Crescimento e Otimização
7 melhores estratégias para o crescimento da empresa
Planejar o crescimento da empresa é como traçar uma rota para alcançar um destino específico. É necessário estabelecer qual é o ponto de partida, conhecer o caminho a percorrer, identificar os obstáculos e desafios ao longo do percurso. As estratégias ajudam a driblar essas dificuldades e garantem os recursos necessários para que a organização chegue ao seu objetivo.
A trajetória que cada negócio vai percorrer é única e o planejamento deve refletir os propósitos da organização. No entanto, existem algumas estratégias que já são conhecidas e que podem ser pontos de apoio importantes no decorrer dessa jornada.
Neste artigo, apresentaremos as melhores abordagens para os planos de crescimento empresarial. Boa leitura!
Por que buscar crescimento empresarial?
Crescer é um objetivo comum às empresas dos mais variados portes e segmentos. Quando um novo negócio é lançado no mercado, ele passa por uma etapa de validação. O produto ou serviço idealizado vai ser testado até que esteja consolidado. E essa é uma grande conquista, mas ainda há outras a serem alcançadas.
A partir da validação, é necessário garantir a competitividade da empresa no mercado. É aí que o plano de crescimento ganha uma importância fundamental. Dessa etapa em diante, a organização vai atuar para construir um futuro bem-sucedido. A estagnação, em contrapartida, pode representar o fracasso do negócio que não conseguiu manter sua relevância.
O crescimento empresarial é um momento crucial e bastante desafiador. Essa etapa abrange o processo de expansão e desenvolvimento da empresa em termos de vendas, receitas, lucros, participação de mercado, alcance geográfico, entre outros indicadores de desempenho. Todos esses objetivos não são alcançados facilmente.
Quais as 7 melhores estratégias para o crescimento da empresa?
Atingir as metas de crescimento empresarial requer um planejamento cuidadoso e estratégico. Sem uma estratégia clara e bem definida, é possível que a empresa não atinja seus objetivos e, em alguns casos, pode até mesmo colocar em risco a sua sobrevivência no mercado.
Investir no crescimento da empresa permite não apenas que as oportunidades sejam aproveitadas, mas, principalmente, é uma forma de evitar o insucesso. E como fazer isso? Adotando ações estratégicas e que estão alinhadas às melhores práticas de gestão. Veja o que você precisa considerar nos seus planos!
1. Ganho de produtividade, sem prejuízo à qualidade
O processo de crescimento da empresa pode ser um momento crítico para muitos negócios. E o pior é que essa complexidade nem sempre é identificada. Para compreender esse ponto é preciso lembrar que estamos falando de uma organização que já está no mercado e oferece um determinado produto ou serviço que foi bem aceito.
Quando essa empresa inicia a trajetória de expansão, vai precisar aumentar a sua produtividade. Isso precisa ser corretamente dimensionado para os gestores avaliem a escala que podem ganhar e quais recursos serão necessários para isso.
Imagine uma organização que presta um determinado trabalho de consultoria para seus clientes. Os profissionais que fazem o atendimento já estão treinados e habituados a uma determinada rotina.
Ao expandir as operações e conquistar um público maior, pode ser que a quantidade de consultores não acompanhe o crescimento. Nesse caso, a qualidade do serviço pode cair. Outro risco é o de não ter mão de obra qualificada, que tenha o mesmo nível de entrega assegurado até aqui.
Ganhar produtividade é importante e permite que a empresa amplie a sua capacidade, reduzindo custos. Mas é essencial preservar a qualidade. Para isso, é necessário analisar os dados da operação e fazer projeções. Esse é um dos segredos para construir uma trajetória de crescimento sustentável ao longo do tempo.
2. Análise de cenário interno e externo
A matriz SWOT é uma ferramenta de análise estratégica utilizada por empresas e organizações para avaliar o ambiente interno e externo em que estão inseridas. O termo SWOT é um acrônimo que em inglês significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Essa análise é fundamental para que a empresa possa definir estratégias que vai adotar. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que ajuda gestores na tomada de decisões. E, como já foi mencionado, o processo de crescimento da empresa é complexo.
Outra vantagem da análise SWOT é que ela pode ser utilizada para monitorar o desempenho da empresa ao longo do tempo. Isso faz com que o cenário seja constantemente revisto, assim como as estratégias. Assim, os erros são identificados e corrigidos mais rapidamente.
3. Valorização e reconhecimento do time
O crescimento da empresa é construído pelas pessoas, que devem ser valorizadas e reconhecidas. A empresa adota essa estratégia cria um ambiente de trabalho mais positivo e saudável, o que contribui para atrair e reter talentos.
Outro benefício das ações de motivação das equipes é o fortalecimento da cultura organizacional. E esse pode ser um diferencial competitivo para a empresa, na medida em que se traduz em um alinhamento maior de propósitos e de valores. Ou seja, a equipe e os gestores estão seguindo na mesma direção.
4. Parcerias empresariais
Há uma estratégia promissora para muitas empresas e que é construída a partir das parcerias. A conexão entre negócios que se complementam amplia a expertise das organizações, facilita o acesso a novos mercados, reduz custos (que podem ser compartilhados entre os dois empreendimentos) e eleva a competitividade.
Uma parceria empresarial pode ser útil para futuras colaborações ou negócios conjuntos. Além disso, as parcerias ajudam a empresa a estabelecer sua reputação no mercado e a construir uma rede de contatos valiosa.
5. Equilíbrio financeiro
Buscar o equilíbrio financeiro é uma estratégia que se aplica a qualquer momento da empresa. No processo de expansão, o controle é ainda mais decisivo. Normalmente, o plano de crescimento envolve investimentos. É preciso estar com as contas em dia para financiar a expansão ou para captar financiamentos necessários.
A gestão financeira também está associada à administração dos custos. Se a organização estiver com as contas em dia, pode conseguir melhores prazos e condições junto aos fornecedores. E isso vai ser decisivo para ganhar escala, de forma eficiente.
6. Integração e automação de processos
A integração e automação de processos pode contribuir para aumentar a eficiência e a produtividade da empresa, ao eliminar tarefas manuais e repetitivas que consomem tempo e recursos. Os benefícios decorrentes desse investimento envolvem a redução de custos, além da flexibilidade e da agilidade na execução das tarefas, entre outros ganhos.
Do ponto de vista gerencial, a tomada de decisões fica mais precisa e rápidas, pois os gestores têm acesso às informações necessárias e atualizadas sobre o desempenho da empresa e dos colaboradores.
Há, ainda, a redução de erros decorrentes dos processos manuais. Ou seja, a integração e a automação reduzem riscos e aumentam a confiabilidade das informações da empresa. Áreas como finanças, contabilidade, gestão de viagens corporativas e recursos humanos estão entre as mais beneficiadas por essa estratégia.
7. Adesão à tecnologia
Para promover a automação e a integração dos processos, a empresa precisa ter o investimento em tecnologia como uma das suas estratégias. Os recursos tecnológicos, como softwares de gestão, estão associados ao ganho de eficiência. Eles permitem que mais tarefas sejam realizadas em menor prazo e com menos esforço.
A atualização tecnológica também está vinculada à inovação. Organizações acompanham as tendências, nessa área, antecipam-se às tendências de mercado. Esse é um diferencial competitivo relevante em um cenário de acelerada transformação digital.
Todas as estratégias para o crescimento da empresa devem ser analisadas com frequência. A adoção de metas específicas, com prazos e indicadores, fortalece o compromisso com os resultados. E a tecnologia facilita o planejamento e a gestão ao longo desse processo.
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