Despesas e Viagens
Quais as taxas aeroportuárias e como afetam as viagens corporativas?
As tarifas aeroportuárias consistem em valores pagos aos operadores de aeródromos para utilizarem os equipamentos, as instalações e outros serviços oferecidos pela infraestrutura aeroportuária. Todo o processo é regulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
É preciso ressaltar que as taxas passam por reajustes periódicos, e elas não se restringem apenas a viagens corporativas ou a lazer, uma vez que os valores estão inseridos nas passagens áreas.
Caso você utilize um sistema de gestão de viagem, saiba que as tarifas são inseridas na cotação de passagens. Dessa forma, é válido conhecê-las para que você saiba quais taxas devem ser pagas no momento de realizar uma viagem.
Continue a leitura e saiba quais são as taxas aeroportuárias e como elas afetam as viagens corporativas!
Quais são as taxas aeroportuárias?
As companhias aéreas e os passageiros devem pagar algumas taxas ao decidir viajar, sendo que elas são essenciais para o pleno funcionamento dos aeroportos do país. Os valores são destinados às melhorias dos espaços e à segurança dos colaboradores. Confira a seguir quais são elas e veja quais devem ser pagas!
Tarifa de embarque
A tarifa de embarque independe da origem, do destino e do tipo de voo. Ela é cobrada em todos os voos do mundo. Toda pessoa que compra uma passagem de avião precisa pagar a taxa de embarque, e sua cobrança é feita apenas uma vez. Se o passageiro não embarcar, ele pode solicitar o reembolso.
A cobrança da taxa é realizada de maneira automática e depende do aeroporto que você escolher. O dinheiro é destinado à manutenção do local, como salas de embarque, lojas, cafés, escadas rolantes, manutenção do ar-condicionado, banheiros, saguões, entre outros ambientes.
Normalmente, a taxa é direcionada a uma empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, a Infraero, uma vez que ela é a responsável pela administração e manutenção da maioria dos aeroportos brasileiros.
O valor é estabelecido pela ANAC. A agência divide os aeroportos do país em categorias, que variam de acordo com a sua dimensão e o número de voos realizados por eles. Cada categoria apresenta um determinado teto, que deve ser respeitado.
Tarifa de pouso
A tarifa de pouso serve para pagar os equipamentos, serviços, instalações e facilidades decorrentes das operações de pouso, sendo que inclui os serviços de iluminação do local, de barreiras, a sinalização, o sistema de controle e a ajuda especializada.
A tarifa precisa ser paga pelo dono da aeronave, e seu valor passa por alterações, uma vez que varia de acordo com a natureza do voo.
Tarifa de conexão
A tarifa de conexão deve ser paga pela companhia aérea. Ela é cobrada quando um passageiro precisa desembarcar em um aeroporto intermediário para reembarcar, seja no mesmo avião, em um voo de mesma natureza ou no mesmo aeroporto.
A tarifa deve ser paga mesmo que aconteça a mudança da companhia aérea. Dessa forma, caso o cliente precise realizar uma conexão para continuar sua viagem, a empresa contratada por ele deve arcar com o pagamento da tarifa.
Tarifa de permanência
A tarifa de permanência também deve ser paga pelo dono da aeronave, e seu valor pode mudar conforme a natureza do voo, isto é, se é internacional ou doméstico. Saiba que o valor unitário serve para pagar os equipamentos, instalações, serviços e facilidades decorrentes da permanência do avião no local de manobra e na área de estadia do aeroporto.
O pagamento da tarifa é primordial, pois o valor é destinado a melhorias para o local e, assim, é possível garantir mais segurança para os passageiros e os colaboradores. O não pagamento pode acarretar sanções, por isso a empresa deve ficar atenta.
Tarifa de armazenagem e de capatazia
A tarifa de armazenagem deve ser paga para remunerar os serviços relacionados ao processo de armazenagem, de controle dos produtos e mercadorias nos armazéns de carga aérea do aeroporto e de guarda.
Já a tarifa de capatazia incide nos serviços associados à manutenção e ao manuseio das mercadorias presentes nos depósitos. Saiba que a taxa deve ser paga tanto na exportação quanto na importação.
Como as tarifas interferem nas viagens corporativas?
Primeiramente, é necessário destacar que as viagens corporativas consistem em viagens feitas pelos colaboradores de uma instituição, em nome da empresa. Muitas organizações precisam ir até seus potenciais clientes para comercializar seus produtos ou serviços, e a função é delegada a um funcionário que conhece a marca e que é capaz de fazer o trabalho bem-feito.
Dessa forma, existe uma preocupação com as taxas aeroportuárias, visto que as passagens podem ficar mais caras. Sendo assim, as tarifas mencionadas não são destinadas apenas a viagens corporativas ou de lazer, uma vez que os valores já estão inseridos nas passagens. Os gestores de viagem não precisam se preocupar, pois nenhuma taxa além das abordadas será adicionada em viagens empresariais.
Ao adquirir uma passagem, as taxas já estarão inseridas. Em caso de dúvida, é válido entrar em contato com as companhias aéreas, para que você esteja ciente dos pagamentos das tarifas e, assim, evite maiores contratempos e surpresas durante o processo.
Qual a importância de contar com uma boa companhia aérea?
Para que não existam contratempos durante as viagens corporativas, é fundamental contar com uma companhia aérea de confiança e que oferecerá o melhor serviço. Assim, você poderá usufruir de tarifas promocionais, excelentes pacotes de viagem, agilidade no atendimento e programa de fidelização.
Dessa forma, conseguirá bons descontos nas viagens corporativas e poderá atuar de maneira competitiva. Além do mais, uma empresa de confiança e com boa reputação no mercado cobra apenas aquilo que deve ser pago pelo passageiro, ou seja, sem taxas abusivas.
Portanto, é fundamental conhecer as tarifas aeroportuárias para você realizar o pagamento correto. Elas são essenciais para que os voos ocorram com qualidade e segurança. Ao contar com uma boa companhia aérea, as viagens corporativas acontecem da melhor forma, e os colaboradores exercem seu cargo com excelência. Dessa forma, o gestor deve analisá-las com cuidado e atenção.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais novidades!