Controle de Custos Corporativos

4 passos para realizar uma gestão de crise corporativa eficiente

SAP Concur |

Nenhuma empresa está livre de passar por uma crise, seja ela qual for. Afinal, o impacto da crise na instituição e a sua reputação são extremamente importantes para manter a imagem e a saúde da mesma. Embora os gestores compreendam a eficácia de uma gestão de crise corporativa, nem sempre eles estão preparados para tal situação.

As potenciais crises podem acontecer por descuido financeiro, por exemplo, ou por conta de fatores externos que, geralmente, não conseguem ser controlados.

De acordo com a pesquisa Global sobre Crises da PwC, 98% dos líderes de negócios no Brasil disseram que seus recursos de gestão de crises precisam ser melhorados. Durante a pandemia da covid-19, 71% usaram um plano de resposta à crise . As três áreas de foco principais que podem ajudar os CFOs a desenvolver a estratégia certa para suas organizações, bem como lições aprendidas com Tom Lavin, CFO da SAP Concur, sobre como lidar com as crises:

1. Criar procedimentos e políticas de gastos consistentes e claros 2. Ter uma visibilidade real dos gastos 3. Aumentar a eficiência do processo e a produtividade dos colaboradores

A abordagem certa para a transformação digital nesse período pode ajudar as instituições a estabelecerem flexibilidade e adaptabilidade no local de trabalho, construindo uma organização que não só pode resistir às tempestades que certamente a afetarão, mas também prosseguir com confiança e lucratividade rumo ao futuro. Agora é a hora de os CFOs pegarem uma situação de crise que ameaça a saúde financeira de longo prazo das empresas em todo o mundo e transformá-la em oportunidade.

E, para ajudar no assunto, preparamos 4 passos para realizar uma gestão de crise corporativa eficiente. Acompanhe no blog!

Veja mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?

Por onde começar o preparo para uma boa gestão de crise corporativa?

A crise corporativa é um momento de impacto negativo e aparece de uma hora para outra. Por isso, é preciso estar atento para dar respostas rápidas para enfrentar essa realidade.

Um ponto muito importante que contribui para uma gestão de crise corporativa eficiente é o histórico da empresa. Se ela já passou por algum tipo de obstáculo parecido, com certeza possui, além de experiência, um documento com os principais passos a serem seguidos dentro de um extenso programa. Caso a sua empresa ainda não tenha, está na hora de criar um.

O mapeamento de riscos é a primeira etapa para identificar potenciais crises. Ao classificar os riscos, é preciso, também, colocar as ações para combatê-los. O segundo passo é criar um documento, como citado no parágrafo anterior, chamado manual de crise. Nele deve conter os procedimentos referentes às diversas situações de instabilidade. O terceiro passo é montar um comitê de crise formado por profissionais de diferentes expertises para coordenar as ações em busca de resolvê-los.

Todas essas fases só fazem sentido se houver um treinamento específico para todos os colaboradores, pois, de nada adianta somente os gestores estarem preparados para uma gestão de crise corporativa quando todos participam e sofrem as consequências dessa condição. Esses treinamentos podem ser periódicos para que a empresa possa adicionar novos recursos e para que os profissionais possam contribuir da melhor forma possível.

Algumas dicas de treinamentos são: media training, para conversarem com a imprensa, simulação de crise, para aplicar a problemática em tempo real, alinhamento com lideranças, para disseminarem informações a todas as áreas empresariais e a dissipação, também, de informações para os colaboradores seguirem os protocolos.

Saiba mais: Aprenda a criar estratégias empresariais com análise de dados

4 passos para realizar uma gestão de crise corporativa eficiente

Muitas pessoas pensam que gerenciar uma crise é apenas fazer um planejamento prévio e segui-lo. Mas, não é bem assim. O contexto todo precisa preparar a empresa para sobreviver a esse momento e reduzir os efeitos causados por ela.

Os benefícios dessa prática são inúmeros, dentre eles: otimização da imagem da marca, porque uma crise pode destruir a reputação empresarial e isso contribui para que colaboradores, fornecedores e clientes percam a confiança na instituição, respostas rápidas, já que saber argumentar durante cenários caóticos faz total diferença para preservar a imagem, recuperação rápida, pois sem uma gestão de crise corporativa a regeneração institucional acontece bem mais devagar, visto que os problemas se tornam muito maiores e com muitos prejuízos.

Falando em prejuízos, os desastres financeiros frutos de crises impactam o bolso dos negócios e, portanto, devem ser evitados ao máximo. A minimização desse infortúnio é outra vantagem da gestão de crise corporativa feita de forma eficiente. O último ponto a ser comentado é que essa execução assegura agilidade aos negócios, uma vez que trabalha essa capacidade justamente em momentos incertos.

Para realizar uma gestão de crise corporativa eficiente, separamos 4 passos essenciais. Confira abaixo:

Preparação

A preparação constitui-se na atividade de estabelecer responsabilidades, metodologias e prazos para a realização da gestão de crise corporativa.

Análise

Realizar o diagnóstico do ambiente, prevendo soluções para as pessoas, instalações e tecnologias é o passo da etapa da análise. Nela, pode-se usar a matriz SWOT ou Matriz da Probabilidade de Impacto.

Desenho

O desenho é o desenvolvimento do documento e suas estruturas, nomeando, por ordem, cada ativação e o momento em que elas devem acontecer.

Encerramento

Por fim, depois do plano de gerenciamento de crises feito, só utilizando-o é possível saber se ele realmente funciona. É claro que nenhuma organização deseja precisar usufruir desse documento, mas só de ter a certeza do resguardo que ele traz já é um enorme passo para o negócio.

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

Descubra outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo e-mail: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Controle de Custos Corporativos
Boa parte dos gastos de uma empresa é destinado à realização de viagens corporativas, por isso é de extrema importância que o controle de gastos seja feito de maneira eficaz.
Continue lendo
Controle de Custos Corporativos
Estruturar políticas de reembolso de despesas corporativas, complementa ações da própria empresa que busca o bem-estar do colaborador.
Continue lendo
Controle de Custos Corporativos
As convenções corporativas puderam retornar com o sucesso de antes, e até superiores. Saiba como organizar esses eventos em 7 passos.
Continue lendo