Crescimento e Otimização
5 passos para realizar um plano de negócios
Criar um plano de negócios é essencial para o sucesso da sua empresa. Ele analisa os clientes, a concorrência e os fornecedores para mostrar o melhor caminho a seguir e reduzir riscos e incertezas.
Ter um plano de negócios ajuda a criar estratégias e entender como produtos e serviços funcionam, além de ajudar a identificar qual é a demanda do mercado e quem são os clientes, concorrentes e fornecedores. Ele servirá como um guia, possibilitando a visibilidade dos próximos passos a serem seguidos, além de contribuir para as melhores decisões. No entanto, para alcançar este objetivo, é preciso saber elaborar, com eficiência, os melhores planos.
Por isso, confira os 5 passos para realizar um plano de negócios.
Veja mais: Plano de gestão de crises: como criar um em 6 passos simples
O que é plano de negócios?
O plano de negócios é um documento que descreve os caminhos e objetivos de uma organização para que sejam alcançados. Nele também se encontram medidas para reduzir riscos e incertezas para a empresa.
É possível encontrar a viabilidade de sua empresa estrategicamente, operacional, comercial e financeiramente. Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado adequada, para assim poder utilizar as informações reais sobre a empresa.
A criação de um plano de negócios é muito importante. Ao apresentar dados reais, você identificará os erros mais cometidos e começará a evitá-los. Isso fará aumentar as chances de sucesso, além de também contribuir para o bom desempenho da empresa.
Por que o plano de negócios é importante?
O intuito deste documento é verificar se sua ideia é viável. Dessa forma, é possível identificar se há demanda para seu produto ou serviço, se há riscos que possam afetar seu projeto, etc.
Existem vários motivos que justificam a adoção de um plano de negócios. Entre eles estão:
-
Organização das ideias para a abertura de uma empresa;
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Suporte à gestão da empresa no que se refere a estratégia e números;
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Simplificação na captação de recursos e direcionamento da expansão para os negócios;
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Indicação do melhor caminho a seguir e redução de riscos;
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Facilidade no alcance dos objetivos, na comunicação entre todos os envolvidos;
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Possibilidade de realizar uma comparação e fazer seu acompanhamento.
Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas
5 passos para fazer um plano de negócios
1. Sumário executivo
Esse é um trecho que resume as informações mais relevantes, falando um pouco sobre o empreendimento, sobre a empresa, etc. O sumário executivo é objetivo, simples e conciso. Ele deve ter, no máximo, duas páginas, mas deve abranger todas as informações tratadas na empresa. Nele deve descrever sobre:
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A empresa e seu diferencial no mercado;
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A missão a ser seguida;
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Os produtos, os serviços e os principais benefícios;
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A localização, caso exista uma sede física;
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O investimento total, etc.
2. Análise de mercado
A análise de mercado deve ser abrangente para que você possa identificar quem são seus clientes, quem são seus potenciais fornecedores e onde está a concorrência. Portanto, para aprender a criar um plano de negócios, você deve entender que essa etapa é dividida em partes. Elas são:
Segmentação de clientes: quem são e quais seus hábitos de consumo. Por isso, considere:
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Se eles são pessoa física ou pessoa jurídica;
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Qual é a faixa etária, gênero, etc.;
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Qual é a frequência de consumo do seu produto ou serviço;
-
Onde costumam adquirir o produto ou serviço;
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Quais os motivos que os levam a adquirir o produto ou serviço;
Análise da concorrência: verifique quais empresas atuam no mesmo segmento que você. Conheça seus pontos fortes e fracos. Por isso, questione:
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Quais produtos ou serviços do concorrente competem com você;
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Avaliação de preços praticados pela concorrência;
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Como está o atendimento prestado;
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Mapeamento das vantagens e desvantagens da concorrência;
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Qual é o diferencial do seu negócio e o que fará os clientes comprarem com a sua empresa, em vez da concorrência.
Análise de fornecedores: os fornecedores disponibilizam equipamentos, matérias-primas, etc. Então, considere:
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Quais as necessidades da sua empresa e quem são os potenciais fornecedores;
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Qual é a melhor oferta e o melhor preço, além das condições de pagamento;
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Qual é o prazo de entrega;
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Onde os fornecedores estão localizados;
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Qual é a quantidade mínima de fornecimento e se encaixa no seu planejamento.
3. Plano de marketing
Aqui, o objetivo é utilizar as melhores estratégias para captar clientes, vendas e crescimento de sua empresa. Por isso, é importante estruturar 4 principais pontos:
-
Produtos;
-
Preços;
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Praça;
-
Promoções.
É preciso planejar e definir as estratégias de venda, assim como elas chegarão aos clientes. Para isso, responda os seguintes questionamentos:
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Qual é o produto ou serviço?
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Como está o preço em relação à qualidade?
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Como o produto chegará ao consumidor?
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A venda será feita por loja física ou online?
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E a entrega? Quem fará a entrega, em caso de loja física?
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Como o cliente saberá da existência do produto?
4. Plano operacional
Nessa parte do plano de negócios será descrito como a empresa vai funcionar. Aqui, devem estar as informações sobre localização, capacidade produtiva, informações sobre infraestrutura, por exemplo. A intenção é analisar as vendas, as demandas, e os gastos durante um certo período.
É preciso pensar sobre os seguintes casos:
-
Tempo para a venda e prazos fornecidos;
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Produtividade das máquinas;
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Qualidade dos colaboradores e materiais necessários;
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Capacidade de armazenamento e distribuição;
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Disponibilidade dos fornecedores.
5. Plano financeiro
Aqui, será possível realizar as projeções financeiras que envolvem investimentos, como:
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Custos iniciais;
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Investimentos;
-
Análise de comparação de receitas e custos;
Lembre-se de avaliar os custos que você definiu nas etapas anteriores, como:
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Fornecedores e matérias-primas;
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Mãos de obra e equipamentos;
-
Estabelecimentos físicos;
-
Marketing.
Ter um plano de negócios significa, também, poder construir cenários em que a sua empresa é favorecida ou não. Dessa forma, você conseguirá planejar a sua empresa para enfrentar esses possíveis resultados pessimistas.
Veja também: Passo a passo para se tornar uma empresa inteligente
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