Experiência do Colaborador

Trabalho assíncrono: entenda o modelo e suas vantagens para equipes remotas

SAP Concur |

Foi-se o tempo em que todas as empresas tinham horários estabelecidos para todos os colaboradores. Como o surgimento, a ascensão do home office e a busca por maior mobilidade corporativa, o trabalho assíncrono ganhou força.

Nesse modelo laboral, nem todos os trabalhadores de uma empresa precisam estar disponíveis ao mesmo tempo. Assim, mesmo aqueles que se encontram geograficamente muito distantes podem atuar nos mesmos projetos.

Para saber mais sobre o trabalho assíncrono e como colocar esse modelo em prática em sua empresa, continue a leitura!

O que é trabalho assíncrono e como ele funciona?

Antes de entender o conceito de trabalho assíncrono, é importante saber que, de modo geral, as organizações ainda funcionam de maneira síncrona — quando as equipes de trabalho devem estar disponíveis no mesmo horário. Em empresas que priorizam esse modelo, os diferentes departamentos fazem a mesma jornada.

O trabalho síncrono é importante para empresas que dependem de reuniões e encontros para elaborar estratégias. Já a opção assíncrona garante autonomia para os funcionários fazerem a própria agenda, desde que entreguem as atividades no prazo.

Esse trabalho é realizado em horários diferentes de uma rotina tradicional. Nesse modelo, um ou mais colaboradores não têm a obrigação de estar disponíveis em um determinado período, uma vez que eles têm mais flexibilidade e autonomia para desempenhar suas atividades.

Dessa forma, é comum ouvir trabalhadores que usam a expressão "tenho horários flexíveis", frase que descreve bem a natureza assíncrona da jornada. Nesses casos, essas pessoas não têm a obrigação de trabalhar em um período mais tradicional, como a rotina de 9 da manhã até às 6 ou 7 da noite, junto a outras equipes.

 

Quais são as vantagens do trabalho assíncrono para equipes remotas?

Conheça alguns dos principais benefícios desse modelo de trabalho:

  • autonomia para os trabalhadores — quando uma empresa tem um quadro de funcionários de alto nível, fica mais fácil conceder essa autonomia. Afinal, esses colaboradores têm conhecimento técnico e experiência para lidar com os diferentes desafios da profissão, sem a necessidade de trabalhar no modo síncrono com outras equipes;
  • versatilidade — uma empresa não precisa escolher entre um modelo 100% assíncrono ou integralmente síncrono. É possível oferecer ambas as opções para determinados colaboradores, de modo a aumentar a retenção de talentos e garantir que eles se sintam motivados;
  • benefícios para empresas que têm funcionários em diferentes países — quando os colaboradores de uma organização não trabalham todos em um mesmo país, é possível que eles estejam em fusos horários diferentes. O modelo assíncrono garante que esse descompasso não cause uma paralisação de todas as atividades e facilita a colaboração global;
  • equilíbrio entre a vida pessoal e profissional — os colaboradores podem adaptar a sua carga de trabalho conforme as suas necessidades. Quando eles trabalham remotamente e têm liberdade para escolher seus horários, fica mais fácil lidar com emergências familiares, por exemplo. Isso porque eles poderão se programar para cumprir as suas obrigações em períodos de maior tranquilidade;
  • expansão do quadro de funcionários — Para uma empresa que queira contratar colaboradores talentosos em qualquer local do mundo, o modelo assíncrono facilita essa expansão. Dessa forma, uma empresa brasileira poderá ter funcionários chineses ou indianos, por exemplo, mesmo com a diferença de fuso horário entre os países.

Como implementar o trabalho assíncrono de maneira eficiente?

A primeira etapa deve ser a iniciativa dos próprios líderes da empresa. Afinal, o trabalho assíncrono não combina com o microgerenciamento, aquele controle rigoroso sobre como colaborador desempenha suas atividades e utiliza seu tempo.

Do mesmo modo, os trabalhadores precisam ser responsáveis o suficiente para fazer jus à autonomia adquirida. Ainda que os horários diários possam ser flexíveis, ainda será necessário cumprir prazos e metas.

Com essas duas preocupações em mente, chegou o momento de descrever as etapas imprescindíveis para implementar o trabalho assíncrono na empresa.

Determine canais de comunicação

Ainda que os funcionários tenham autonomia, muitos dos projetos continuarão coletivos. Por isso, é importante definir os canais de comunicação. No último tópico do texto, será possível conferir algumas sugestões.

Use softwares de gestão

Além dos programas de comunicação, softwares de gestão de projetos são ótimas opções para os colaboradores acompanharem o andamento dos projetos. Por meio deles, os líderes também podem delegar tarefas e informar prazos.

Implemente soluções em nuvem

Softwares na nuvem facilitam o armazenamento e a consulta de informações. Além disso, o trabalho pode ser feito de qualquer lugar.

Tenha uma boa equipe de TI

Como os horários serão diferenciados entre os colaboradores e alguns deles atuarão remotamente, ter uma boa equipe de TI é indispensável para resolver possíveis problemas de comunicação e uso dos softwares.

Defina prazos

Para que o trabalho assíncrono não prejudique o andamento dos projetos, é muito importante que os líderes definam os prazos para as tarefas delegadas.

Outra ideia interessante é criar uma maneira interna de avaliar os colaboradores, para indicar quem está produzindo bem nesse modelo de trabalho e quem teve uma queda no desempenho.

Quais ferramentas são indispensáveis para o trabalho assíncrono?

Felizmente, há algumas tecnologias e ferramentas de comunicação que ajudam as empresas adeptas ao trabalho assíncrono a implementar esse modelo rapidamente. Conheça algumas delas:

  • Slack — uma plataforma integrada de comunicação, assíncrona e síncrona. É possível reunir conversas, insights e aplicativos no mesmo lugar;
  • Trello — uma plataforma de gestão de projetos. Além de se comunicar com a equipe, ela também proporciona a organização de tarefas e o monitoramento dos fluxos de trabalho;
  • Monday.com outra plataforma integrada de comunicação assíncrona e síncrona. Será possível gerir projetos, fluxos de trabalho e priorizar tarefas;
  • Asana — uma ferramenta colaborativa para gerenciar as tarefas e os planos da empresa;
  • e-mail sim, o bom e velho mensageiro virtual ajuda muito na comunicação assíncrona. Não à toa, continua bastante utilizado até hoje;
  • fóruns e blogs internos da empresa — também podem ser desenvolvidos para a troca de ideias em um modelo de trabalho assíncrono.

Como vimos neste artigo, o trabalho assíncrono é um modelo que oferece vantagens para empresas que querem dar mais autonomia e flexibilidade para seus talentos. Além de melhorar a experiência do colaborador, essa opção é a ideal para as organizações que disponibilizam vagas remotas.

Aproveite a visita ao blog para conhecer as melhores dicas de produtividade para empresas em crescimento!

Experiência do Colaborador
A viagem corporativa de fim de ano pode ser uma reunião de resultados ou festas comemorativas. Saiba quais os principais desafios no blog de hoje.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
As viagens de incentivo acontecem para o reconhecimento do trabalho do colaborador e fomentar o crescimento pessoal e empresarial.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
A empatia em viagens corporativas é um assunto que mobiliza colaboradores e gestores para que o bem-estar seja priorizado nas organizações.
Continue lendo