Despesas e Viagens

Como implementar uma viagem de incentivo na empresa? Confira as nossas dicas!

SAP Concur |

A valorização e o reconhecimento pelo trabalho executado com excelência são esperados por todos os profissionais — independentemente do porte da companhia e do nível hierárquico no qual estão inseridos. No intuito de fugir do óbvio e de ir além do "mais do mesmo", cada vez mais, as empresas têm optado por premiar o quadro de pessoal com uma viagem de incentivo.

A propósito, quem acredita que o formato de premiação é vantajoso somente para os talentos contemplados está equivocado. A partir do investimento nesse tipo de iniciativa, as organizações tendem a estreitar o relacionamento com a força de trabalho e a promover a imagem institucional perante o mercado, estimulando, mesmo que indiretamente, o alcance de resultados positivos.

Quer ficar por dentro dessa proposta, dos seus benefícios e de como implementá-la na organização? Continue a leitura!

O que é uma viagem de incentivo?

Resumidamente, uma viagem de incentivo é um meio de recompensar os talentos de uma organização por um rendimento de destaque e/ou pelo atingimento de uma meta preestabelecida. Aliás, a medida vem se revelando uma ferramenta poderosíssima para reconhecer todo o esforço empregado pelos colaboradores, motivando-os à execução de um trabalho de altíssimo nível e com foco nos resultados.

No entanto, em razão de ser uma iniciativa empresarial, é comum que os conceitos de viagem de incentivo e de viagem corporativa se confundam. Portanto, é indispensável esclarecer — especialmente para o time — que são ações distintas.

Via de regra, as viagens corporativas visam à propagação dos negócios de uma corporação. Ou seja, trata-se de um formato em que os colaboradores estão representando a marca na qual atuam objetivando o fechamento de acordos e transações com potenciais fornecedores ou clientes, por exemplo.

Já uma viagem de incentivo — embora até possa abranger algumas atrações ou eventos direcionados ao universo corporativo no roteiro, dependendo da política da corporação — tem como propósito entregar uma experiência positivamente marcante para os talentos contemplados.

Na prática, funciona assim: o departamento financeiro e o setor de Recursos Humanos (RH) traçam uma planificação colaborativa a fim de identificar o volume estimado de recursos necessários para a concretização da iniciativa.

Posteriormente, é importante determinar o perfil dos profissionais contemplados para avaliar em quais planos todos se adaptam melhor. Normalmente, ocorre a definição de um teto máximo de gastos que os premiados poderão utilizar do modo que entenderem conveniente.

Quais são os benefícios de uma viagem de incentivo e como a proposta pode ser utilizada em uma empresa?

Também conhecido como "turismo de incentivo", como dito, esse tipo de ação envolve uma série de pontos positivos, tornando-se um incrível instrumento de engajamento dentro da empresa. Alguns benefícios incluem:

  • o fomento ao desenvolvimento profissional e pessoal: como dito, mesmo que a viagem de incentivo seja voltada ao lazer, é válido conciliá-la com programações que estimulem o desenvolvimento profissional e pessoal dos talentos contemplados, até porque tudo aquilo que nos ajuda a abandonar a nossa zona de conforto contribui para a nossa própria evolução nos mais diversos âmbitos;
  • a retenção de talentos na organização: já que elevar o engajamento e oferecer bonificação que saem do lugar-comum aumentam os níveis de satisfação da força de trabalho, mantendo (e até atraindo) os profissionais;
  • a elevação dos níveis de produtividade: afinal, além de retornarem estimulados e com as "energias renovadas", os talentos contemplados se sentiram valorizados e, com isso, tendem a retribuir a recompensa atuando com mais empenho;
  • o aumento da motivação dos talentos: até mesmo daqueles que não foram premiados, pois haverá uma clara percepção de que a empresa busca valorizar a sua força de trabalho e de que o esforço rotineiramente empregado "vale a pena", enquanto, é claro, os profissionais já contemplados retornam à função revigorados.

Portanto, é possível afirmar que uma viagem de incentivo pode ser utilizada como uma iniciativa que é inerente a algo muito maior para a promoção de soluções altamente efetivas e para o aumento da satisfação da força de trabalho: o endomarketing.

A ideia por trás do conceito envolve a elaboração de um plano de ações cujo enfoque é o desenvolvimento de um ambiente criativo e agradável para os talentos da empresa.

Como promover viagens de incentivo?

Tão relevante quanto compreender o que é uma viagem de incentivo — as suas diferenças em relação às viagens corporativas — e as vantagens proporcionadas pela iniciativa é entender como promovê-la de forma bem-sucedida.

Nesse sentido, elencamos algumas dicas-chave que serão grandes aliadas para garantir que os profissionais premiados verdadeiramente sentirão que estão vivenciando uma experiência pensada para eles.

Conheça os colaboradores que integram o quadro de pessoal

Para que a viagem de incentivo seja realmente gratificante e vista como uma recompensa, é essencial dominar o público ao qual a iniciativa se destina. Em outras palavras, é preciso conhecer as preferências, a faixa etária, os desejos e as demais particularidades dos colaboradores.

A partir disso, será viável traçar um roteiro mais agradável e personalizado, que seja interessante de verdade para os contemplados.

Selecione os destinos ideais

Em seguida, é preciso definir o destino da viagem de incentivo. Nesse caso, se os trabalhadores premiados detestam baixas temperaturas, não fará sentido contemplá-los com uma estadia no Sul do Brasil, por exemplo — e vice-versa. O recomendável é buscar ser tão democrático quanto possível na escolha do destino.

Planeje com antecedência

Para que o roteiro seja seguido sem eventuais transtornos, o planejamento é a palavra de ordem. A partir dessa medida, é viável evitar transtornos e imprevistos que poderão tornar a viagem de incentivo uma experiência negativa.

Então, monte um cronograma bem-feito, estabeleça o orçamento previamente e não deixe para fazer as reservas na última hora. Além disso, a organização vem com um "plus": quanto mais cedo os detalhes são definidos, menos onerosa a viagem será, já que contratações próximas à data escolhida costumam ter um valor mais elevado.

Conte com uma solução de gestão das despesas de viagens custeadas pela empresa

Todas as dicas listadas até aqui são valiosas, mas você já pensou em poder contar com uma solução que reinventa todas essas medidas manuais e faz da tecnologia uma aliada para simplificar os processos cotidianos e criar as melhores experiências para os colaboradores?

O SAP Concur foi pensado para todas as empresas — inclusive os empreendimentos em crescimento — e disponibiliza ferramentas ágeis e intuitivas, sendo integrável com qualquer ERP do mercado.

Com uma implementação rápida (e tudo na nuvem), o nosso propósito é resolver problemas grandes, pequenos e até aqueles que você nem sabia que existiam!

Nós, da SAP Concur, tornamos o difícil simples, transformamos o desconhecido em conhecido e colocamos um fim definitivo nas tarefas repetitivas e entediantes, viabilizando o planejamento da sua viagem de incentivo — ou de negócios — com muito mais praticidade!

Quer ficar por dentro de como a SAP Concur pode fazer a diferença na sua gestão de viagens de âmbito empresarial? Entre em contato conosco!

Despesas e Viagens
Veja quais as tendências de viagens corporativas para 2023 e se planeje para o novo ano.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Confira o que faz um gestor de viagens corporativas e quais são os principais desafios que esse profissional pode enfrentar durante o dia a dia em uma empresa.
Continue lendo
Despesas e Viagens
A mobilidade corporativa é uma tendência que está tomando conta de diversas empresas no Brasil e no mundo. Confira tudo sobre o assunto em nosso blog.
Continue lendo