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Inadimplência e fluxo de caixa: qual a relação?

SAP Concur |

Já parou para pensar na relação entre inadimplência e fluxo de caixa mais a fundo? O fluxo de caixa é um dinheiro importante para ser controlado em uma empresa. A partir dele é possível traçar estratégias e manter a saúde financeira dos negócios. Em situações emergenciais, o fluxo de caixa é a salvação para reverter os problemas. O objetivo dessa prática é justamente ter sempre um capital de giro pronto para ser usado e custar outras operações da instituição.

Já a inadimplência é a falta de pagamento dos clientes que afeta diretamente o fluxo de caixa. Segundo pesquisa mensal da CNC, 77,9% do total de consumidores relataram ter dívidas, na média de 2022.

Saber que os clientes podem atrasar ou simplesmente não pagar pelo seu produto ou serviço faz parte de gerenciar um negócio e isso afeta todos os tipos de empresa. Por isso, é preciso verificar quais são as consequências dessa falta de pagamento. O mais comum é observar a diferença de lucro e o desfalque no fluxo de caixa.

Quando há a venda, diversos tipos de pagamentos são apresentados ao cliente, e compras a prazo podem simplesmente não ser concluídas deixando a empresa sem receber. Dessa forma, a conta no final do mês não bate, pois os custos continuam (e até podem aumentar), enquanto o cliente continua em dívida com a instituição.

Por isso, no blog de hoje, explicaremos qual a relação entre inadimplência e fluxo de caixa.

Veja mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?

Inadimplência e fluxo de caixa: qual a relação?

A inadimplência e o fluxo de caixa se relacionam de forma que a sua empresa poderá precisar de um empréstimo caso a falta de pagamento seja extremamente grande e afete não só a lucratividade como o andamento da rotina financeira.

Uma das formas de compreender melhor essa associação é começar a prever os acontecimentos caso o pagamento pela venda ou serviço não aconteça. A previsibilidade ajuda a verificar o grau de inadimplência que os gestores terão de lidar caso não haja o recebimento.

Uma fórmula para isso é somar os valores dos últimos 6 meses das vendas realizadas e não recebidas e dividir pelo total de vendas feitas (as recebidas e as não recebidas) e multiplicar por 100.

Os resultados da ligação entre a inadimplência e fluxo de caixa são: falta de produtos no estoque, falta de dinheiro para pagar colaboradores e fornecedores, entre outros. Os prejuízos são imensos e podem trazer perdas imensuráveis para a saúde financeira, além de colocarem em risco a tomada de decisão por parte dos gestores, que não terão subsídio do capital de giro para investirem.

Partindo do pressuposto que ninguém gostaria de dever, é preciso focar na gestão empresarial para evitar maiores rombos vindos desse tipo de problema. Acompanhar as vendas é o primeiro passo para estar a par de quem paga ou não a empresa, visto que quanto menor o tempo de atraso, mais fácil é conversar com o consumidor para negociar o seu pagamento.

Em caso de ligações, é preciso saber corretamente os dados dos clientes. Por isso, atualizar suas informações a cada compra faz total diferença na hora das cobranças.

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

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