Despesas e Viagens
O que fazer quando um hotel cancela reserva?
Imagine que você está com uma viagem pessoal programada e o hotel cancela a reserva. Situação chata, não é verdade? Quando o deslocamento é por motivos corporativos, os prejuízos tendem a ser ainda maiores devido aos transtornos operacionais.
Esse imprevisto mexe com a organização da agenda de compromissos e, assim, a empresa corre o risco de ter sua imagem manchada diante de parceiros e clientes. Por isso, é essencial saber quais são os direitos da empresa nesse momento e o que fazer para minimizar danos e resolver o problema da melhor forma possível.
Continue a leitura e confira mais informações sobre esse tema!
Quais os direitos do consumidor quando um hotel cancela a reserva?
O Código de Defesa do Consumidor respalda a empresa quando um hotel cancela a reserva de hospedagem, mesmo em caso de viagem corporativa. Conhecer os direitos ajuda a saber como agir nesse caso e a exigir o cumprimento do serviço ou ações de reparação. Veja os principais, a seguir!
Direito à informação e transparência
Em primeiro lugar, na posição de consumidora, a empresa responsável pela solicitação da reserva para seus colaboradores tem direito de receber uma comunicação clara sobre os motivos do cancelamento.
Com essas informações em mãos, o gestor de viagens consegue tomar decisões rápidas e adequadas sobre o que fazer. Portanto, caso não tenha recebido aviso do hotel, entre em contato e solicite uma explicação.
Exigência do cumprimento da oferta
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, quando um prestador de serviço (como hotéis) se nega a cumprir a oferta contratada, o cliente pode exigir que ela seja efetivada. É o que está previsto no Art. 35 do CDC:
“Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”
Ou seja, o responsável pela organização da viagem pode exigir que o hotel mantenha a reserva ou busque outra acomodação para o profissional. Esse é um passo importante se, por exemplo, o colaborador já estiver no local quando o serviço for cancelado.
Ressarcimento dos valores
Caso o cancelamento tenha ocorrido sem qualquer aviso, o consumidor tem direito ao reembolso integral do valor pago antecipadamente e, dependendo da circunstância, pode ser indenizado por danos morais e materiais. Isso está previsto no Art. 144 do Código de Defesa do Consumidor:
“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.
Outro artigo que aborda a possibilidade de indenização é o Art. 6º, inciso VI do Código de Defesa do Consumidor:
“São direitos básicos do consumidor:
(…) VI – a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;”.
Quais passos seguir após o cancelamento da reserva?
É importante seguir alguns passos para resolver o problema da melhor maneira possível e ainda preservar os direitos da empresa nesse tipo de situação, caso seja necessário entrar com uma ação judicial. Saiba quais são eles!
Documente a ocorrência
No momento que o cancelamento for comunicado, deve-se registrar todas as informações disponíveis, as quais serão um suporte para eventuais negociações e ações jurídicas. É preciso coletar os seguintes dados:
- data e hora do ocorrido;
- motivo do cancelamento (ou a recusa em explicar);
- todas as comunicações recebidas;
- nome do profissional que comunicou o cancelamento (se a explicação foi pessoalmente).
Entre em contato imediatamente com o hotel
O responsável pela organização da viagem deve entrar em contato com a administração do hotel para entender detalhadamente o motivo do ocorrido. Nesse momento, pode-se pedir também alternativas viáveis, como a realocação em outro hotel ou quarto, ou ainda o reembolso.
Exija o cumprimento da oferta ou alternativa equivalente
Caso o estabelecimento não tenha dado uma justificativa plausível, a empresa pode exigir a prestação do serviço conforme o contratado ou uma alternativa. Inclusive, cite os direitos previstos no CDC, pois essa ação demonstra uma postura firme e tende a solucionar a questão.
Solicite reembolso e compensação, se necessário
Se não for possível manter a reserva ou obter uma alternativa satisfatória, peça o reembolso integral dos valores pagos. Dependendo da extensão dos transtornos causados, também há a possibilidade de pedir uma compensação pelos prejuízos operacionais.
Busque assistência jurídica
Em casos nos quais o hotel se recuse a resolver a situação de forma amigável ou a negociar indenizações, é possível recorrer à ação judicial. Essa iniciativa ajuda a garantir os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor e a reparação pelos problemas causados.
Como a SAP Concur pode ajudar a prevenir contratempos em viagens corporativas?
Imprevistos em viagens corporativas podem gerar prejuízos financeiros consideráveis e, ainda, indisposições com parceiros e clientes pela necessidade de remarcar compromissos.
Nesse sentido, vale a pena contar com o SAP Concur para minimizar eventuais problemas e ter mais praticidade e eficiência na organização. Em caso de contratempos, também é possível tomar ações proativas.
