Controle de Custos Corporativos
Cartão de crédito pré-pago: 6 benefícios de ter um
Imagine a seguinte situação: uma empresa consegue gastar o montante exato que ela disponibilizou para uma tarefa, nem um centavo a mais. Nada de faturas onerosas que surgem apenas no fim do mês ou recursos ilimitados na mão dos colaboradores. É o que propõe o cartão corporativo pré-pago.
Longe de ser uma obra de ficção científica, o cartão de crédito pré-pago de uso corporativo é bastante real. Por meio dele, a empresa consegue autorizar as recargas de saldo, de modo que o controle fica na mão dos gestores.
Para que você saiba mais sobre essa opção, preparamos este artigo, com a explicação do conceito e os maiores benefícios desse tipo de cartão. Acompanhe!
O que é um cartão de crédito pré-pago?
O cartão pré-pago corporativo é uma opção utilizada com a função de débito. Antes de ser usado, ele deve ser abastecido com um valor específico, definido pela empresa, e todas as transações são feitas com a utilização do saldo disponível — até que termine.
Nesse sentido, a versão pré-paga se assemelha ao cartão de débito, uma vez que é preciso ter saldo para que um colaborador possa utilizá-lo, como em viagens corporativas.
Outra curiosidade é que o usuário não precisa ter uma conta corrente para fazer compras pelo cartão pré-pago. Além disso, quando o saldo termina, não significa que a vida útil se encerrou: quando o valor atinge zero, basta fazer uma nova recarga.
Como funciona o cartão pré-pago?
Você se lembra dos planos pré-pagos de celular, em que os usuários podiam fazer ligações e utilizar a internet à vontade, até o fim do saldo disponível? O cartão corporativo funciona de maneira bastante similar.
O cartão pré-pago não exige uma conta corrente em nome do usuário, mas essa versão compartilha algumas características com outros modelos, como:
- uma bandeira;
- uso internacional;
- capacidade de acesso ao saldo e ao extrato do cartão;
- conta com o suporte da instituição que o disponibiliza para a empresa.
Nesse contexto, é preciso diferenciar o pré-pago do pós-pago. Enquanto no primeiro é preciso ter saldo na conta para utilizá-lo, o segundo pode ser representado pelos cartões de crédito.
Quando uma empresa utiliza um cartão pós-pago, é como se ela estivesse pegando um valor emprestado para realizar o pagamento posteriormente. Já o pré-pago é um modo de organizar os gastos e disponibilizar um dinheiro que ela já tenha em caixa.
O cartão pré-pago tem ganhado espaço na sua versão corporativa porque simplifica a gestão das despesas. Afinal, com ele o usuário não gastará o que não tem.
Quais são os seus benefícios?
Agora que você conheceu o conceito e o funcionamento dos pré-pagos, vamos apresentar os benefícios específicos do seu uso.
1. Controle dos gastos nas viagens corporativas
Caso a sua empresa seja uma adepta das viagens corporativas, você sabe que elas têm diversos benefícios, mas também demandam gastos e planejamento.
Nesse contexto, entregar um cartão de crédito pós-pago com um limite alto nas mãos de cada funcionário pode não ser a melhor solução. Por desconhecimento ou por falha, ele pode acabar gerando uma despesa extra com um pós-pago.
Como o cartão pré-pago corporativo é recarregado com um valor definido pela própria empresa e baseado no conhecimento dos gestores sobre os gastos necessários para uma viagem produtiva, os líderes terão mais controle do que está sendo gasto naquela jornada.
Ainda que o funcionário tenha uma emergência e precise de uma recarga, isso só será feito com a anuência e com os valores escolhidos pelos gestores.
2. Ausência de faturas
Quando falamos em gestão dos gastos, algo que pode comprometer as finanças das empresas é chegar ao final do mês e descobrir que há uma fatura enorme a ser paga, referente ao cartão de crédito pós-pago. Nos pré-pagos, isso não acontece.
Afinal, não existe uma fatura em pré-pagos: sua empresa só gasta o que decidiu disponibilizar e carregar no cartão. Dependendo da opção contratada, você poderá realizar uma gestão diária e em tempo real dos gastos feitos, por meio de um aplicativo.
3. Redução dos riscos
Com os limites predefinidos dos pré-pagos, será mais fácil controlar os gastos. Consequentemente, seu negócio terá uma diminuição considerável em relação a riscos de fraude e problemas financeiros —principalmente decorrentes de pagamentos que a empresa só descobre posteriormente.
4. Facilidade na conciliação bancária
A conciliação bancária é um processo de gestão financeiro. Nessa prática, é realizada uma comparação entre os valores que constam no extrato bancário da empresa e o controle interno feito por ela.
O uso do cartão de crédito pré-pago ajuda a melhorar a conciliação, uma vez que será mais fácil realizar a conferência regular dos gastos feitos. Inclusive, é possível contratar opções que já contabilizam e registram automaticamente as despesas.
Como os gastos feitos no pré-pago já serão registrados automaticamente nos sistemas de gestão, será mais fácil realizar auditorias e fiscalizações posteriores, como um modo de evitar falhas e fraudes no compliance das viagens corporativas, por exemplo.
5. Melhora no relacionamento entre empresa e funcionário
Imagine que um funcionário viajou com um cartão de crédito, destinado a custear suas despesas. Contudo, por falhas na comunicação, ele acaba gastando bem mais do que a empresa tinha orçado em relação àquela viagem.
Ele poderá alegar que não recebeu instruções claras nesse sentido, o que fará com que a sua relação com a empresa fique estremecida. Com o pré-pago, isso não acontecerá, uma vez que o negócio colocará o saldo que os gestores definirem.
Caso o funcionário precise de um pouco mais de dinheiro durante a viagem, ele pode justificar os seus gastos extras antes que uma nova recarga seja feita. Nesse sentido, o pré-pago ajuda no combate aos altos custos e ainda serve para monitorar as despesas atuais
6. Previsibilidade
Uma empresa que consegue cumprir suas metas financeiras está no caminho certo para o sucesso. Nada melhor do que checar o que foi estipulado no início de um determinado período e verificar que tudo saiu conforme os objetivos.
O pré-pago é uma maneira de garantir essa previsibilidade nas contas do negócio. Como os repasses serão registrados pela equipe (ou por um sistema de gestão), o cumprimento das metas será facilitado.
Como você conferiu neste conteúdo, o cartão corporativo pré-pago é uma opção sob medida para empresas que querem ter um controle mais rígido dos seus gastos. Isso é especialmente importante em viagens corporativas, em que a falta de comunicação pode gerar gastos desenfreados.
Na hora de escolher o cartão corporativo pré-pago, priorize empresas com uma boa reputação no mercado, com um suporte em diversos canais de contato e que facilitem as recargas e a criação de novos cartões, de acordo com cada objetivo.
E aí, o que achou do cartão de crédito pré-pago? Cabe na sua empresa? Deixe um comentário com seus insights sobre o tema!