Sustentabilidade
Sustentabilidade cultural nas empresas: o que significa e qual sua grande importância?
Quando o termo cultura sustentável surge, logo pensamos em meio ambiente e na preocupação dos negócios com questões ecológicas e desenvolvimento sustentável. No entanto, existem diferentes aspectos relacionados aqui, como a sustentabilidade cultural nas empresas.
Não é tão comum ouvir falar sobre essa questão nas culturas organizacionais. Mas este pode ser considerado o quarto pilar da sustentabilidade, com a economia, o meio ambiente e a área social.
Por isso, é fundamental conhecer de forma mais detalhada do que se trata a sustentabilidade cultural nas empresas, seus benefícios e como colocar em prática. Confira!
O que é a sustentabilidade cultural nas empresas?
A sustentabilidade cultural corporativa é considerada uma abordagem interdisciplinar. Seu foco é destacar a importância das atividades atreladas à cultura sustentável nas empresas, ampliando o seu significado.
Vale lembrar que a inclusão da cultura como parte da sustentabilidade ocorreu somente em 2001. Essa implementação começou com o australiano Jon Hawkes, por meio do lançamento e divulgação do livro “The Fourth Pillar of Sustainability — Culture’s essential role in public planning” (em tradução livre, “O Quarto Pilar da Sustentabilidade — o papel essencial da cultura no planejamento público”).
Nessa obra, o autor ressalta o valor da cultura para ‘enriquecer’ as pessoas e melhorar a qualidade de vida, além de fortalecer as empresas, as políticas públicas e ajudar até no planejamento de um futuro melhor para a sociedade.
Inclusive, esse assunto passou a integrar a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável. O documento foi concluído em setembro de 2015, em Nova York, com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas complementares.
Essa agenda atingiu os pilares econômico, social e ambiental, mas envolveu também a cultura e a educação como estratégias elementares para alcançar essas metas.
Qual é o impacto da sustentabilidade cultural nas empresas?
Com o investimento em práticas de sustentabilidade cultural nas empresas, é possível contribuir para a evolução e aprimoramento dos colaboradores. Uma vez que as pessoas ganham acesso a novas informações e recursos, possuem maior liberdade de expressão e podem desenvolver novas ideias e pensamentos.
Dessa maneira, os profissionais podem aplicar esses conhecimentos, qualificações e novas aptidões adquiridas tanto em sua vida pessoal, como na sociedade e até nos aspectos profissionais.
Então, a cultura serve como ferramenta de educação e capacitação e pode trazer retornos em forma de maior inovação nas organizações, além obviamente do compartilhamento de ideias e informações.
Ao mesmo tempo, com tais incentivos culturais das empresas, os colaboradores se sentem mais valorizados, motivados e satisfeitos. O que pode auxiliar na retenção dos funcionários. E ainda é possível melhorar a imagem do negócio no mercado, junto a clientes, fornecedores, acionistas, investidores e demais stakeholders, atraindo mais talentos e investimentos.
Como adotar uma cultura sustentável nos negócios?
Atualmente, a cultura sustentável é essencial nos negócios que desejam se destacar no mercado e potencializar seus resultados. As práticas sustentáveis são uma tendência e é necessário adotar ações que permitam o crescimento econômico da empresa sem agredir o meio ambiente.
Dessa forma, para um empreendedor tornar seu negócio sustentável é necessária a adoção de diversas práticas. No primeiro momento a sustentabilidade pode parecer complexa, mas uma com boas práticas, a organização alcança excelentes resultados. Confira, a seguir, como adotar uma cultura sustentável!
Defina metas claras de sustentabilidade
A definição de metas é fundamental para que a empresa se torne sustentável. No mundo dos negócios, o estabelecimento é o primeiro passo para alcançar bons resultados. Assim, é necessário buscar reduzir custos operacionais ao consumo de energia, água e materiais. Essas ações não demonstram apenas seu compromisso com a sustentabilidade, mas podem gerar economias significativas.
Conscientize os colaboradores
Os colaboradores têm papel fundamental em um negócio que deseja potencializar seus resultados. Para a empresa atuar de forma sustentável, é necessário que eles saibam da importância das práticas sustentáveis da empresa e como podem impactar nos resultados. Para isso, o gestor pode realizar palestras e treinamentos internos.
Otimize o uso dos recursos
A eficiência operacional consiste em uma prioridade para qualquer empresa que procura crescimento. Isso inclui a otimização dos recursos naturais, como energia. Dessa forma, investir em tecnologias mais inteligentes e equipamentos energéticos, não apenas alinha o seu negócio com uma cultura mais sustentável, mas também diminui os gastos operacionais, elevando sua criatividade.
Quais são os principais aspectos relacionados à sustentabilidade cultural nas empresas?
Apesar da cultura estar muito associada no imaginário popular a livros, exposições, teatro, cinema e afins, suas atividades podem ser desenvolvidas e aplicadas na realidade empresarial. Então, de olho em todo esse cenário, as empresas podem adotar algumas ações de sustentabilidade cultural, como:
- diversidade cultural — selecionar e contratar colaboradores com diferentes conhecimentos, formações, gerações e aptidões culturais;
- incentivo a ações sociais — é possível unir as atividades culturais com a comunidade no entorno das empresas, incentivando a promoção de ações e exposição de trabalho das pessoas da comunidade na organização. Isso pode gerar uma grande troca de conhecimento e experiências;
- educação e desenvolvimento de habilidades — a cultura pode funcionar como instrumento educativo para relacionar novos conceitos e conhecimentos com as diversas áreas e setores do negócio.
- consumo responsável e preocupação ambiental — as práticas culturais podem servir de conscientização, apoio e reforço sobre o consumo responsável, permitindo minimizar os impactos ambientais.
Como a SAP Concur pode ajudar?
A SAP Concur apoia e incentiva a sustentabilidade cultural nas empresas e conta com uma ferramenta de gestão de despesas e viagens corporativas, o SAP Concur Travel & Expense, para ajudar as empresas a gerar economia, automação e maior visibilidade financeira.
A plataforma facilita o dia a dia das empresas, melhora a experiência dos colaboradores e gestores, permite acesso a partir de qualquer dispositivo móvel e promove maior inteligência de dados.
Além disso, por meio dela, é possível gerenciar inclusive as despesas dos colaboradores com cursos, treinamentos e qualificações profissionais, unindo educação e cultura sustentável em prol da empresa.
Como vimos, a cultura sustentável consiste em uma prática essencial nos negócios que desejam potencializar os resultados no mercado. Isso porque a sustentabilidade é um importante diferencial e com os clientes cada vez mais exigentes se faz necessário adequar os processos internos. Lembre-se que a SAP Concur é uma importante parceira.
Para saber mais sobre as soluções oferecidas pela SAP Concur, entre em contato com o nosso time de especialistas.