Despesas e Viagens
Entenda a diferença entre as classes de avião e como escolher
O processo de traçar uma viagem aérea passa pela definição do destino, a compra das passagens e, claro, a definição entre as diferentes classes de avião. Nessa hora, podem bater algumas dúvidas relacionadas a preços, nível de conforto, serviços oferecidos, entre outros fatores.
Além disso, por que existem ao menos três classes tarifárias para escolher? Neste post, falaremos dessa e de outras questões. Vamos separar cada uma delas de acordo com critérios que mostram bem as similaridades e diferenças entre cada uma.
Por que existem diferentes classes de avião?
As diferentes classes de serviço e categorias de assentos existem para oferecer experiências para os passageiros. Também é um meio que as companhias aéreas encontram para diversificar suas receitas.
Outro ponto importante é que a existência das três categorias de tarifas proporciona que pessoas de diversos segmentos tenham o privilégio de realizar uma viagem de avião. Isso é interessante tanto para usuários individuais como para o contexto das viagens corporativas.
Se as companhias fossem obrigadas a padronizar o valor das passagens, talvez o valor tivesse que ser ajustado para preços acima daqueles cobrados para a classe econômica. Então, muitas pessoas seriam prejudicadas, assim como as empresas que utilizam as viagens corporativas como um meio de otimizar as suas experiências de negócio.
Quais são as classes de avião?
Primeiro, mostraremos os aspectos gerais de cada uma das três classes de voo. Confira!
Econômica
A econômica é a classe mais barata durante os voos. A principal característica é a proximidade entre os assentos, já que as pessoas ficam perto uma das outras. A distância entre uma e outra poltrona é menor, assim como o espaço para as suas pernas.
Executiva
A executiva é a “classe do meio”, digamos assim. É mais confortável que a econômica, mas perde em benefícios para a primeira classe. O nível de conforto e comodidade é intermediário. Contudo, há mais espaço para o corpo e o assento costuma ter uma melhor qualidade de material.
Primeira classe
Viajar de primeira classe é um privilégio para poucos: afinal, é a opção mais cara e que reúne o maior número de comodidades em um voo. Para viagens mais longas, é possível reclinar o assento de modo que ele, praticamente, se transforme em uma cama.
A primeira classe costuma atender a segmentos de passageiros privilegiados: pessoas com alto poder aquisitivo ou colaboradores de empresas maiores.
Quais são as diferenças?
Mostramos as diferenças gerais no tópico anterior, mas agora vamos destacar as características específicas de cada classe, como os níveis de conforto, o espaço disponível, entre outras.
Preço
A mais barata é a econômica, já a primeira classe conta com os valores mais altos. É economicamente inviável que uma empresa de pequeno ou médio porte envie dezenas de funcionários em uma jornada corporativa pela primeira classe, por exemplo — exceto caso ela tenha algum desconto ou parceria com a companhia aérea.
Dependendo do voo e da companhia, também é possível encontrar uma opção premium de classe econômica. Nesse caso, é algo mais parecido à viagem executiva, mas com um preço relativamente menor.
Conforto
A primeira classe é aquela que oferece o maior conforto, com assentos fabricados com tecnologia moderna e materiais de melhor qualidade. Como mencionamos, é capaz de recliná-lo até ele se transformar em uma cama.
Para voos mais curtos, os assentos da classe econômica atendem perfeitamente. Contudo, a privacidade fica prejudicada: se um colaborador quiser conferir alguns documentos importantes no celular, por exemplo, terá que lidar com a proximidade de outras pessoas.
Espaço
Na primeira classe e na executiva, o passageiro terá mais espaço para esticar as pernas. Isso é ótimo para pessoas mais altas, que podem se sentir um pouco apertadas na opção econômica. Já a econômica deixa um pouco a desejar nesse quesito, já que todos os ocupantes ficam muito juntos e não há tanto espaço para as pernas.
Passageiros das classes executiva e primeira classe têm assentos que podem ser reclinados para a posição horizontal, garantindo um pouco mais de espaço para o viajante.
Serviços
Outro serviço bastante cobiçado é a possibilidade de utilizar a sala VIP no aeroporto, além da prioridade tanto no check-in e no check-out. Esses privilégios só são possíveis para aqueles que viajam de primeira classe.
Os viajantes da classe econômica têm direito a serviços como um limite de bagagens sem custo adicional, mas vale lembrar que esse número aumenta nas classes seguintes. Opções de áudio e vídeo são encontradas em todas as opções, principalmente em voos mais longos.
Comodidades
Apesar de não ser obrigatório, é comum que as companhias ofereçam algum lanche ou refeição durante o voo. Do mesmo modo, há a opção de que os próprios passageiros comprem comida e bebida, de acordo com as suas preferências.
Nesse quesito, temos mais um exemplo claro de comodidades: enquanto os ocupantes da primeira classe comem comidas mais sofisticadas e bem avaliadas, os passageiros da primeira classe terão opções mais modestas e em horários fixos.
A opção de bebidas também é consideravelmente maior nas classes executiva e primeira classe. Será possível escolher drinks premium e bebidas alcoólicas diversificadas, por exemplo.
Como escolher a classe de avião?
A empresa precisa pensar, antes de tudo, no orçamento disponível para suas viagens corporativas. Uma ideia interessante é recompensar colaboradores que tenham se destacado em determinados projetos: assim, oferecer uma jornada de primeira classe será uma surpresa muito positiva para eles.
Também é importante pensar na duração da viagem. Uma jornada de mais de 20 horas para países como o Japão ou a China pode ser dolorosa se a única opção disponível para o colaborador for a econômica. Se houver boas perspectivas de fechar negócios que se traduzam em receitas para o negócio, garantir o conforto por meio de um lugar na primeira classe ou na opção executiva pode ser uma boa ideia.
Alguns pacotes de primeira classe oferecem benefícios exclusivos: a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de cabine, traslado em veículos de luxo e a possibilidade de provar pratos sofisticados. Para empresas grandes, que têm condições de arcar com esses gastos no orçamento, é uma ótima oportunidade de motivar os colaboradores.
Como você viu no artigo, há ao menos três diferentes classes de avião nos voos. Cada uma delas oferece experiências diferentes, em termos de preços, comodidades, serviços e outros aspectos. Cabe à empresa realizar as próprias escolhas: nesse caso, um sistema de gestão de viagens corporativas para mapear os custos é muito importante, como o SAP Concur Travel & Expense.
Você quer que outras pessoas confiram as informações deste conteúdo? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais e marque seus amigos e colegas de trabalho!