Crescimento e Otimização
Conheça os 7 benefícios dos pagamentos digitais para a empresa
Os pagamentos digitais são representados por quaisquer métodos de transação financeira que seja realizado por meio da internet, por transferência bancária ou com o uso de cartões de crédito ou débito. Assim, são aquelas transações realizadas sem o uso de dinheiro vivo ou talão de cheques.
Além de oferecer maior segurança e praticidade para as duas partes envolvidas na negociação, os pagamentos digitais abrem oportunidades para os empreendedores.
Neste post, mostraremos os principais benefícios dos pagamentos digitais para o seu negócio, além de mostrar as melhorias sob o ponto de vista do consumidor. Boa leitura!
Quais são os maiores benefícios dos pagamentos digitais para a empresa?
O Pix é um exemplo de pagamento digital que se consolidou rapidamente no mercado, garantindo que as pessoas não precisem mais depender exclusivamente do dinheiro físico. No entanto, outros meios de pagamento, como os cartões de crédito, de débito e boleto bancário, ainda são amplamente utilizados.
Essas opções agregam valor às operações de empresas de diversas formas. Conheça 7 aspectos a seguir!
1. Mais segurança
Quem trabalha em loja física, com dinheiro (em papel) na mão, sabe que corre sérios riscos de ser assaltado e ter um prejuízo significativo. Do ponto de vista do criminoso, é bem mais fácil levar um maço de notas embora, já que toda a operação leva poucos segundos.
Por outro lado, usar um meio de pagamento eletrônico garante um maior nível de segurança para o negócio, uma vez que as possibilidades de furto (quando o roubo é feito sem você ver) se tornam menores. Além disso, trabalhar apenas com dinheiro, carnês e cheques dificulta o controle financeiro e de despesas da empresa — principalmente em termos de inadimplência.
Como se não bastasse, muitos meios de pagamento digitais, como o cartão de crédito, utilizam soluções antifraude que aumentam a segurança das transações. Desse modo, o risco de fraudes e chargebacks reduz consideravelmente.
2. Modernidade e inovação
Outro benefício relevante é a capacidade de modernizar a empresa. Afinal, a sociedade está cada vez mais conectada, realizando pagamentos por meio do celular. Um comércio que só aceita "dinheiro vivo" acaba limitando as suas operações, uma vez que muitas pessoas nem mesmo carregam notas e modas nos bolsos.
Outro benefício é que o controle das transações se tornará mais preciso, uma vez que toda operação ficará registrada nos meios de pagamento, por meio dos aplicativos utilizados. Para quem deseja modernizar a empresa, ter que anotar no papel ou preencher manualmente em planilhas não é o mais recomendado.
O Pix, por exemplo, já caiu nas graças do brasileiro. Quem não oferece essa possibilidade de pagamento está, simplesmente, recusando o meio mais utilizado por brasileiros na atualidade, segundo dados do Banco Central.
3. Mais rapidez nos processos
Os pagamentos digitais são, de modo geral, mais rápidos do que outras formas de quitar as contas, uma vez que eliminam a necessidade de ter que digitar informações bancárias a cada transação.
Isso torna os processos de compra mais ágeis e eficientes, incentivando os consumidores a concretizarem uma compra. Outro motivo interessante para priorizar o pagamento digital é que não há a necessidade de emitir troco para o comprador, o que também agiliza as transações.
4. Redução de erros
O registro manual das vendas de um empreendimento é, hoje, um método pobre de mapear as entradas e saídas e controlar o fluxo de caixa. Será preciso anotar algo sempre que uma transação for feita, o que provavelmente causará erros, uma vez que essa tarefa será feita rapidamente para que o colaborador fique livre para fechar outros negócios.
Já com os pagamentos online, os registros de transações são automatizadas. Assim, você e sua equipe não precisarão perder tempo com o trabalho de checagem e conferência de tudo aquilo que foi registrado. Isso aumenta a produtividade geral, uma vez que os colaboradores terão mais tempo para outras tarefas.
Nesse sentido, o trabalho do departamento financeiro também é otimizado, uma vez que o registro manual aumenta o trabalho — e a probabilidade de que erros ocorram.
5. Maior garantia de recebimento
Quando um cliente realiza uma compra por meio de pagamento digital, aquela transação será analisada pelo sistema bancário. Uma vez que o processo é feito e o dono de uma loja recebe a confirmação da intermediadora, a mercadoria já pode ser repassada (ou enviada) ao cliente.
Nesse sentido, a instituição intermediadora, como a empresa que concede o cartão de crédito, garante o pagamento — e o lojista não fica na mão.
Esse exemplo vale para pagamentos no cartão de crédito, débito e boleto bancário. Já no caso do Pix, o processo é similar, uma vez que o empreendedor poderá repassar o produto apenas depois de receber a confirmação de que o pagamento foi feito.
6. Proteção contra fraudes
Uma fraude que ainda é praticada, em pleno século XXI, é o repasse de notas falsas no comércio. Em empresas com um volume alto de negociações, com os colaboradores sempre ocupados, será difícil tirar um tempinho para considerar a veracidade de cada cédula.
Nos pagamentos digitais, esse tipo de fraude não funciona, uma vez que o lojista poderá confirmar, em seu próprio aplicativo, se a compra foi autorizada. Os cheques sem fundo também são outro golpe que, infelizmente, ainda ocorre.
7. Maior atração de clientes
Coloque-se no lugar do cliente: você quer muito comprar algo. Um notebook, por exemplo. Você entra na loja, com o coração já pulsando para ter um equipamento novo. Contudo, a frustração logo bate: aquele vendedor não aceita Pix, apenas dinheiro vivo.
Como esse cliente não estava com os seus cartões, apenas com o celular, o vendedor perde um negócio. Nesse sentido, empreendedores precisam ampliar sua oferta de pagamentos digitais para não perder dinheiro. Uma matéria do Tecnoblog, por exemplo, mostra que quase 50% das pessoas pensam em desistir das compras se a empresa não aceita Pix.
Caso a sua empresa não estiver preparada para oferecer um leque amplo de pagamentos, você terá uma retração no número de clientes. Pode ficar pior: o cliente que não teve o seu Pix aceito poderá usar esse meio no concorrente — e não voltar mais à sua loja.
Como a sua empresa pode aderir aos pagamentos digitais?
Aderir aos pagamentos digitais e controlar as despesas relacionadas às viagens corporativas da empresa fica bem mais fácil com a nossa solução: SAP Concur Travel & Expense!
Trata-se de um sistema de gestão de viagens e despesas corporativas, bem intuitivo. Ele valoriza a experiência do usuário e pode ser acionado em qualquer dispositivo, além de ter um layout simples de navegar.
O SAP Concur Travel & Expense otimiza toda a sua viagem a trabalho, desde a reserva de serviços até o controle de pagamento empresarial. Outros benefícios são a integração de cartões, como o de crédito e o pré-pago, o que proporciona que os gestores visualizem os gastos feitos em um painel centralizado.
Como vimos no artigo, os pagamentos digitais são uma excelente opção para quem quer praticidade, comodidade, maior atração de clientes e se resguardar contra as fraudes associados ao dinheiro vivo e aos cheques. Eles permitem um maior controle das operações e modernizam o negócio.
Gostou do artigo e se interessou pelo SAP Concur Travel & Expense? Então, não perca tempo e entre em contato conosco para saber mais!