Despesas e Viagens
6 dicas para a criação de mensagem de boa viagem a trabalho
Uma mensagem de boa viagem a trabalho é um meio de interação bem interessante entre a empresa e o colaborador que está sendo enviado para outro lugar. Afinal, mostra que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e que busca meios de motivá-lo antes daquele deslocamento.
Contudo, isso não significa que a empresa deva apenas despachar o funcionário com um mero "boa sorte". Felizmente, existem diversos exemplos de mensagem criativas de boa viagem a trabalho, para incentivar os profissionais antes desse momento marcante.
Neste artigo, apresentaremos os principais passos para criar uma mensagem desse tipo e alguns exemplos práticos do resultado final. Boa leitura!
Quais são as dicas para fazer uma mensagem de boa viagem a trabalho?
Em primeiro lugar, listamos as principais dicas para acertar em uma mensagem a ser enviada para um colaborador que está prestes a viajar.
1. Defina a linguagem
A linguagem da mensagem deve utilizar o mesmo tom de voz que a empresa utiliza tradicionalmente. Um negócio que prefira uma comunicação mais séria, por exemplo, pode confundir o funcionário caso opte por um tom mais descontraído. Ao receber por e-mail, ele pode até achar que se trata de uma fraude.
Do mesmo modo, uma empresa que adote uma comunicação mais leve deve seguir essa tendência na hora de desejar uma boa viagem para o funcionário. O mais importante é adotar um tom positivo em todas as mensagens, para que o funcionário entenda que aquele deslocamento é imprescindível para a empresa.
Escolha bem as palavras, de modo que cada uma delas se relacione ao objetivo do negócio ao viabilizar aquela viagem.
2. Faça uma reunião de alinhamento
A reunião de alinhamento é aquele encontro para que a empresa não só conte ao funcionário que ele precisará viajar, mas também exponha as razões para isso. É o primeiro passo de uma preparação psicológica, que veremos no próximo tópico.
Algumas questões que podem guiar essa reunião são:
- o objetivo: é para algum evento específico ou para a apresentação de um pitch?
- Quais são os ganhos de uma viagem dessa?
- Por que aquele funcionário é o mais qualificado para essa viagem?
- Questões financeiras: o pagamento será via reembolso ou por cartão pré-pago?
Essa reunião é imprescindível para contornar objeções e evitar que o funcionário fique irritado com uma possível falta de motivos mais claros para aquele deslocamento. Além disso, a mensagem que ele receberá fará bem mais sentido com esse encontro inicial.
3. Ajude na preparação psicológica
A reunião de alinhamento serve para que a empresa explique os objetivos da viagem e os motivos pelos quais um ou mais colaboradores foram escolhidos para fazê-la. Depois dessas definições, chega o momento de preparar psicologicamente os funcionários.
Um funcionário pode estar ansioso, uma vez que essa é a sua primeira viagem. Uma colaboradora pode acreditar que não tem as habilidades necessárias para tirar o máximo proveito da jornada. Outro funcionário pode achar que a empresa o está mandando para longe para que ele não seja utilizado em projetos atuais.
Todos esses são exemplos comuns de situações que ocorrem no período antes de uma viagem corporativa. Cabe aos gestores explicar as razões por trás de cada escolha — e, posteriormente, essas razões podem ser resumidas na mensagem.
4. Seja verdadeiro
Algumas viagens corporativas podem ser caras e dependem de um planejamento financeiro extenso. Contudo, essa jornada nem existiria se a empresa não enxergasse algum benefício a ser conquistado no deslocamento do funcionário.
Por isso, na hora de compor a mensagem, o importante é ser verdadeiro com o colaborador, principalmente se o comunicado for um pouco mais longo. Aí, será possível abordar os motivos pelos quais ele foi o escolhido e resumir os ganhos que a empresa deseja ter com aquele deslocamento.
5. Relembre as oportunidades da viagem
Uma viagem corporativa, quando feita de maneira planejada, traz diversos benefícios para a empresa. Afinal, o colaborador pode estender o networking do negócio, mas também se capacitar com palestras, treinamentos e com o conhecimento, em primeira mão, de novas soluções do seu mercado.
Todas essas vantagens devem ser destacadas para que o colaborador saiba que aquela viagem será produtiva — e não um meio de afastá-lo temporariamente da empresa.
Por isso, a mensagem deve conter um resumo das diversas oportunidades que esse profissional terá com essa jornada. Isso serve tanto para enriquecer o seu próprio currículo como para a meta de trazer melhorias para a empresa.
6. Demonstre o orgulho da empresa
Trechos simples, como "Confiamos na sua competência" ou "Ninguém melhor para realizar essa viagem" são eficientes para mostrar que a empresa tem orgulho daquilo que o funcionário tem a oferecer — não só nesse deslocamento, mas em relação às suas habilidades gerais.
Quais são alguns bons exemplos de mensagens?
Nos últimos anos, uma tendência que cresceu no ambiente corporativo é o workation. Nesse modelo, o colaborador viaja para um determinado local, mas tem horas livres para curtir essa nova localidade. Não à toa, o termo mistura as palavras work (trabalho) e vacation (férias).
Nesse sentido, um bom exemplo de mensagem mescla a ênfase nas oportunidades para a empresa e a chance de visitar um local incrível. Algo como:
Boa viagem! Desejamos que a sua jornada seja bastante produtiva e que você aproveite _____ (nome da cidade) ao máximo!
Outro exemplo interessante foca no crescimento do próprio profissional:
Não há limites para o que você pode produzir. Portanto, depois de tudo o que você tem conquistado aqui, é a hora de levar o seu talento para novos ares. Temos orgulho do seu sucesso!
A empresa também pode optar pelo encorajamento:
Este evento é de fundamental importância para o nosso ramo — e é por isso que escolhemos você. Que tudo corra bem e que você desfrute o máximo dessa experiência.
Em viagens de capacitação para o colaborador, um bom exemplo é:
Acreditamos no seu potencial. Que essa viagem sirva para que você conquiste novas habilidades e retorne como um profissional completo e ainda mais sintonizado com as tendências.
A empresa pode optar por algo mais simples, principalmente naqueles casos em que um reforço psicológico é necessário:
Tudo vai correr bem! Lembre-se de que essa jornada vai proporcionar muito aprendizado. Boa viagem!
Por fim, o negócio pode optar por algo mais pessoal, citando algo característico das habilidades ou do comportamento do colaborador:
_____ (nome do funcionário), seu conhecimento em programação (ou outra competência) e sua dedicação ao trabalho o tornam a pessoa perfeita para essa viagem. Vá e aproveite ao máximo o evento!
Como pudemos ver no artigo, criar uma mensagem de boa viagem a trabalho passa por etapas que reforçam a importância daquele deslocamento, os motivos que levam à escolha de um determinado funcionário e o uso de frases que o motivem. Então, não subestime essa etapa e aproveite as inspirações deste conteúdo!
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