Controle de Custos Corporativos
4 pilares para uma gestão financeira eficiente na empresa
Da forma como percebemos, existem muitos fatores que influenciam no crescimento de uma empresa, tal como a habilidade de se comunicar com os consumidores, a organização interna, a eficiência operacional e, claro, a qualidade administrativa. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o tema, em que falaremos sobre os principais pilares da gestão financeira.
O nosso objetivo é demonstrar a importância dessa gestão para a sustentabilidade dos seus resultados. Por meio da inovação, da tecnologia e de bons princípios de governança, mostraremos como os profissionais de finanças podem introduzir boas práticas, ideias e soluções no cotidiano da gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!
Por que a otimização é tão importante para a gestão das empresas?
Em nossa visão, a gestão financeira é um dos segmentos mais críticos para a saúde e a sustentabilidade de uma empresa no mercado, de modo que qualquer negligência nesse setor pode resultar em uma série de prejuízos, transtornos e problemas, que podem existir na forma de duplicidades, multas, erros, indenizações, redundâncias e afins.
Por isso, essa gestão exige uma equipe absolutamente competente e atenta aos detalhes, que seja capaz de tratar as contas com transparência e objetividade. Inclusive, uma das melhores formas de garantir a eficiência de um empreendimento é evitando o embaraço de suas contas, justamente para garantir a previsibilidade e a segurança de seu fluxo de caixa.
Além disso, vale notar que o pragmatismo não significa que o setor seja avesso à inovação. Na realidade, essa gestão é muito beneficiada pela adoção de novas tecnologias, que podem existir sob a forma de novos softwares, métodos, treinamentos e certificações — e é por meio dessas soluções que se torna possível otimizar a produtividade do setor e seus processos.
Já a otimização é o ajuste fino de todas as rotinas e práticas, um processo cíclico de melhoramento, observação e aprendizado. E é justamente por acumular tantas responsabilidades, tais como a contabilidade, o gerenciamento de riscos, a alocação de recursos, a modelagem de cenários e afins, que a gestão financeira precisa estar em constante evolução.
Assim, é possível garantir a competitividade da empresa no mercado, viabilizada por bons acertos realizados na gestão, tal como a escolha da melhor estratégia tributária, a melhor alocação de reservas, um ambiente de decisões baseadas em dados, entre outros diferenciais que só são possíveis por conta da inteligência informacional obtida por meio de uma boa gestão.
Quais os 4 principais pilares da gestão financeira?
Tecnologia, visibilidade, inovação e planejamento são os quatro fatores mais importantes para a qualidade dessa gestão. Sem isso, é muito difícil modernizar e otimizar, pois a passagem do tempo acaba defasando os processos e fazendo com que tanto a equipe quanto seus métodos fiquem obsoletos no mercado — dê uma olhada!
1. Tecnologia
A tecnologia é uma alavanca de eficiência e produtividade — ainda mais quando tratamos de tecnologias aplicadas. É por meio de ferramentas criadas especificamente para as suas necessidades que se torna possível automatizar processos e aprimorar a sua gestão, seja com plataformas dedicadas a viagens corporativas, análise, orçamento, inteligência ou afins.
2. Visibilidade
Aqui, falamos tanto da transparência necessária à prestação de contas quanto do processo de comunicar abertamente os resultados da gestão. É preciso que todos os profissionais e investidores envolvidos na operação estejam sempre cientes dos desafios e avanços realizados na sua gestão, realimentando a percepção de melhoria, progresso e desenvolvimento.
3. Inovação
Frequentemente, tecnologia e inovação se confundem. Na realidade, a inovação vai muito além da adoção de novos softwares, pois também engloba a utilização de novos métodos, a reformulação da cultura organizacional, o investimento em novas abordagens gerenciais e até mesmo o uso da criatividade para a solução de problemas críticos, técnicos e pragmáticos.
4. Planejamento
Por último e talvez mais importante para a sustentabilidade de longo prazo, a importância do planejamento. Sem planejar, é virtualmente impossível se sustentar no mercado. Da forma como percebemos, metas, objetivos, cenários e parâmetros são fundamentais para balizar a sua atuação, indicando por meio de métricas o sucesso ou o fracasso das suas decisões.
Como a tecnologia alavanca os resultados de uma boa gestão?
Em praticamente todos os setores do mercado, a adoção de tecnologia leva ao mesmo resultado: o ganho de eficiência e produtividade. Em grande parte, isso acontece por conta da automatização, que, como sugere o nome, automatiza tarefas repetitivas e libera tempo útil para que o quadro de profissionais se dedique a tarefas realmente importantes.
No entanto, adotar tecnologia nos dias atuais vai muito além de um desejo por otimização, sobretudo na era ESG. Atualmente, a modernização também pode ser comunicada à sociedade como uma forma de adequação aos novos tempos, por meio da adoção de novos métodos, processos e ferramentas que levam a uma operação mais limpa, eficiente e sustentável.
Especificamente na gestão financeira, o investimento em tecnologia leva ao ganho de eficiência operacional. Atualmente, existem softwares e soluções para praticamente todas as necessidades cotidianas da gestão. Precisa de dashboards de relatórios de despesas? Concur Expense. Precisa de análise inteligente desses relatórios? Concur Detect.
Precisa simplificar o fluxo de solicitações e aprovações de despesas e viagens corporativas? Concur Request. Quer uma plataforma completa para centralizar as despesas realizadas por profissionais em campo? Concur Travel & Expense. Ou, talvez, a sua gestão necessite de uma ferramenta para simplificar a reserva de viagens para os colaboradores? Concur Travel.
Percebe? Cada uma dessas ferramentas foi criada para solucionar um problema específico do seu fluxo de trabalho. É dessa forma que a tecnologia consegue alavancar a produtividade das empresas nos mais variados setores — resolvendo problemas com eficiência, inteligência informacional e, acima de tudo, agilidade.
Como você pôde ver, os pilares da gestão financeira também são pilares da administração de empresas em um contexto geral. Afinal de contas, sem investir em tecnologia, visibilidade, inovação e planejamento, não há negócio que seja capaz de operar no mercado de forma duradoura, competitiva e sustentável.
Agora que você conhece os principais pilares da gestão financeira, aproveite o momento para se manter atualizado sobre novas soluções e metodologias para alavancar os resultados da sua empresa. Para isso, é fácil, pois basta seguir as nossas páginas nas redes sociais — você pode nos encontrar no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube.