Crescimento e Otimização

Gestão logística: estratégias eficientes para otimizar sua empresa

SAP Concur |

Por trás de todas as operações de uma empresa, a gestão logística se apresenta para viabilizar o funcionamento do negócio. Em outras palavras, garante que os recursos necessários fiquem disponíveis no momento certo.

Embora se costume pensar nessa vertente da administração apenas na hora de receber insumos ou entregar mercadorias prontas, ela está presente em todo o processo de transformação e comercialização. Ou seja, nela há várias oportunidades de otimização que tendem a render bons resultados para o empreendimento.

Descubra como funciona a gestão logística e as melhores estratégias para otimizá-la na sua empresa!

O que faz parte da gestão logística?

Toda a movimentação de recursos e informações — pessoal, insumos, dinheiro, artigos acabados etc. — depende de um fluxo extremamente alinhado, certo? Pois saiba que essa é a ideia por trás da gestão logística.

Sua função é organizar e otimizar os processos necessários para que cada setor ou colaborador tenha o que precisa para desempenhar com sucesso suas atividades, garantindo o bom funcionamento da empresa. Assim, viabiliza que as soluções cheguem ao cliente final no prazo, atendendo à qualidade esperada e pelos menores custos.

Para tanto, são aplicadas estratégias e metodologias em componentes como:

  • planejamento — o foco é estruturar objetivos, ações e etapas, definindo papéis enquanto antecipa dificuldades em prol de maximizar a produtividade;
  • controle de estoque para assegurar reservas de matérias-primas e mercadorias sem faltas ou excessos;
  • armazenagem — visa à correta estocagem para manter os itens seguros e ter mais facilidade para deslocá-los;
  • embalagem invólucros e formas de manuseio são pensados para resguardar a integridade dos produtos enquanto agiliza esse procedimento;
  • gerenciamento financeiro do capital circulante e do caixa — acompanhando transações como o gasto com combustível utilizado na frota;
  • transporte e distribuição — abrangem todas as movimentações (internas e externas) para fabricação, comercialização ou entrega de produtos, bem como a alocação de pessoas, já que as viagens corporativas também estão ligadas a essa atividade.

Quem são os envolvidos nos processos logísticos?

Internamente, a gestão logística não é responsabilidade apenas dos setores de compra, estoque, armazenagem, expedição, controle e planejamento de produção. As áreas de apoio, como o financeiro, e os gestores dos departamentos que dependem dela também participam de seus processos.

Já os envolvidos que não fazem parte da equipe do empreendimento, mas que colaboram com a cadeia de suprimentos, são fornecedores, transportadores e provedores de serviços ou tecnologias que permitem seu funcionamento. Um exemplo são as plataformas de e-commerce.

Quais são seus impactos na empresa?

Quando realizada com eficiência, a gestão logística se torna uma fonte de vantagens, tais como:

  • aumento de produtividade, qualidade e agilidade;
  • redução de atritos interpessoais e intersetoriais;
  • otimização de processos;
  • diminuição de custos;
  • melhoria nos níveis de satisfação de consumidores e de avaliação da empresa;
  • crescimento da atração e da fidelização;
  • minimização de perdas e desperdícios.

Vale perceber que esses ganhos ocorrem por ser uma atividade administrativa que integra os diversos departamentos e operações para que formem um fluxo contínuo. Nesse caso, há uma interdependência em que determinados benefícios estão atrelados a outros bons resultados.

Como otimizar a logística em uma empresa?

Uma gestão logística qualificada une precisão com agilidade. Veja a seguir quais são as melhores estratégias para otimizar essa atividade e atingir tal resultado!

Comece pelos processos

Desde que as bases da administração científica foram lançadas, tende a ser óbvio definir procedimentos e montar um fluxo de tarefas integrado com cada ação necessária para um negócio funcionar. Porém, há quem resista a essa padronização por considerá-la engessada.

O fato é que a gestão logística depende dessa estruturação para estabelecer prazos ou quantidades e obter outras informações que influenciam as decisões. Por isso, esse é o primeiro passo para otimizá-la.

Garanta uma comunicação fluida

Existe uma clara ligação entre a eficácia da gestão logística e uma boa troca de informações. Quando falta orientação sobre procedimentos e processos, é muito provável que o padrão estabelecido não seja seguido.

Mais que isso, manter uma comunicação funcional e contínua permite os realinhamentos necessários diante de imprevistos a que essa área está sujeita. Uma boa forma de exemplificar são os atrasos na chegada de matérias-primas que precisam ser acomodadas.

Planeje a operação

Uma parte importante da gestão logística é o planejamento operacional, que basicamente serve de guia para compras, ajustes de estoques e envios. Vamos a um exemplo prático para entender como ele funciona?

Uma indústria que organiza sua produção a partir da distribuição da produtividade média ao longo dos dias consegue saber com exatidão o tempo necessário para fazer determinada quantidade de mercadoria. Assim, fica fácil prever a data da sua entrega e quando um novo pedido deve entrar em fabricação.

Invista em tecnologia

Uma boa gestão logística envolve agilidade, controle e organização. Para suprir as lacunas e criar meios de operacionalizar esses objetivos, nada mais prático que contar com ferramentas tecnológicas como:

  • sistemas de SGI integração de softwares;
  • ERPs planejamento de recursos empresariais;
  • CRMs relacionamento com o cliente;
  • SCMs gestão da cadeia de suprimentos;
  • TMSs supervisão do transporte;
  • plataformas de analytics consolidação e análise de dados;
  • aplicações conectadas com o GPS rastreamento de pacotes e cargas;
  • Concur Expense acompanhamento financeiro;
  • BPMSs gerenciamento de processos;
  • WMSs — monitoramento do armazém.

Todas essas soluções formam um conjunto que fornece informações exatas e atualizadas sem depender de solicitações ou reuniões. Outro ganho importante é a visualização de erros ou dificuldades, permitindo agir com antecedência.

Adote práticas sustentáveis

Aliar logística com sustentabilidade é outra medida capaz de otimizar seus processos, gerando economia de tempo e de dinheiro a partir da redução de desperdícios ou do reaproveitamento.

Um bom exemplo é a organização das entregas em lotes maiores com rotas otimizadas. Essa iniciativa diminui as emissões de gases poluentes enquanto permite negociar melhor o valor do frete e diminuir despesas com combustíveis.

A gestão logística é muito mais que recebimentos e entregas: ela envolve todo o fluxo de recursos que fazem uma empresa funcionar. Dessa maneira, otimizar seus processos torna o negócio inteiro mais produtivo e oportuniza a diminuição de custos.

Quer mais dicas para melhorar seu dia a dia de trabalho? Então baixe nosso guia gratuito sobre gestão de despesas operacionais para resultados satisfatórios.

Crescimento e Otimização
O tempo é nosso bem mais preciosos, decidir como gastá-lo é uma tarefa muito importante para uma qualidade de vida melhor, confira como fazer a gestão de tempo em viagens
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. Aprenda como montar com eficiência uma cultura inovadora.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Se você quer estar por dentro dos 5 passos para conseguir economizar nas viagens corporativas, confira este artigo.
Continue lendo