Despesas e Viagens

É possível realizar pagamento on-line nas viagens corporativas?

SAP Concur |

Os meios de pagamento on-line fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Com a chegada do Pix, realizar pagamentos online ficou muito mais fácil e rápido.

De acordo com o estudo da StartSe, em parceria com instituto Pesquisa na Hora, cerca de 57% dos consumidores brasileiros têm o hábito de fazer compras ou pagamentos on-line com frequência.

Entre os meios de pagamento on-line mais utilizados, os cartões ainda aparecem na frente, 62,1% das pessoas que realizam compras sempre preferem utilizar cartões. Porém, o Pix já ocupa o segundo lugar entre os meios de pagamento on-line mais utilizados, 28,9% dos entrevistados que sempre realizam compras online, preferem a utilização do Pix.

Sendo assim, muitas empresas e colaboradores passaram a utilizar os meios de pagamento on-line como a principal forma de pagamento durante as viagens corporativas. Esse hábito pode trazer diversas vantagens para as empresas e muito mais facilidades para o colaborador que está viajando.

Por isso, neste artigo, falaremos tudo sobre os meios de pagamento on-line nas viagens corporativas, suas vantagens e como adotar essa modalidade em sua empresa.

Confira: O que é alçada de aprovação nas viagens e despesas corporativas?

Como funciona o pagamento on-line nas viagens corporativas?

O pagamento on-line nas viagens corporativas pode englobar diferentes meios de pagamento, desde que as transações sejam feitas através da internet e de maneira virtual. Para que isso seja possível, é utilizado plataformas que permitem o envio e recebimento de pagamentos de maneira totalmente digital.

Atualmente, as empresas podem escolher entre vários meios de pagamento on-line, como: Pix, cartões de crédito, cartões de débito, boleto bancário ou transferência eletrônica disponível (TED).

Porém, quando falamos de pagamento on-line nas viagens corporativas, é muito mais recomendável que as empresas optem pela utilização de cartões, pois garantem mais praticidade e agilidade na hora de realizar o pagamento. Um dos motivos para a utilização de cartões, por exemplo, é a possibilidade de parcelar os gastos durante a viagem.

Outra boa opção é a utilização do pix, que oferece transações instantâneas, 24 horas por dia, onde a pessoa recebe o pagamento em tempo real.

Como é possível ver, a principal preocupação do pagamento on-line nas viagens corporativas é a praticidade e agilidade, para que o profissional que esteja viajando possa resolver seus pagamentos de forma rápida e sem grandes problemas.

Saiba mais: Como a sua empresa lida com a violação de despesas corporativas?

Quais as vantagens de usar o pagamento on-line nas viagens corporativas?

Antes de entender como adotar o pagamento on-line nas viagens corporativas, vamos conhecer suas vantagens para que você possa decidir se vale ou não a pena fazer o pagamento de forma on-line.

Segurança de dados

A primeira dúvida que pensamos quando falamos em pagamentos on-line é na segurança. Ainda falando do estudo citado anteriormente, 76,7% dos entrevistados consideram o ambiente on-line como seguro para a realização de compras e pagamentos.

Isso porque, uma plataforma on-line de pagamentos oferece mais segurança aos dados, prevenindo que os dados pessoais e bancários dos usuários sejam vazados. O investimento feito por essas plataformas de pagamento on-line é muito elevado, oferecendo sistemas integrados com bancos e outras instituições financeiras, garantindo máxima proteção para os seus dados.

Através da integração, é possível checar a identidade de quem está realizando a compra, dessa forma, evitando tentativas de golpes e fraudes.

Rastreamento

Outra vantagem importante das plataformas de pagamento online é a facilidade de realizar o rastreamento das movimentações financeiras feitas pelos colaboradores. Esse é um grande benefício para realizar a gestão de reembolso de maneira assertiva e evitar tentativas de fraude, exatamente porque os responsáveis pela aprovação dos gastos poderão verificar se as movimentações estão dentro do esperado.

Redução de fraudes

Como já falamos em outros momentos neste artigo, os meios de pagamento on-line são ótimas ferramentas para reduzir fraudes. Isso porque eles contam com tecnologias de ponta, usando recursos de inteligência artificial e big data que servem para compreender os hábitos de consumo dos usuários e evitar que despesas fraudulentas sejam aprovadas durante as viagens corporativas.

Leia também: Quais indicadores monitorar em uma gestão de viagens corporativas?

Como adotar o pagamento on-line na sua empresa?

Agora, vamos entender como sua empresa pode adotar o pagamento on-line nas viagens corporativas.

Considere as necessidades da empresa

A primeira coisa a ser considerada na hora de implementar um meio de pagamento on-line é entender quais são as necessidades da empresa. Ou seja, é necessário entender qual o tamanho dos gastos que sua empresa tem durante uma viagem corporativa e quais as opções de pagamentos que os colaboradores podem encontrar com mais facilidade durante suas viagens.

Escolha a melhor opção para sua empresa

Com as necessidades da empresa bem clara, é hora de comparar as soluções disponíveis e qual aquele que se encaixa melhor com a sua empresa. Isso quer dizer, analisar tudo o que cada uma das opções oferecem como vantagem, o parcelamento, a instantaneidade do pagamento, a praticidade, etc.

Com isso definido, quando necessário, é importante entrar em contato com a instituição responsável por fornecer o meio de pagamento para sua empresa, por exemplo, a instituição bancária responsável pelo cartão de crédito corporativo.

Instrua os colaboradores

O próximo passo é instruir os seus colaboradores para que eles possam fazer bom uso do meio de pagamento escolhido. Isso é fundamental para que durante as viagens corporativas não haja nenhum risco de eles não conseguirem lidar com o sistema de cobrança virtual. Portanto, fica a cargo do gestor instruir a todos os funcionários sobre como realizar os pagamentos de maneira virtual para que não haja nenhum engano durante as viagens corporativas.

Integre as informações

Por último, você pode procurar por soluções em tecnologia que permitem a integração e a automação de processos para auxiliar na gestão das suas viagens corporativas. Dessa forma, você aumenta a assertividade da sua gestão, conseguindo diminuir gastos desnecessários e minimizar os erros durante o processo.

Acompanhe a SAP Concur em outras plataformas para mais conteúdos

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo email: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Você pode se interessar: Contas a pagar: aprenda a realizar uma gestão eficiente em 6 passos

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente. Estabelecer e seguir corretamente uma política de reembolso de despesas corporativas é um grande desafio. Entretanto, com a implementação de um software de gestão como o SAP Concur Travel essa missão é mais simples. Esse sistema de gerenciamento permite toda a organização de uma viagem corporativa, desde a emissão de passagens aéreas até o acompanhamento do itinerário. Além disso, por meio da plataforma, é possível receber todas as notas para reembolsos, fazer validações e controles em tempo real.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Se você está em busca de informações sobre como aumentar a produtividade da equipe, o time de especialistas da SAP Concur está à disposição da sua empresa para esclarecer dúvidas e ajudar no que for necessário. Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Despesas e Viagens
Veja quais as tendências de viagens corporativas para 2023 e se planeje para o novo ano.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Confira o que faz um gestor de viagens corporativas e quais são os principais desafios que esse profissional pode enfrentar durante o dia a dia em uma empresa.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Você já se perguntou como funcionam as horas extras em viagens corporativas? Neste artigo, falaremos sobre isso e como você pode economizar com isso.
Continue lendo