Controle de Custos Corporativos
Quais os principais indicadores da estrutura de capital?
Ao longo da evolução do mercado financeiro, os indicadores da estrutura de capital foram se tornando um assunto mais corriqueiro no ambiente corporativo, principalmente nos balanços mensais ou trimestrais. Dentro de uma organização de finanças, temos a subdivisão chamada estrutura de capital, que abrange somente recursos de longo prazo.
No blog de hoje, falaremos sobre o que são os indicadores da estrutura de capital, bem como sua importância e suas principais referências. Confira!
Veja mais: Como a governança corporativa deixa a prestação de contas otimizada?
O que são indicadores da estrutura de capital?
Para poder entender o que são os indicadores da estrutura de capital, é preciso saber, primeiro, o que é a estrutura de capital. Como falamos anteriormente, a estrutura de capital se relaciona com o custo de seu capital e com o seu valor, juntamente com a combinação de recursos que faz a empresa existir. Esse conceito, quando interno, se baseia no valor que cada um dos sócios vai investir para abrir o negócio. Quando externo, é a quantia arrecadada de empréstimos ou financiamentos.
Já os indicadores da estrutura de capital são métricas que investidores usam para a avaliação da situação financeira, ou seja, para compreender se aquele é o melhor momento para investir em tal instituição, pois dependendo do grau da estrutura de capital, a empresa se torna muito dependente de fontes internas ou externas para sobreviver.
Leia também: Como escolher um software de gestão financeira?
Quais os principais indicadores da estrutura de capital?
Existem dois indicadores da estrutura de capital mais conhecidos: a participação no capital de terceiros e o endividamento. São cálculos simples que auxiliam na análise do valor da empresa e na tomada de decisão por parte dos investidores.
A participação no capital de terceiros é um dos indicadores da estrutura de capital que mostra a dependência da empresa em relação aos seus credores. O endividamento permite enxergar como está a dívida em relação ao patrimônio líquido. Um planejamento financeiro eficiente juntamente com a gestão do fluxo de caixa permite que os indicadores da estrutura do capital sejam controlados tranquilamente, mantendo a saúde financeira da organização.
Veja mais: Plano de gestão de crises: como criar um em 6 passos simples
Conheça o SAP Concur Travel & Expense!
O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:
-
Registro completo das viagens, roteiros e gastos;
-
Painel consolidado com dados atualizados da viagem;
-
Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
-
Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
-
Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
-
Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
-
Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
-
Permite a escolha de viagens sustentáveis;
-
Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
-
Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
-
Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.
Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!