Crescimento e Otimização
Parceria estratégica: 4 dicas para estabelecer no seu negócio
No mundo dos negócios, uma parceria estratégica pode levar sua empresa para outro patamar de visibilidade, acesso e resultados. Mas como em toda relação comercial, é preciso escolher cuidadosamente com quem se associar.
Afinal, há uma transferência de significados pela ligação entre as marcas que pode gerar tanto ganhos como perdas. Mais que isso, quando a troca de recursos ou o fornecimento de bens e serviços está envolvido, a qualidade deles passa a ser parte do que seu negócio entrega.
Sendo assim, descubra como aproveitar as vantagens dessas oportunidades e estabelecer alianças de sucesso!
O que significa fazer uma parceria estratégica?
Por se tratar de uma colaboração, a aliança entre organizações é marcada pela necessidade de ganhos mútuos. Isto é, ambos se alinham para construir um resultado juntos. Assim, tanto objetivos comuns quanto oportunidades de impulsionamento recíproco podem gerar essa associação.
Porém, é preciso entender que as partes seguem sendo independentes. Elas apenas têm projetos compartilhados que se organizam em diversos tipos de parcerias estratégicas entre empresas, em formatos como:
- joint ventures — gerando uma nova companhia focada em um setor comum ou possibilidade que só será alcançada em conjunto;
- desenvolvimento e compartilhamento de recursos — envolvendo a troca tecnologias, processos e conhecimento, por exemplo;
- investimentos — permitindo que um empreendimento coloque dinheiro em outro;
- ações conjuntas de marketing ou vendas — incluindo collabs, copatrocínio, link building, clubes de benefícios, descontos, programas de fidelidade, afiliados etc.;
- terceirização e outsourcing — contratando em áreas como TI, contabilidade, RH e outras;
- fornecimento — fazendo acordos de exclusividade ou prioridade na aquisição de produtos;
- educação — promovendo formações, mentorias ou inovação com a participação de instituições de ensino.
Quais as vantagens de participar dessas parcerias?
Apesar de cada tipo de parceria estratégica poder gerar ganhos diferentes, em geral, quem participa dessas colaborações obtém vantagens como:
- oportunidade de otimizar recursos e processos, tendo contato com inovações ou técnicas atualizadas;
- agilidade e eficiência para realizar atividades complexas e responder a mudanças mercadológicas;
- acesso a novos mercados e mais áreas de atuação, gerando aumento da competitividade;
- melhoria da lucratividade devido ao compartilhamento de custos e à ampliação da base de público;
- maior reconhecimento e exposição da marca junto a novos consumidores-alvo.
Como estabelecer parcerias estratégicas de sucesso?
Ainda que as vantagens de estar em uma parceria estratégica sejam atrativas, é necessário conduzir o processo de associação com cuidado para garantir uma aliança em que todos os envolvidos ganhem. Veja quatro dicas para isso!
1. Tenha objetivos definidos
A variedade de possibilidades para uma parceria estratégica deixa evidente que é preciso ser seletivo para ter sucesso. Basicamente, isso implica entender quais as reais necessidades, os objetivos e as metas da empresa. Somente a partir dessa delimitação é viável encontrar associados alinhados.
Ferramentas de análise, como a matriz SWOT, são úteis nisso, pois ajudam a definir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por exemplo: um negócio tem um produto que pode atender a outro perfil (oportunidade), mas precisa se aliar a uma marca que já vende para esse público, uma vez que não tem visibilidade nesse nicho (fraqueza).
2. Mapeie possibilidades em potencial
Depois de definir os objetivos em relação à parceria estratégica, é o momento de encontrar os players que podem responder a essas demandas. Por exemplo, quando uma empresa busca um prestador de serviço para terceirizar alguma atividade, cabe levantar quem são os fornecedores disponíveis no mercado.
Isso exige alguns cuidados. A começar por uma pesquisa sobre as reputações desses empreendimentos. Além disso, é imprescindível verificar se há algum ganho para esse potencial parceiro, já que se trata de uma aliança de benefícios mútuos.
3. Estruture o projeto
Outro passo em direção a uma parceria estratégica de sucesso envolve o alinhamento entre as partes. Desde a proposta até a forma como o projeto será desenvolvido devem ser discutidos e estruturados previamente para evitar mal-entendidos durante a execução.
Entre os pontos principais a serem acordados e registrados em contrato, estão questões como os ganhos potenciais para cada participante, o que cada um deve entregar em contrapartida e qual a natureza jurídica do negócio. Assim, os riscos de judicialização são menores e o andamento dos trabalhos tende a ter menos atritos ou dúvidas.
4. Seja transparente
Muitas empresas tendem a querer proteger informações quando fazem negociações. No entanto, uma parceria estratégica bem-sucedida se baseia em transparência. Logo, clareza, boa comunicação e, acima de tudo, sinceridade são essenciais.
Nesse quesito, a depender do tipo de aliança, até mesmo dados contábeis precisam ser abertos para comprovar capacidade e regularidade. Isso se aplica em situações como contratos para atuar em áreas sensíveis, de grande porte ou joint ventures.
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Firmar uma parceria estratégica proporciona ganhos como conhecimento, inovação e visibilidade, elementos fundamentais para expandir seu negócio. Entretanto, isso depende de uma boa avaliação dos potenciais aliados para que ambos se beneficiem.
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