Crescimento e Otimização

5 passos para realizar um plano de negócios

SAP Concur |

Criar um plano de negócios é essencial para o sucesso da sua empresa. Ele analisa os clientes, a concorrência e os fornecedores para mostrar o melhor caminho a seguir e reduzir riscos e incertezas.

Ter um plano de negócios ajuda a criar estratégias e entender como produtos e serviços funcionam, além de ajudar a identificar qual é a demanda do mercado e quem são os clientes, concorrentes e fornecedores. Ele servirá como um guia, possibilitando a visibilidade dos próximos passos a serem seguidos, além de contribuir para as melhores decisões. No entanto, para alcançar este objetivo, é preciso saber elaborar, com eficiência, os melhores planos.

Por isso, confira os 5 passos para realizar um plano de negócios.

Veja mais: Plano de gestão de crises: como criar um em 6 passos simples

O que é plano de negócios?

O plano de negócios é um documento que descreve os caminhos e objetivos de uma organização para que sejam alcançados. Nele também se encontram medidas para reduzir riscos e incertezas para a empresa.

É possível encontrar a viabilidade de sua empresa estrategicamente, operacional, comercial e financeiramente. Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado adequada, para assim poder utilizar as informações reais sobre a empresa.

A criação de um plano de negócios é muito importante. Ao apresentar dados reais, você identificará os erros mais cometidos e começará a evitá-los. Isso fará aumentar as chances de sucesso, além de também contribuir para o bom desempenho da empresa.

Por que o plano de negócios é importante?

O intuito deste documento é verificar se sua ideia é viável. Dessa forma, é possível identificar se há demanda para seu produto ou serviço, se há riscos que possam afetar seu projeto, etc.

Existem vários motivos que justificam a adoção de um plano de negócios. Entre eles estão:

  • Organização das ideias para a abertura de uma empresa;

  • Suporte à gestão da empresa no que se refere a estratégia e números;

  • Simplificação na captação de recursos e direcionamento da expansão para os negócios;

  • Indicação do melhor caminho a seguir e redução de riscos;

  • Facilidade no alcance dos objetivos, na comunicação entre todos os envolvidos;

  • Possibilidade de realizar uma comparação e fazer seu acompanhamento.

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

5 passos para fazer um plano de negócios

1. Sumário executivo

Esse é um trecho que resume as informações mais relevantes, falando um pouco sobre o empreendimento, sobre a empresa, etc. O sumário executivo é objetivo, simples e conciso. Ele deve ter, no máximo, duas páginas, mas deve abranger todas as informações tratadas na empresa. Nele deve descrever sobre:

  • A empresa e seu diferencial no mercado;

  • A missão a ser seguida;

  • Os produtos, os serviços e os principais benefícios;

  • A localização, caso exista uma sede física;

  • O investimento total, etc.

2. Análise de mercado

A análise de mercado deve ser abrangente para que você possa identificar quem são seus clientes, quem são seus potenciais fornecedores e onde está a concorrência. Portanto, para aprender a criar um plano de negócios, você deve entender que essa etapa é dividida em partes. Elas são:

Segmentação de clientes: quem são e quais seus hábitos de consumo. Por isso, considere:

  • Se eles são pessoa física ou pessoa jurídica;

  • Qual é a faixa etária, gênero, etc.;

  • Qual é a frequência de consumo do seu produto ou serviço;

  • Onde costumam adquirir o produto ou serviço;

  • Quais os motivos que os levam a adquirir o produto ou serviço;

Análise da concorrência: verifique quais empresas atuam no mesmo segmento que você. Conheça seus pontos fortes e fracos. Por isso, questione:

  • Quais produtos ou serviços do concorrente competem com você;

  • Avaliação de preços praticados pela concorrência;

  • Como está o atendimento prestado;

  • Mapeamento das vantagens e desvantagens da concorrência;

  • Qual é o diferencial do seu negócio e o que fará os clientes comprarem com a sua empresa, em vez da concorrência.

Análise de fornecedores: os fornecedores disponibilizam equipamentos, matérias-primas, etc. Então, considere:

  • Quais as necessidades da sua empresa e quem são os potenciais fornecedores;

  • Qual é a melhor oferta e o melhor preço, além das condições de pagamento;

  • Qual é o prazo de entrega;

  • Onde os fornecedores estão localizados;

  • Qual é a quantidade mínima de fornecimento e se encaixa no seu planejamento.

3. Plano de marketing

Aqui, o objetivo é utilizar as melhores estratégias para captar clientes, vendas e crescimento de sua empresa. Por isso, é importante estruturar 4 principais pontos:

  • Produtos;

  • Preços;

  • Praça;

  • Promoções.

É preciso planejar e definir as estratégias de venda, assim como elas chegarão aos clientes. Para isso, responda os seguintes questionamentos:

  • Qual é o produto ou serviço?

  • Como está o preço em relação à qualidade?

  • Como o produto chegará ao consumidor?

  • A venda será feita por loja física ou online?

  • E a entrega? Quem fará a entrega, em caso de loja física?

  • Como o cliente saberá da existência do produto?

4. Plano operacional

Nessa parte do plano de negócios será descrito como a empresa vai funcionar. Aqui, devem estar as informações sobre localização, capacidade produtiva, informações sobre infraestrutura, por exemplo. A intenção é analisar as vendas, as demandas, e os gastos durante um certo período.

É preciso pensar sobre os seguintes casos:

  • Tempo para a venda e prazos fornecidos;

  • Produtividade das máquinas;

  • Qualidade dos colaboradores e materiais necessários;

  • Capacidade de armazenamento e distribuição;

  • Disponibilidade dos fornecedores.

5. Plano financeiro

Aqui, será possível realizar as projeções financeiras que envolvem investimentos, como:

  • Custos iniciais;

  • Investimentos;

  • Análise de comparação de receitas e custos;

  • Capital de giro.

Lembre-se de avaliar os custos que você definiu nas etapas anteriores, como:

  • Fornecedores e matérias-primas;

  • Mãos de obra e equipamentos;

  • Estabelecimentos físicos;

  • Marketing.

Ter um plano de negócios significa, também, poder construir cenários em que a sua empresa é favorecida ou não. Dessa forma, você conseguirá planejar a sua empresa para enfrentar esses possíveis resultados pessimistas.

Veja também: Passo a passo para se tornar uma empresa inteligente

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