Experiência do Colaborador
Empatia em viagens corporativas: como isso ajuda na experiência do colaborador?
A experiência do colaborador em um deslocamento de negócios tem sido uma pauta cada vez mais comentada entre as empresas que buscam humanização no ambiente de trabalho. A empatia em viagens corporativas é um assunto que mobiliza colaboradores e gestores para que o bem-estar seja priorizado nas organizações.
Quem tem o costume de viajar a negócios sabe que uma vivência negativa pode arruinar a viagem e torná-la muito mais estressante do que deveria. A responsabilidade de garantir total suporte e segurança ao viajante é o gestor de viagens corporativas. Esse tipo de líder tem como incumbência garantir que todas as diretrizes sejam cumpridas, inclusive, aquelas que asseguram auxílio total ao colaborador a qualquer momento. Esse tipo de empatia em viagens corporativas têm se tornado fundamental, principalmente, na construção da política de viagens corporativas.
O ponto principal dessa prática é a preocupação com o colaborador em primeiro lugar, valorizando, além do seu trabalho, o seu emocional. Um relatório da Crown World Mobility mostrou que é necessário aproveitar o momento atual para reequilibrar a relação entre a tecnologia, pessoas e a experiência do colaborador.
Para corroborar esse relatório, a pesquisa EY Consulting confirma que 90% dos trabalhadores dos EUA acreditam que a liderança empática leva a uma maior satisfação no trabalho e 79% concordam que diminui a rotatividade de colaboradores. Além disso, o mesmo estudo demonstra que 88% dos entrevistados acham que a liderança empática cria lealdade entre o time em relação aos seus líderes.
Outro resultado da mesma pesquisa revela que 85% relatam que a liderança empática no local de trabalho aumenta a produtividade entre os colaboradores.
No blog de hoje, entenda como a empatia em viagens corporativas ajuda na experiência do colaborador.
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Empatia em viagens corporativas: o que é?
A empatia em viagens corporativas pode ser conceituada como a capacidade de compreender emocionalmente as necessidades do colaborador antes, durante e depois de um deslocamento a trabalho. O relacionamento com a equipe tem ganhado papel de destaque nos temas de relações profissionais e, como as viagens corporativas ajudam na produtividade e na motivação do próprio time, elas devem ser tratadas com a devida atenção nessa questão.
Dentro desse contexto, a empatia em viagens corporativas ganhou espaço, aumentou significativamente a saúde mental e o bem estar dos viajantes, que acabam até otimizando seu próprio desempenho em estreitar os negócios com parceiros, fornecedores e investidores.
No tópico a seguir, descubra como a empatia em viagens corporativas ajuda na experiência do colaborador.
Confira: O que é alçada de aprovação nas viagens e despesas corporativas?
Como a empatia em viagens corporativas ajuda na experiência do colaborador?
Depois de compreender o que é a empatia em viagens corporativas e como elas projetam uma relacionamento de confiança entre o time e a empresa, descubra, abaixo, algumas dicas de como implementar a empatia em viagens corporativas para auxiliar na melhor experiência do colaborador nos deslocamentos.
Comunicação
A comunicação é uma prática imprescindível em qualquer tipo de organização corporativa. Sem ela, as informações se perdem e o trabalho não consegue seguir um fluxo estruturado. Em deslocamentos a negócios, o gestor de viagens precisa estar em total sintonia com o viajante, principalmente, para compreender as suas necessidades durante a viagem.
Ainda para melhorar mais os canais de comunicação e praticar a empatia em viagens corporativas, o ideal é abrir um espaço para feedbacks, sugestões e conversas em lugares onde os colaboradores se sintam confortáveis para opinar. Uma ideia comum e que apresenta resultados rápidos são as pesquisas de satisfação após as viagens corporativas.
Ao criar essa via de comunicação, o colaborador se sente mais seguro para realizar o seu trabalho, tirar dúvidas e contribuir para o crescimento da empresa.
Apoio
O suporte é a parte mais importante da empatia em viagens corporativas. Quantos imprevistos podem acontecer em um deslocamento? O gestor de viagens deve estar atento para oferecer apoio em todos os assuntos pertinentes à viagem. Ele pode ajudar nas intermediações entre o viajante e a empresa, hotéis, transporte, meios de pagamento, entre outras situações. É importante o colaborador saber que ele poderá contar com uma solução imediatamente.
Conhecimento dos colaboradores
Para lidar com imprevistos em deslocamentos e praticar com coerência a empatia em viagens corporativas, é preciso conhecer o perfil de cada colaborador, já que cada um é de um jeito e deve ter suas necessidades atendidas, seja em viagens locais, estaduais ou até internacionais.
Dominar as personalidades de cada um e saber em quais pontos alguns dos times precisam de mais ajuda do que outros fazem com que as soluções venham mais rapidamente caso aconteça algum imprevisto.
Contribuição para a experiência
Está muito enganado quem pensa que a experiência do colaborador em viagens a trabalho começa apenas quando ele começa seu deslocamento. A experiência se inicia desde o planejamento da viagem e só termina quando o reembolso é realizado pela área contábil. Dessa forma, quando o colaborador se estabilidade da gestão e pode ir tranquilamente viajar, pois sabe que o gestor estará de prontidão para assumir as responsabilidades dessa viagem, a confiança se constrói de forma mais fácil e contribui para que o viajante tenha uma vivência harmônica.
Ser um gestor que viaja
De nada adianta ser um gestor de viagens corporativas se você não tem experiência de vivê-las. A partir do momento em que você se coloca no lugar do viajante, você compreende quais os pontos de melhora de acordo com a sua visão e ainda pode ajudar a sua empresa a otimizar outros fatores de acordo com os feedbacks recebidos.
Iniciativas de liderança
Já que a construção de confiança é um passo muito importante para a empatia em viagens corporativas, as iniciativas de liderança também ajudam na estruturação do processo de deslocamento. O gestor de viagens pode auxiliar trazendo treinamentos, workshops, apresentações e demais atividades para incentivar na busca de melhores ações nas viagens a trabalho.
Leia também: Quais indicadores monitorar em uma gestão de viagens corporativas?
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