abaixo. Portanto, siga a leitura e confira!

Analisar riscos e definir uma política de compliance

O primeiro passo é compreender quais são as principais vulnerabilidades às quais sua empresa está exposta. Esses riscos são variados em cada tipo de negócio, porque determinadas organizações estão mais ou menos propensas a cometerem alguns erros.

Ao entender esses riscos, é preciso definir uma política interna, com diretrizes éticas e legais que a empresa seguirá. Nesse cenário, é fundamental estimular iniciativas paliativas, caso alguma regra seja quebrada, de modo a mitigar impactos.

Melhore a comunicação interna

Com uma política de compliance em mãos, é momento de investir em medidas para melhorar a comunicação interna. Ela é fundamental para que todos conheçam as regras e, com isso, possam cumpri-las.

Embora a equipe de compliance seja responsável pela implementação e monitoramento das iniciativas de conformidade, todos da empresa devem estar cientes das regras internas e precisam prezar pela transparência e integridade nas operações. 

Para tal, a comunicação interna cumpre um papel fundamental e facilita o compartilhamento de informações, alinhamento de diferentes departamentos, clareza nos fluxos da organização e rápido esclarecimento de dúvidas.

Estruture os cargos

Em seguida, é preciso definir como a sua equipe de compliance será estruturada. Geralmente, as empresas elegem um CCO (Chief Compliance Officer ou Diretor de Compliance), porém, muitas vezes, os CIO e CFO estão envolvidos nessas estratégias. 

Além disso, dependendo do porte e tipo do negócio, pode ser necessário ter assistentes e analistas, assim como outros gestores, como gerentes e coordenadores. Portanto, investigue quais são as necessidades do seu negócio.

Nesse momento, é válido também alinhar quais serão as habilidades necessárias do seu time de compliance. De modo geral, esses colaboradores já precisam possuir algumas soft skills (habilidades socioemocionais), como: 

  • capacidade analítica; 
  • integridade;
  • pensamento crítico;
  • bom relacionamento;
  • proatividade.

Avalie os colaboradores para entender quais são os mais apropriados para fazer parte da equipe de compliance a partir dessas habilidades.

Invista em treinamentos

A área de compliance é um organismo vivo. Isso significa que precisa se adaptar constantemente às mudanças do mercado, legislações e, até mesmo, posicionamentos da própria empresa.

Por essa razão, a organização deve valorizar as iniciativas de capacitação, investindo em treinamentos para maximizar a performance da equipe e melhorar continuamente a operação.

Além disso, vale ter atenção às principais tendências da área para oferecer aos colaboradores a preparação adequada a fim de que implementem as novidades no negócio. Assim, você mantém sua equipe atuante e garante ótimo desempenho do programa de compliance no negócio.

Conte com a tecnologia

Além de uma equipe de compliance preparada e processos alinhados, é fundamental dispor de tecnologias inovadoras, que permitam não somente um gerenciamento transparente da operação, mas também o monitoramento dos resultados.

Com as ferramentas certas, qualquer iniciativa que não esteja em conformidade com as políticas da empresa e diretrizes legais é facilmente identificada e dizimada, minimizando quaisquer riscos para a sustentação dos seus negócios.

Veja também: Como a SAP Concur garante o compliance financeiro na sua empresa

Como o SAP Concur Expense pode ajudar?

A tecnologia representa uma importante aliada na implementação do compliance na empresa. Nesse sentido, o SAP Concur Expense pode ajudar a sua equipe a atingir melhores resultados em governança e conformidade. Consistindo em um sistema de gestão de despesas, o SAP Concur Expense permite o gerenciamento de todos os gastos e reembolsos do time de maneira simples, intuitiva e ágil.

A plataforma simplifica o envio de comprovantes de despesas, elaboração de relatórios e auditoria de todas as solicitações de reembolsos, minimizando riscos de fraudes e erros. Com isso, as organizações conseguem atingir altos níveis de governança e conformidade, garantindo saúde financeira e sustentabilidade.

Entendeu quais são as melhores práticas para montar a sua equipe de compliance? Ao adotar nossas dicas, é possível obter sucesso e se diferenciar da concorrência. Além disso, lembre-se de utilizar boas ferramentas tecnológicas com o intuito de assegurar desempenho ainda melhor com o programa de compliance.

Quer aprender mais sobre esse tema? Então continue com sua visita ao blog e confira o que é o risco de compliance e como lidar com ele na prática!

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