Experiência do Colaborador
Qual a diferença entre igualdade e equidade e como promover na empresa?
Entender qual é a diferença entre igualdade e equidade na empresa é fundamental para os gestores que desejam aumentar a inclusão no ambiente de trabalho. Além disso, conhecer esses dois conceitos também demonstra respeito à diversidade, que se traduz em bons resultados para o negócio.
A partir desse conhecimento, é possível implementar ações práticas que vão ajudar na aplicação desses conceitos, potencializando os resultados da empresa. Mas, afinal, qual a diferença entre igualdade e equidade e como promover a inclusão no ambiente de trabalho? Continue a leitura para entender.
O que é equidade?
O conceito de equidade está relacionado à justiça e imparcialidade na distribuição de recursos, oportunidades e tratamento entre diferentes indivíduos ou grupos, considerando suas necessidades específicas, contextos e desafios.
O que é igualdade?
Igualdade no local de trabalho está relacionado a capacidade de tratar todos os indivíduos de maneira uniforme e imparcial, sem discriminação com base em características como gênero, raça, classe social ou origem.
O conceito visa garantir que todos tenham os mesmos direitos, oportunidades e acesso a recursos, promovendo a ideia de justiça e equidade na sociedade.
Qual a diferença entre igualdade e equidade?
Agora que você já conhece esses dois conceitos, é hora de entender as diferenças entre eles. Nesse sentido, ela reside na abordagem em relação à distribuição de recursos, oportunidades e tratamentos.
Por exemplo, a igualdade tem em vista tratar todos de maneira uniforme, sem considerar as diferenças individuais. Por outro lado, a equidade de gênero reconhece as disparidades existentes e garantirá que cada pessoa receba o suporte necessário com base em suas necessidades específicas, contextos e desafios.
Enquanto a igualdade visa uniformidade, a equidade visa alcançar a justiça ao considerar e endereçar as diversidades individuais, promovendo, assim, oportunidades mais justas e inclusivas.
Qual a importância da igualdade e equidade na empresa?
Esses conceitos exercem papéis de extrema relevância no ambiente empresarial, contribuindo para um ambiente de trabalho justo e inclusivo.
Por exemplo, a igualdade assegura que todos os funcionários sejam tratados com imparcialidade, independentemente de características pessoais, contribuindo para um clima organizacional positivo.
A equidade, por sua vez, reconhece e aborda as diferentes necessidades e desafios individuais, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades justas de desenvolvimento e progresso na carreira.
Buscar formas de aplicar esses conceitos é um ótimo caminho para fortalecer a satisfação dos colaboradores, incentivar a diversidade e inclusão e aumentar a produtividade e inovação no ambiente de trabalho.
Exemplos de igualdade e equidade na empresa
A aplicação da igualdade na empresa pode ser feita por meio de políticas de inclusão social, que garantem salários iguais aos funcionários que desempenham a mesma função, independentemente de gênero, raça ou outros fatores não relacionados ao desempenho no trabalho.
Também é possível implementar políticas de equidade, oferecendo programas de capacitação e desenvolvimento profissional personalizados, considerando as necessidades individuais de cada funcionário.
Esses exemplos permitem gerar mais inclusão social, além de garantir os direitos dos funcionários e uma boa imagem para a empresa no ambiente de negócios. Vale ainda entender mais dicas para aplicar tais conceitos na empresa.
Como promover a inclusão no ambiente de trabalho?
Investir em ações para promover uma cultura inclusiva no ambiente de trabalho é fundamental. Esse cuidado ajuda a reduzir problemas na operação e assegurar igualdade, equidade e inclusão. Para isso, vale investir nas 8 ações para aumentar a igualdade e equidade na empresa destacadas a seguir.
1. Desenvolva um tratamento justo e igualitário no ambiente corporativo
Atualmente, as empresas ainda enfrentam desafios para promover a igualdade e equidade no ambiente de trabalho, tanto no que diz respeito à empregabilidade de pessoas com deficiência, quanto à distribuição de oportunidades justas entre indivíduos de raças e gêneros distintos.
Um exemplo disso é a grande desigualdade salarial de gênero que ainda existe nas organizações. De acordo com dados do IBGE, as mulheres ganham cerca de 22% a menos do que os homens no Brasil.
