Experiência do Colaborador
Por que a experiência do colaborador é essencial para os negócios?
Para alcançar o sucesso em um mercado tão competitivo, as empresas precisam explorar cada vantagem; e investir em grandes talentos é uma das mais importantes. Segundo a pesquisa Comunicação Interna Trends 2024, 56% dos gestores de Recursos Humanos afirmam que a principal prioridade das empresas será melhorar a experiência dos colaboradores. A pesquisa também mostra que 50% das companhias possuem problemas para atingir eficiência no alcance das mensagens institucionais com o uso da comunicação interna. O fato é que estratégias bem definidas de experiência do colaborador criam um ambiente propício para o crescimento sustentável.
Ignorar a experiência do colaborador pode resultar em diversas consequências, como altas taxas de turnover, que geram instabilidade e custos significativos com recrutamento, integração e treinamento para substituição, além de permitir que a reputação da empresa seja afetada, uma vez que a insatisfação dos colaboradores pode ter um alcance grande e ágil graças à ascensão das plataformas de avaliação de empregadores.
Além de uma gestão eficiente que equilibre trabalho e lazer, ofereça um ambiente saudável, bons benefícios e ações que engajem os colaboradores com a cultura e metas da empresa, soluções tecnológicas focadas em Experiência do Colaborador (EXP), como aplicativos integrados baseados na nuvem, facilitam a implementação de melhorias para a experiência do colaborador desde a contratação, combinando engajamento, bem-estar, produtividade e comunicação em uma única plataforma. Assim, as empresas podem personalizar essa experiência, proporcionando um ambiente de trabalho que não só mantém, mas também estimula a satisfação e o desempenho.
Investir na experiência do colaborador vai muito além de uma estratégia de retenção: ela aumenta a produtividade, melhora os resultados financeiros, atrai novos talentos, fortalece a cultura organizacional, promove a boa imagem da empresa e o mais importante: ajuda a manter clientes, já que os colaboradores são os maiores responsáveis pela experiência de quem consome o seu produto ou serviço. São os colaboradores que cumprirão as promessas feitas aos clientes e defenderão a marca caso seja necessário. Com um ambiente de trabalho acolhedor e preocupado com o bem-estar de sua equipe, essa sensação de satisfação e pertencimento serão transmitidas automaticamente aos seus clientes, ou seja, integrar a experiência do colaborador à estratégia de negócios não só melhora o ambiente interno, mas também fortalece os laços com os clientes, possibilitando construir conexões duradouras e impactar positivamente seu crescimento no mercado.
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