Crescimento e Otimização

Empowerment: saiba como ajudar o colaborador a ter mais autonomia

SAP Concur |

Autonomia, eficiência e escala. Da forma como percebemos, essas são algumas das principais qualidades do empowerment, um conceito cada vez mais importante para o sucesso das empresas no mercado. Com o dito empoderamento, a gestão garante maior autonomia aos seus funcionários, elevando o desempenho e reduzindo a ociosidade da operação. 

Por isso, aproveitamos o momento para criar este material sobre o tema. O nosso objetivo é demonstrar a importância e o protagonismo desse conceito no crescimento das empresas — sobretudo aquelas que estão na constante busca por eficiência e escala. Então, aproveite e saiba agora como ampliar o poder de decisão dos colaboradores na sua gestão

O que é empowerment?

Em português, empoderamento. Na realidade das empresas, o empowerment propõe a garantia de mais autoridade e poder de decisão aos colaboradores, com o objetivo de reduzir a morosidade dos processos e elevar a autonomia do fluxo de trabalho, garantindo mais responsabilidade, agência e engajamento por parte dos funcionários. 

A melhor forma de entender o conceito é visualizá-lo na prática. Em empresas com uma operação mais tradicional, sem o empoderamento dos colaboradores, muitas das rotinas e atividades são truncadas por conta de cadeias de comando que nem sempre precisam existir. É claro, a hierarquia é importante, mas o excesso dela é prejudicial à eficiência.

Basta considerar isso no cotidiano de uma empresa. O objetivo do empowerment é justamente identificar onde existe o excesso de travas na operação, além de delegar mais poder de decisão e autonomia para os colaboradores. Assim, é possível acelerar as coisas, reduzindo a necessidade de tantas reuniões, notas, feedbacks, supervisões e acompanhamentos. 

Quais os principais pilares do empowerment?

Poder, desenvolvimento, liderança e motivação são os quatro pilares do empoderamento nas empresas. Por isso, entendemos que, para aplicar o conceito na sua gestão, é preciso compreender o papel de cada um desses pontos. Assim, você garante uma implementação suave e eficiente da metodologia e poderá colher os benefícios disso na sua operação. 

Poder

Aqui, falamos de delegar autoridade (poder de decisão) e responsabilidade aos colaboradores. Como sugere o nome, esse é o fator-chave do empoderamento, que é tornar as pessoas mais engajadas, influentes e responsáveis pelas decisões e caminhos da operação. Além de preencher o senso de propósito dos colaboradores, isso também aumenta o nível de responsabilidade. 

Desenvolvimento

No entanto, não basta apenas delegar mais funções e responsabilidades sem garantir que os seus funcionários estejam prontos para essa transição. Por isso, o segundo pilar do empowerment é justamente a qualificação. É preciso treinar os colaboradores em habilidades específicas, garantindo que eles tenham o preparo necessário para lidar com os desafios da mudança.

Liderança

Aqui, falamos tanto da liderança de equipes empoderadas quanto da formação de novos líderes entre os colaboradores. Afinal, uma das melhores formas de identificar talentos nessa área é observando como as pessoas lidam quando operam com menos supervisão e maior autoridade. Por isso, esse é outro fator que deve ser trabalhado com sensatez e estratégia.

Motivação

Por último, mas igualmente importante, a política de incentivos, benefícios e estímulos aos colaboradores. É preciso que o empoderamento seja uma proposta justa. O colaborador carrega mais responsabilidades e expectativas e, por isso, precisa ser recompensado à altura do trabalho que vai entregar. A motivação e o incentivo são combustível para uma equipe empoderada.

Quais as vantagens de adotar esse conceito na sua empresa?

Produtividade, retenção e qualidade. Em nossa visão, esses são os benefícios mais importantes e mais imediatos após a implementação do conceito na sua empresa. Por isso, muitas gestões observam a ideia com interesse e estão investindo pesado em consultorias, treinamentos e seminários que sejam capazes de trazer essas vantagens para as suas operações.

Produtividade

A fórmula é simples. Empowerment = autonomia + autoridade individual - hierarquia - ociosidade. Por conta dessa estrutura, o empoderamento resulta em colaboradores mais engajados, produtivos e pessoalmente envolvidos com os processos e seus resultados. O efeito disso é uma empresa mais ágil, eficiente e produtiva, com menos ineficiências nos fluxos de trabalho.

Retenção

Já aqui, falamos especificamente da retenção de talentos, que está diretamente ligada à redução do turnover nas empresas. Quando empoderados e devidamente recompensados, os colaboradores se sentem valorizados pela empresa, o que reduz a probabilidade de aceitarem ofertas em empresas concorrentes ou até mesmo de abandonarem suas posições de trabalho.

Qualidade

Por fim, há o ganho de qualidade nas entregas da empresa. Aqui, é importante perceber que empowerment não é sobre acelerar a velocidade do trabalho do colaborador, mas sim a velocidade operacional da empresa. Quanto maior a eficiência e a agilidade na resolução de problemas, conflitos e dilemas, mais rápido se atinge um nível elevado de qualidade.

Como aplicar o conceito de empowerment na sua empresa?

Da forma como percebemos, existem três etapas fundamentais para introduzir o conceito na sua empresa: planejamento, qualificação e implementação. O planejamento está muito focado na análise, em que se identificam as vulnerabilidades operacionais, tal como o excesso de hierarquia e/ou burocracia nas rotinas da empresa. 

Também nessa fase, identificam-se as pessoas e áreas que serão contempladas com essa transição. Afinal, o empowerment não é uma estratégia generalista, que confere autonomia a todos. Na realidade, é uma estratégia bem seletiva, que exige uma análise séria e coerente sobre as demandas da sua operação e o perfil dos seus funcionários. 

Já em um segundo momento, há a qualificação. Como já destacamos, não adianta agregar funções e responsabilidades sem preparar os colaboradores para essa transição. Por fim, a implementação, fase em que é possível contar com a ajuda de consultorias e empresas especializadas no tema, garantindo uma adaptação fluida e um ganho de performance quase imediato. 

Como ficou claro, o empowerment é uma solução prática para as empresas que buscam maior eficiência e agilidade no caminho do crescimento. Com a autonomia conferida pelo conceito, é possível acelerar drasticamente a rotina, o que costuma impactar até mesmo a percepção do consumidor final sobre a qualidade e a velocidade dos seus trabalhos. 

Agora que você entende o conceito e a importância do empowerment nas empresas, aproveite para compartilhar as suas opiniões e experiências com o tema. Deixe um comentário abaixo!

Crescimento e Otimização
O tempo é nosso bem mais preciosos, decidir como gastá-lo é uma tarefa muito importante para uma qualidade de vida melhor, confira como fazer a gestão de tempo em viagens
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. Aprenda como montar com eficiência uma cultura inovadora.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Se você quer estar por dentro dos 5 passos para conseguir economizar nas viagens corporativas, confira este artigo.
Continue lendo