Conheça os principais diferenciais da nossa solução para gestão de viagens corporativas:
- melhora a experiência dos colaboradores em viagens corporativas;
- permite adaptar a viagem para atender às necessidades do colaborador (por exemplo, buscar quartos com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção);
- automatiza a gestão de viagens;
- prepara relatórios importantes para o acompanhamento das viagens corporativas;
- facilita a gestão de reembolso;
- proporciona uma comunicação mais eficiente durante os deslocamentos;
- ajuda na cotação dos melhores serviços para a viagem (voos, transporte, hotéis, restaurantes, entre outros);
- organiza as folgas em viagens corporativas;
- auxilia na gestão de adiamento de viagens, quando necessário.
Neste artigo, você viu quais são os direitos da empresa quando um hotel cancela a reserva, bem como o passo a passo para incluir nas políticas de viagem. Esse conhecimento ajuda a orientar os profissionais a resolverem a questão in loco e a minimizar os prejuízos para a organização.
Quer mais dicas para aumentar sua função de liderança na empresa enquanto otimiza seu programa de viagens? Baixe nosso e-book gratuito sobre o tema!
Imagine que você está com uma viagem pessoal programada e o hotel cancela a reserva. Situação chata, não é verdade? Quando o deslocamento é por motivos corporativos, os prejuízos tendem a ser ainda maiores devido aos transtornos operacionais.
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Continue a leitura e confira mais informações sobre esse tema!
Quais os direitos do consumidor quando um hotel cancela a reserva?
O Código de Defesa do Consumidor respalda a empresa quando um hotel cancela a reserva de hospedagem, mesmo em caso de viagem corporativa. Conhecer os direitos ajuda a saber como agir nesse caso e a exigir o cumprimento do serviço ou ações de reparação. Veja os principais, a seguir!
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Exigência do cumprimento da oferta
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“Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
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Caso o cancelamento tenha ocorrido sem qualquer aviso, o consumidor tem direito ao reembolso integral do valor pago antecipadamente e, dependendo da circunstância, pode ser indenizado por danos morais e materiais. Isso está previsto no Art. 144 do Código de Defesa do Consumidor:
“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.
Outro artigo que aborda a possibilidade de indenização é o Art. 6º, inciso VI do Código de Defesa do Consumidor:
“São direitos básicos do consumidor:
(…) VI – a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;”.
Quais passos seguir após o cancelamento da reserva?
É importante seguir alguns passos para resolver o problema da melhor maneira possível e ainda preservar os direitos da empresa nesse tipo de situação, caso seja necessário entrar com uma ação judicial. Saiba quais são eles!
Documente a ocorrência
No momento que o cancelamento for comunicado, deve-se registrar todas as informações disponíveis, as quais serão um suporte para eventuais negociações e ações jurídicas. É preciso coletar os seguintes dados:
- data e hora do ocorrido;
- motivo do cancelamento (ou a recusa em explicar);
- todas as comunicações recebidas;
- nome do profissional que comunicou o cancelamento (se a explicação foi pessoalmente).
Entre em contato imediatamente com o hotel
O responsável pela organização da viagem deve entrar em contato com a administração do hotel para entender detalhadamente o motivo do ocorrido. Nesse momento, pode-se pedir também alternativas viáveis, como a realocação em outro hotel ou quarto, ou ainda o reembolso.
Exija o cumprimento da oferta ou alternativa equivalente
Caso o estabelecimento não tenha dado uma justificativa plausível, a empresa pode exigir a prestação do serviço conforme o contratado ou uma alternativa. Inclusive, cite os direitos previstos no CDC, pois essa ação demonstra uma postura firme e tende a solucionar a questão.
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Como a SAP Concur pode ajudar a prevenir contratempos em viagens corporativas?
Imprevistos em viagens corporativas podem gerar prejuízos financeiros consideráveis e, ainda, indisposições com parceiros e clientes pela necessidade de remarcar compromissos.
Nesse sentido, vale a pena contar com o SAP Concur para minimizar eventuais problemas e ter mais praticidade e eficiência na organização. Em caso de contratempos, também é possível tomar ações proativas.
Conheça os principais diferenciais da nossa solução para gestão de viagens corporativas:
- melhora a experiência dos colaboradores em viagens corporativas;
- permite adaptar a viagem para atender às necessidades do colaborador (por exemplo, buscar quartos com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção);
- automatiza a gestão de viagens;
- prepara relatórios importantes para o acompanhamento das viagens corporativas;
- facilita a gestão de reembolso;
- proporciona uma comunicação mais eficiente durante os deslocamentos;
- ajuda na cotação dos melhores serviços para a viagem (voos, transporte, hotéis, restaurantes, entre outros);
- organiza as folgas em viagens corporativas;
- auxilia na gestão de adiamento de viagens, quando necessário.
Neste artigo, você viu quais são os direitos da empresa quando um hotel cancela a reserva, bem como o passo a passo para incluir nas políticas de viagem. Esse conhecimento ajuda a orientar os profissionais a resolverem a questão in loco e a minimizar os prejuízos para a organização.
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