Crescimento e Otimização

O que é feedforward e como aplicar na empresa?

SAP Concur |

O mercado empresarial está cada dia mais competitivo, por essa razão, o gestor deve buscar estratégias eficientes de crescimento. O feedforward, por exemplo, é um conceito essencial dentro de uma organização. Isso porque consiste em técnicas capazes de engajar, reter e promover o crescimento dos colaboradores dentro da empresa.

Desse modo, com o feedforward, é possível desenvolver as competências dos profissionais e prepará-los para atuar de forma satisfatória. Para ter bons resultados com a técnica, é preciso avaliar o comportamento dos colaboradores e reconhecer as habilidades que podem ser desenvolvidas para garantir que eles desempenhem suas funções com excelência. 

Continue a leitura para saber com mais detalhes o que é feedforward e como aplicá-lo!

Qual a diferença entre feedforward e feedback? 

Muitos gestores acham que feedforward e feedback são a mesma coisa e acabam não utilizando as técnicas de forma correta. Para evitar maiores problemas, é necessário entender a diferença entre os dois conceitos. 

O feedback está relacionado à análise, às ações e aos comportamentos dos funcionários que aconteceram no passado. Existem diversas opções de feedback: positivo, negativo e construtivo. O principal objetivo é garantir que os colaboradores atuem de forma motivada e realizem suas atividades de acordo com as necessidades da empresa

Já o feedforward é direcionado para o futuro, uma vez que o objetivo é ajudar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades e competências. Para isso, são fornecidos direcionamentos de melhorias e autoconhecimento, a fim de que eles trabalhem com o máximo do seu potencial. 

Como o feedforward ajudar a otimizar os potenciais de cada profissional e os resultados da empresa? 

O feedforward é uma excelente estratégia para otimizar os potenciais de cada colaborador. Ele garante que a equipe entenda os seus pontos positivos e os utilize durante a realização de suas atividades diárias. 

Muitos funcionários não conhecem suas habilidades e competências, o que afeta seus resultados pessoais e o desenvolvimento da empresa. No entanto, para garantir que o crescimento da organização aconteça de forma sustentável, é preciso que esses pontos sejam trabalhados. Confira as razões de adotar o feedforward na rotina empresarial!

Melhora os resultados do negócio 

Um dos benefícios proporcionados pelo feedforward é a melhora dos resultados do negócio. Os colaboradores atuam de forma mais produtiva e, com isso, é possível alcançar resultados mais eficientes. 

Caso deseje potencializar os resultados e garantir um bom crescimento no mercado, é válido adotar o feedforward no empreendimento. Assim, o time atuará com o máximo de desempenho e buscará oferecer o que existe de melhor.

Aumenta a satisfação do consumidor 

A satisfação do consumidor é fundamental em uma empresa que deseja ter sucesso no mercado. Se os clientes não se sentirem satisfeitos com os serviços oferecidos pelos seus colaboradores, eles não voltarão a fazer negócios. 

O feedforward garante que a satisfação do consumidor aumente, uma vez que os colaboradores se sentirão mais engajados na sua função e buscarão oferecer um atendimento de qualidade. 

Aumenta a produtividade

A realização do feedforward ajuda no aumento da produtividade dos funcionários. Eles entenderão os seus pontos fortes e conseguirão exercer um trabalho mais produtivo e eficiente dentro da companhia, o que também ajudará na cultura organizacional.

Muitos funcionários não conseguem produzir como o desejado dentro de uma empresa porque não são motivados e suas habilidades não são levadas em consideração pelo líder. Para que o talento tenha sucesso e faça a diferença no negócio, a estratégia feedforward é a melhor solução. 

Quais são os pilares do feedforward?

O feedforward conta com importantes pilares, e eles são essenciais para que o processo aconteça de forma satisfatória dentro da empresa. Confira, a seguir, os principais!

Autoconhecimento 

O autoconhecimento é primordial para a estratégia, uma vez que os colaboradores precisam entender seus próprios limites e suas características comportamentais. A realização do feedforward dentro da empresa ajuda a equipe a se autoconhecer e a dar o melhor de si durante as atividades. 

Sendo assim, é necessário que exista uma comunicação aberta e respeitosa entre o gestor e os funcionários. A ideia não é apontar erros, mas sim ajudar o indivíduo a conhecer suas habilidades. 

Estímulo aos talentos 

Uma das características mais importantes do feedforward é o estímulo proporcionado aos talentos, pois a estratégia foca nas competências dos funcionários da empresa. As caraterísticas da equipe são utilizadas em favor da organização e, assim, é possível garantir mais sucesso para o talento.

É necessário ressaltar que os erros do passado não são levados em consideração, tendo em vista que se utiliza o presente para construir um futuro promissor. A metodologia é aplicada para estimular os colaboradores e para ajudá-los a superar os desafios que os impedem de alcançar o êxito.

Foco no futuro 

Como já foi mencionado, a estratégia é utilizada para melhorar o que está por vir. Desse modo, é preciso estimular o colaborador a olhar para frente, sem o receio de cometer erros. Ainda, é necessário encorajar o funcionário a ser melhor. A finalidade é alcançar bons resultados no decorrer do tempo, assim, é preciso estar ciente de que o processo não acontecerá da noite para o dia. 

Como aplicar o feedforward? 

Para conseguir bons resultados com o feedforward, é necessário saber aplicá-lo no ambiente corporativo. Sendo assim, é preciso adotar um diálogo assertivo e focado nos desejos do profissional para o futuro. O passado não deve ser levado em consideração, já que não é indicado apontar os erros. 

No feedforward, o líder deve evidenciar os acertos. Durante a aplicação da estratégia, o gestor pode questionar os colaboradores se eles se comunicam bem, como eles descreveriam o seu cargo, se eles se sentem capazes de gerir um time, entre outras perguntas que ajudem a encontrar as competências de cada um. O diálogo é essencial, pois auxilia no processo de autorreflexão e autoconhecimento. 

O profissional ou o gestor responsável pelo feedforward deve estar preparado para a função. Durante o processo, é válido indicar leituras e cursos que possam ajudar no crescimento de cada colaborador.

Como vimos, saber o que é feedforward é primordial para inseri-lo na rotina empresarial. A técnica é muito importante para o desenvolvimento do colaborador do negócio. Afinal, quando os funcionários são motivados e têm autoconhecimento, eles conseguem oferecer um trabalho de qualidade.

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