Despesas e Viagens

Mercado de turismo: descubra quem faz parte dele

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Falar do mercado de turismo exige considerar os mais diversos participantes que fazem parte dele. Isso porque é um segmento formado por uma cadeia de prestadores de serviço complexa e ampla.

Essa atenção é necessária por ser uma indústria de grande impacto na economia mundial, à medida que o setor de viagens e negócios turísticos tem se tornado uma fonte de renda tão lucrativa quanto sustentável.

Para compreender melhor esse cenário, conheça quem atua no segmento e muito mais a seguir!

Panorama do mercado de turismo atualmente

Como parte da área de serviços, o mercado de turismo é uma fonte de renda em diversas regiões do planeta. Afinal, sua presença global é impactante. Para se ter uma ideia, segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC), em 2023, o setor representou 9,1% para o PIB internacional.

Ainda, de acordo com o Barômetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), deve-se voltar ao nível pré-pandemia em 2024 e seguir crescendo. Isso não é diferente no Brasil. A Fecomércio de São Paulo estima que houve uma expansão de 7,8% em 2023. Ou seja, trata-se de um segmento importante para o desenvolvimento econômico de todo o mundo. 

Participantes da cadeia de segmento turístico

Diante disso, não dá para negar que é fundamental entender quem são os participantes que formam a cadeia do mercado de turismo. Descubra a seguir!

Agências

Responsáveis por intermediar a compra e a venda de serviços ou pacotes de serviços que incluem passagens, traslados, hospedagens, passeios, visitas etc. Essas empresas são o elo mais conhecido desse mercado.

Agentes independentes

Geralmente atuando de maneira autônoma, os agentes independentes também podem prestar serviços eventuais para agências, sem que tenham vínculo empregatício. Entre as atividades que realizam no mercado de turismo, podemos destacar:

  • formular roteiros;
  • fazer reservas;
  • organizar excursões.

Operadoras

Diferentemente das agências, mas de forma complementar ao trabalho delas, as operadoras organizam os pacotes. Ou seja, com base em um roteiro, formam um combo com passagens, hospedagens, transfers, ingressos e outros serviços turísticos. Esses produtos são vendidos e pagos como uma unidade.

TMCs

As Empresas de Gerenciamento de Viagens, ou Travel Management Company, são um tipo de agência voltada à gestão do turismo corporativo. Basicamente, são contratadas por grandes corporações para organizar, operacionalizar e/ou dar suporte a essa atividade.

Nesse sentido, fornecem ferramentas para a realização de pedidos de reservas, fazem a ponte com prestadores de serviços turísticos, atendem aos colaboradores, entre outras práticas para facilitar as viagens de negócios.

Consolidadoras ou distribuidoras

Registradas na International Air Transport Association (IATA), essas organizações são intermediárias entre prestadores de serviços e agências, o que permite conseguir negociações melhores.

Elas atuam disponibilizando crédito para quem vende ao cliente final, enquanto financiam as operações de fornecedores. Além disso, podem ter programas de milhas, de pontos, de fidelidade etc.

Fornecedores de tecnologias para a operacionalização do setor

O que poucas pessoas sabem é que agências, consolidadoras, TMCs, operadoras e prestadores de serviços usam sistemas internos ou plataformas de conexão digitais para operacionalizar processos como:

  • reservas e compras;
  • emissão de passagens;
  • check-in e check-out;
  • controle de vantagens.

Assim, os fornecedores dessas tecnologias também são parte do mercado de turismo, ao se especializar para entregar soluções cada vez mais completas e adequadas às demandas dos envolvidos.

Prestadores de serviços

Companhias aéreas, hotéis, restaurantes e outros empreendimentos que prestam serviços essenciais para as viagens de turismo, ou que fazem parte delas, são mais um elo nessa cadeia de fornecedores. Na prática, são eles que entregam aos clientes o objeto de sua compra.

Guias

Os profissionais que acompanham turistas e fornecem informações sobre os locais visitados são fundamentais no mercado de viagens. Eles apresentam aos viajantes a história, a cultura, a geografia, as manifestações culturais e outros elementos essenciais para que possam vivenciar plenamente a localidade onde estão.

Destinos turísticos

Os locais que recebem turistas são outra parte importante desse mercado. Essa categoria abrange cidades, regiões ou países — com destaque para onde o turismo representa uma grande fatia da economia ou há potencial de desenvolvimento. 

Nesses casos, existe a demanda pela atuação das administrações públicas como impulsionadoras, incentivando o segmento e cuidando dos espaços e marcos coletivos, bem como promovendo a localidade frente aos viajantes.

Viajantes

Por fim, o elo mais importante de qualquer mercado: o cliente. Nesse cenário, estão incluídos desde viajantes corporativos até pessoas a passeio que buscam por lazer e descanso. Afinal, são eles que movimentam o segmento e geram renda.

Importância da tecnologia na indústria do turismo

A digitalização está presente em grande parte das práticas do mercado de turismo. Exemplos disso incluem a disponibilização de ofertas e informações online, o uso de sistemas específicos para essa atividade e a existência de negócios 100% digitais.

Todas essas opções são importantes, pois facilitam a vida de clientes e empreendimentos, agilizando processos enquanto reduzem custos. Mais do que isso, a tecnologia é uma das responsáveis pela expansão do segmento. 

Veja a seguir algumas soluções que impulsionam esse quadro e como elas se relacionam com os participantes do ramo de viagens!

OTAs

A sigla de Online Travel Agency, que pode ser traduzida para Agências de Viagens Online, distingue a versão digital desse tipo de empreendimento, em que os serviços e pacotes turísticos são comercializados pela internet. 

Da mesma forma que empreendimentos físicos, elas atuam como intermediadoras entre fornecedores e viajantes. Porém, seu custo de manutenção é menor. Afinal, não desembolsam pagamentos com espaço, mobiliário e demais despesas relacionadas. 

DTIs

Oferecendo diferenciais como internet gratuita, guias digitais de áudio e QR codes para que o viajante possa acessar informações de forma independente, os Destinos Turísticos Inteligentes estão reduzindo custos por meio da tecnologia. Essas opções ainda são sustentáveis e ampliam o acesso para novos perfis de turistas.

GDSs

Os Sistemas de Distribuição Global (GDS, na sigla em inglês) são plataformas digitais em que as consolidadoras disponibilizam seus produtos e serviços para que as agências possam fazer reservas.

OBTs

Outro tipo de plataforma usada pelo mercado de turismo, as OBTs, ou Online Booking Tools, são um meio digital para a emissão de reservas por corporações para viagens de negócios. Elas funcionam se integrando com outras soluções e canais de terceiros a fim de operacionalizar algumas atividades, como:

  • implementação da política organizacional;
  • realização de pedidos e aprovações;
  • controle de orçamentos e despesas;
  • acesso a informações e análises;
  • contratação dos serviços de transporte, hospedagem etc.;
  • cadastro de dados dos usuários e da prestação de contas.

O mercado de turismo é uma parte importante da economia global, sendo a principal fonte de renda de diversas localidades. Os diferentes participantes dessa cadeia de consumo são essenciais para que isso se mantenha e se expanda ainda mais. Nesse contexto, a tecnologia tem um papel central.

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