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8 práticas de governança de TI para adotar na empresa

SAP Concur |

Entender o conceito de governança de TI é fundamental para começar a aplicá-lo na empresa e assegurar um desempenho estratégico dessa área, cada vez mais primordial para o sucesso do negócio. Nesse sentido, é preciso investir em boas práticas para conseguir aproveitar todos os benefícios disponíveis.

Por exemplo, é válido fazer um alinhamento das metas da empresa com as do setor para aumentar o papel estratégico do TI no negócio. Além dessa dica, existem várias outras que podem auxiliar a fazer uma implementação eficiente e que gere resultados.

Quer saber mais sobre as práticas de governança de TI? Então, continue a leitura e confira este conteúdo agora mesmo!

O que é governança de TI e como funciona?

A governança de TI nada mais é do que um conjunto de processos, políticas e estratégias que garantem a essa área da organização operar de maneira eficiente, alinhada aos objetivos do negócio e conforme as regulamentações.

O seu funcionamento está ligado a um sistema de controle e direcionamento, estabelecendo padrões de tomada de decisão, distribuição de responsabilidades e monitoramento de desempenho. Com isso, é possível garantir o uso adequado dos recursos de TI e a entrega de valor para a empresa.

Quais os pilares da governança de TI?

Entender os pilares da governança de TI é essencial para garantir uma boa aplicação desse conceito na empresa. Nesse sentido, há quatro questões-chave que devem ser observadas, sendo elas:

  • estratégia — está ligada ao alinhamento de objetivos da empresa com a área de TI, assegurando investimentos estratégicos;
  • gestão de recursos — refere-se à alocação eficiente de recursos como pessoal, orçamento e infraestrutura de TI para maximizar o retorno sobre o investimento;
  • gestão de riscos — consiste em identificar, avaliar e mitigar os riscos relacionados à segurança da informação, conformidade regulatória e continuidade dos negócios;
  • mensuração de desempenho — envolve estipular métricas para avaliar a eficiência da área e fazer ajustes sempre que necessário.

Quais as funções da governança de TI?

Após entender os princípios de governança de TI, vale saber quais são as funções que ela desempenha. Nesse sentido, o conceito é responsável pelo estabelecimento de políticas e diretrizes para garantir o alinhamento estratégico entre TI e negócios.

Além disso, pode auxiliar na definição de processos para a tomada de decisões eficazes, no monitoramento do desempenho, na gestão de riscos relacionados à tecnologia da informação e na garantia da utilização eficiente dos recursos de TI.

Quais as principais práticas?

Com o entendimento dos pilares e funções desse conceito, o próximo passo é entender como aplicá-lo de maneira efetiva no negócio. Por isso, elencamos várias dicas. Confira, a seguir, algumas das principais práticas de governança em TI!

1. Faça um alinhamento estratégico

A primeira prática de governança envolve garantir que as iniciativas adotadas estejam em total sinergia com os objetivos e metas globais da organização. Esse passo significa entender as necessidades do negócio e desenvolver uma estratégia de TI que contribua diretamente para o sucesso da empresa.

2. Defina as políticas

Além disso, é necessário estabelecer políticas claras visando assegurar que todas as atividades de TI sejam realizadas conforme os padrões estabelecidos pela empresa. Nesse sentido, a área pode determinar políticas de segurança de dados, de uso de recursos de TI e de conformidade regulatória.

3. Crie metas

A área também precisa ter os seus objetivos, sempre buscando sinergia com a meta geral da empresa. Por isso, é preciso estabelecer metas específicas e mensuráveis para a área. Esse cuidado ajuda a direcionar o foco e o esforço da equipe, além de ajudar a medir o sucesso das iniciativas de TI.

4. Conte com o uso de ferramentas tecnológicas

As ferramentas tecnológicas certas podem facilitar a implementação e o gerenciamento eficientes das práticas de governança de TI. Isso pode incluir software de gerenciamento de projetos, ferramentas de monitoramento de desempenho, sistemas de gestão de serviços de TI e soluções de segurança cibernética.

5. Adote políticas de segurança

A segurança da informação é uma preocupação fundamental para todas as organizações. Por isso, é primordial adotar políticas robustas e implementar controles de segurança adequados. Esse passo ajuda a proteger os ativos de informação da empresa contra ameaças internas e externas.

6. Determine um framework

Também é importante investir em frameworks, como COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) ou ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Eles oferecem diretrizes e melhores práticas para a governança de TI, além de promover uma estrutura para desenvolver processos eficazes e garantir a entrega de valor para a organização.

7. Realize a gestão de recursos

Fazer o gerenciamento eficiente dos recursos de TI é essencial para garantir que a área possa atender às necessidades do negócio de forma eficaz e eficiente. Por isso, essa prática deve estar no planejamento do setor para assegurar otimização e adoção da governança de maneira otimizada.

8. Mensure o desempenho

Por fim, vale lembrar da necessidade de estabelecer indicadores de desempenho. Eles são essenciais para avaliar o sucesso das iniciativas de TI e identificar áreas de melhoria. A mensuração dos resultados ajuda a garantir que a área esteja cumprindo seus objetivos e agregando valor à organização.

Quais os benefícios de uma boa implementação da governança de TI na empresa?

A adoção das práticas citadas no tópico anterior tem potencial para gerar diversos resultados positivos para o negócio. A seguir, explicamos alguns dos benefícios:

  • aumenta a eficiência operacional — a governança de TI ajuda a criar processos eficazes que podem elevar a eficiência operacional da área, reduzindo custos, eliminando redundâncias e melhorando a utilização dos recursos;
  • redução de riscos — também é possível ter uma abordagem mais estruturada, que tende a reduzir possíveis riscos que levariam a empresa a ter danos de reputação e financeiros;
  • melhora a toma de decisão — a governança de TI fornece dados e informações valiosas sobre o desempenho e o impacto das iniciativas de TI, permitindo que os líderes empresariais tomem decisões mais informadas e estratégicas.

Ao incorporar as principais práticas de governança de TI na empresa, é possível aproveitar esses benefícios e muitos outros. Além disso, torna-se viável se diferenciar dos concorrentes, criando um ambiente propício à inovação e gerando resultados cada vez melhores.

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