Crescimento e Otimização
Passo a passo para se tornar uma empresa inteligente
Atualmente, cerca de 89% dos executivos de empresas acreditam que a implementação de tecnologias avançadas é fundamental para a construção da resiliência no negócio, segundo pesquisa da SAP Concur com o The Economist Group.
Além disso, quase 90% consideram que adotar novas ferramentas é uma maneira de aumentar a velocidade e flexibilidade na gestão financeira, seja em faturamento de despesas ou viagens corporativas. Diante desse cenário, podemos perceber que a maioria dos gestores tem ideia sobre o que é uma empresa inteligente e a importância da adoção de ferramentas tecnológicas para incorporar essa cultura nos negócios.
Afinal de contas, uma empresa inteligente é capaz de promover uma gestão eficiente e garantir o crescimento do negócio, além de expressar uma percepção positiva de liderança no mercado, já que tanto os colaboradores quanto os clientes são engajados nos propósitos do empreendimento.
Como resultados, as Empresas Inteligentes têm maiores probabilidades de alcançar objetivos, automatizar processos, capacitar funcionários e, é claro, melhorar a experiência dos clientes.
Com isso, é possível perceber a importância que as empresas inteligentes possuem e quais as vantagens da implementação dessas novas tecnologias. Neste artigo, iremos falar detalhadamente sobre o que é uma empresa inteligente, como a tecnologia pode auxiliar sua empresa e como fazer a implementação na sua empresa.
O que é empresa inteligente?
Antes de nos aprofundar no assunto, vamos entender mais claramente o que é uma empresa inteligente. De maneira geral, trata-se de uma organização que utiliza os avanços tecnológicos a seu favor, buscando alcançar os melhores resultados, por meio das experiências mais satisfatórias.
Ou seja, uma empresa inteligente é aquela que consegue usar as tecnologias inovadoras para contornar desafios do dia a dia.
As empresas inteligentes são compostas por três pilares: a visibilidade, o foco e a agilidade. A visibilidade é utilizada para identificar padrões, prever demandas, encontrar oportunidades e entender a realidade da sua organização.
Já o foco, é usado para entender onde devem ser alocados os recursos e onde eles podem causar mais impactos positivos na sua empresa, melhorando o fluxo de receita e de crescimento. Por fim, a agilidade é considerada para adaptar e responder de maneira efetiva a todas as mudanças e desafios que aparecem no dia a dia.
Saiba mais: Qual o conceito de Business Agility e quais seus princípios?
Como a tecnologia auxilia nas empresas
Saber o que é uma empresa inteligente é compreender que o conceito vai muito além da tecnologia. É preciso incluir um grupo de mudanças comportamentais, habilidades e inovações na cultura organizacional, que irão influenciar positivamente em vários aspectos, incluindo a liderança.
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Nesse sentido, ao aplicar ferramentas tecnológicas com líderes e gestores, percebe-se um ganho positivo, visto que é possível:
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Desenvolver uma mentalidade de aprendizagem fluida;
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Abraçar novos sistemas, que aproximam a empresa do sucesso;
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Ter insights mais assertivos sobre a capacidade do negócio;
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Transformar o gerenciamento de processos em algo automatizado.
Por esse motivo, se a sua intenção é ter uma empresa inteligente, vale a pena conhecer as inovações tecnológicas centradas em uma transformação ampla, que não apenas usa os recursos técnicos, mas também promove uma nova mentalidade organizacional.
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Como se tornar uma empresa inteligente em apenas 4 passos
Agora que você já está familiarizado com o que é uma empresa inteligente e como a tecnologia pode influenciar sua empresa a melhorar e alcançar seus objetivos, vamos entender como tornar sua empresa em apenas 4 passos.
Não foque apenas em TI
Primeiro, é importante lembrar que não é apenas a área de tecnologia da informação que necessita de atenção. A área de TI é de extrema importância, mas não deve ser o único foco para a transformação digital.
Sendo assim, outras condições também devem ser avaliadas e consideradas, por exemplo, a mudança de cultura organizacional. Ou seja, torna-se necessário que todas as estruturas que compõem a empresa estejam preparadas para mudar e se adaptar às novas configurações.
Insira os colaboradores na participação
Além disso, o projeto de implementação do novo sistema de gestão deve contar com a participação de líderes e colaboradores que tenham influência sobre os demais funcionários.
Assim, será criada uma rede orgânica de compartilhamento e conscientização sobre a importância das mudanças implementadas na organização.
Esse tipo de estratégia é fundamental para acessar positivamente perfis mais conservadores, que podem apresentar maior resistência à utilização das novas tecnologias.
Esteja alinhado com o RH
Os recursos humanos devem ser previamente preparados para lidar com a transformação digital. O advento de novos softwares, por exemplo, requer um manejo adequado por parte dos líderes, que intermediarão a relação entre os colaboradores da empresa e a consultoria contratada para a implementação dos recursos tecnológicos.
Valorize o capital humano
Uma equipe engajada e motivada é fundamental para o sucesso de uma empresa. Assim, administrar de forma empática e atenta os processos de implementação de tecnologias é indispensável para a concretização do projeto. Alguns colaboradores podem se sentir ameaçados pela pouca familiaridade com a estrutura de uma empresa inteligente. Para lidar com esses ruídos, deve-se investir na educação do capital humano, para que se sintam valorizados e compreendam que as novas ferramentas tornarão mais fáceis as suas atividades.
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