Controle de Custos Corporativos
Gestão de recursos financeiros: 6 dicas para fazer na empresa!
Para criar um negócio sustentável, é imprescindível adotar alguns cuidados quanto à gestão de recursos financeiros. Por meio deles, você pode melhorar o controle da empresa, encontrar formas de reduzir despesas e, consequentemente, aumentar a lucratividade ao longo do tempo.
Porém, é preciso entender quais são as melhores práticas para fazer um gerenciamento eficaz dos recursos da empresa. Pensando em ajudá-lo com essa tarefa, separamos várias dicas que são muito úteis. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira este conteúdo que preparamos especialmente para você!
Por que fazer a gestão financeira na empresa?
A gestão financeira nada mais é do que um processo no qual a empresa faz todo o planejamento, controle e alocação dos recursos que tem. Para que ela funcione bem, é preciso contar com uma série de ferramentas, como fluxo de caixa, gestão de liquidez e até mesmo softwares.
O objetivo desse gerenciamento é garantir que os recursos financeiros sejam utilizados para atingir metas financeiras, operacionais e estratégicas. Além disso, ela pode gerar diversos benefícios para a empresa.
Entre as principais vantagens que podem ser obtidas a partir da gestão financeira estão o melhor controle sobre despesas e receitas, a otimização dos investimentos feitos pelo negócio e o fortalecimento no mercado de atuação.
Quais são as dicas para fazer a gestão de recursos financeiros na empresa?
Agora que você já sabe o que é gestão de recursos financeiros e por quais motivos é preciso implementá-la na sua empresa, que tal conferir algumas dicas que serão úteis? Explicamos cada uma delas em detalhes, a seguir.
1. Mapeie os recursos internos e externos
A primeira ação que você precisa implementar em seu negócio é o mapeamento de recursos internos e externos. Os primeiros pertencem à sua empresa. Já os segundos envolvem capital de terceiros, como empréstimos.
É importante ter um bom controle desses valores e compreender quanto custa o dinheiro que o negócio pegou emprestado. Esse passo vai ajudar a melhorar o seu planejamento, a encontrar recursos mais baratos e a garantir que tudo será pago.
Já o mapeamento de recursos internos ajuda a melhorar a gestão por meio da alocação adequada. Portanto, vale a pena incorporar esse controle na hora de iniciar a sua gestão de recursos financeiros.
2. Faça o controle financeiro de caixa
Entender o fluxo de caixa do negócio é fundamental por diversos motivos. Ele dará uma visão geral da saúde financeira da empresa e, a partir disso, ficará mais fácil implementar ações.
Esse controle nada mais é do que ter em uma planilha ou em um software os dados sobre entradas e saídas do seu empreendimento. Por exemplo, pagamento de fornecedores, colaboradores, taxas e outros são os recursos que saem.
Já as receitas podem vir de vendas de produtos à vista ou a prazo, ou então da liquidação de algum item que já não está sendo usado, por exemplo. Ao monitorar esses dois fatores, você encontra oportunidades para reduzir custos ou melhorar as vendas.
3. Controle as contas a pagar e a receber
A terceira dica tem relação com o capital de giro da empresa. É preciso ter atenção aos prazos para evitar o descasamento e, consequentemente, o pagamento de juros. Por exemplo, se você precisa pagar suas contas antes de receber dos clientes, terá que ter caixa ou pegar um empréstimo.
Por isso, fazer um bom controle das contas a pagar e receber é fundamental. Isso envolve a negociação com os fornecedores. Uma ideia é pedir um prazo um pouco maior para dar tempo de receber dos consumidores.
Outra prática que pode ser útil nesse sentido é oferecer um pequeno desconto para quem compra à vista. Com isso, você reduz a necessidade de capital de giro e de antecipação de recursos, que podem gerar o pagamento de juros.
4. Aprenda a interpretar as informações
Primeiro, é preciso ter uma boa base de dados na sua empresa. Para isso, é crucial manter os registros durante algum tempo, pois isso proporcionará a oportunidade de realizar comparações com períodos anteriores.
A partir disso, fazer a interpretação das informações tende a ser mais fácil. Por exemplo, você pode aproveitar os relatórios obtidos por meio dos históricos de dados da empresa para tomar decisões importantes para o seu negócio.
5. Realize uma análise dos custos
Ter atenção aos custos é essencial para encontrar gargalos e, com isso, melhorar a lucratividade da empresa. Por isso, fazer uma análise das despesas de forma cuidadosa é essencial.
Nesse sentido, você pode usar as informações obtidas com os passos anteriores, como o histórico de dados, o fluxo de caixa e outros. Além disso, pode categorizar as despesas da empresa para simplificar a sua análise.
6. Adote um software de gestão
Por fim, contar com o suporte da tecnologia é primordial para não ficar atrás da concorrência. Por meio de boas ferramentas, torna-se possível automatizar processos, reduzir erros e melhorar a gestão.
Porém, é preciso escolher uma ferramenta que atenda às necessidades do negócio e proporcione eficiência e inteligência para o cotidiano da sua organização. A fim de alcançar todas as vantagens da tecnologia, vale contar com a SAP Concur.
Como a SAP Concur pode ajudar na gestão?
A SAP Concur foi criada com o propósito de trazer uma nova visão sobre a gestão de despesas corporativas e viagens. Para empresas que vivem a necessidade de ter sua equipe em atividade em outras regiões, é indispensável contar com soluções tecnológicas que proporcionem mais controle e automação.
Por meio do Concur Expense, por exemplo, sua empresa consegue se livrar dos relatórios de despesas manuais e dos recibos físicos que se perdem durante a viagem. Isso permite acompanhar os dados de despesa em um único lugar, definir as configurações conforme as necessidades do seu negócio, aplicar as políticas de gasto de maneira correta e registrar recibos e relatórios de forma automática.
Ao contar com a SAP Concur, sua empresa ganha mais controle e segurança na hora de realizar a gestão de recursos financeiros em viagens corporativas. Essa escolha não é apenas importante para reduzir as despesas, mas também para garantir a qualidade de vida dos colaboradores durante as viagens, bem como para assegurar o cumprimento da sua política de despesas.
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