Por isso, é preciso desenvolver um tratamento mais justo e igualitário, visando valorizar profissionais bem qualificados, independentemente de sexo, crenças, classe social e origens.
2. Incentive a educação
É importante incentivar a educação, o desenvolvimento e a troca de ideias na empresa. Por isso, ofereça treinamentos, palestras e workshops para as suas equipes. Assim, a organização mostra que investe ativamente na formação de habilidades de seus colaboradores.
O ideal é que os treinamentos envolvem a conquista de novas técnicas, mas também conscientizar os colaboradores sobre a importância da inclusão no ambiente de trabalho e aprimorem habilidades que contribuam com o trabalho em equipe.
3. Apoie o empoderamento feminino
As mulheres ainda são menos valorizadas profissionalmente que os homens, embora representem 34% do empreendedorismo nacional. Por isso, é fundamental investir no empoderamento das mulheres na empresa.
É muito provável que algumas delas já estejam preparadas e tenham o conhecimento técnico para alcançar alguns cargos de chefia, por exemplo. Também é importante reservar novas vagas para elas, de modo a mostrar que a empresa se torna mais diversa.
Lembre-se de que um projeto de lei de equiparação salarial entre homens e mulheres já foi aprovado no Congresso. Por isso, os critérios remuneratórios devem ser os mesmos. Dessa forma, é possível construir uma cultura organizacional que fortaleça a liderança feminina.
4. Estabeleça meios de manter uma operação mais equilibrada
Identifique os níveis de igualdade da sua organização. Mesmo se você perceber uma presença masculina muito maior, ainda dá para fazer a diferença e diversificar o quadro de colaboradores. Algumas questões que valem a pena ser pensadas são:
- Será que a sua empresa não é formada por uma grande maioria de líderes homens? Caso a resposta seja “sim”, por que isso ocorre?
- Quantas pessoas negras, pardas ou indígenas você tem na sua equipe?
- Quantas mulheres? A progressão de carreira delas costuma seguir a mesma forma como ocorre com os homens?
5. Promova o diálogo
Abra espaços para conversas com seus colaboradores e ouvir feedbacks da equipe. Para essa iniciativa não ficar apenas na teoria, é interessante marcar alguns horários e dias específicos para reuniões.
Assim, você reserva um tempo na agenda para promover o diálogo — mas tente não desmarcar esse encontro. Consequentemente, tem mais informações para conseguir promover equidade na empresa.
6. Implemente medidas de acessibilidade
Crie um programa de inclusão baseado na acessibilidade, oferecendo iniciativas para adaptar o espaço físico e conceder oportunidades para profissionais com deficiência.
Além disso, desenvolva políticas de recrutamento que promovam a diversidade, incluindo candidatos com deficiências, e ofereça adaptações no processo seletivo conforme necessário.
7. Conscientize os colaboradores
Também é importante planejar ações efetivas para conscientizar tanto os colaboradores quanto os gestores sobre a importância de investir em práticas que promovam a equidade e igualdade no negócio.
Lembre-se de que a busca por diversidade e inclusão são muito importantes para garantir a felicidade no ambiente de trabalho e melhorar o clima organizacional.
8. Conte com a SAP Concur
Especializada em tecnologia para gestão de viagens e despesas, a SAP Concur tem investido na promoção de igualdade e equidade dentro da sua operação, assim como promovido eventos para discutir o papel das empresas na justiça social e minimização das vulnerabilidades do mercado.
Por exemplo, a SAP Concur lançou o projeto Black Employee Network para promover diversidade e inclusão, liderado por colaboradores comprometidos em fortalecer a conscientização e inclusão de afrodescendentes no empreendimento.
Compreender a diferença entre igualdade e equidade na empresa permite adotar estratégias essenciais para manter seus colaboradores engajados. Nesse quesito é preciso implementar mudanças reais na organização a fim de demonstrar, aos clientes e aos parceiros de negócio, o seu comprometimento quanto a criação de um ambiente de trabalho mais justo para seu time.
Gostou do post e quer ter acesso a novos artigos em primeira mão, assim como acompanhar as atividades da SAP Concur? Então, curta a nossa página no Facebook!