Quais as principais práticas de gestão estratégica de custos?
A gestão de custos é uma parte fundamental da gestão estratégica porque ajuda uma organização a fazer o melhor uso de seus recursos, determinando quais produtos ou serviços devem ser oferecidos no mercado e como devem ser produzidos.
Também é um processo de fazer o melhor uso dos recursos para atingir os objetivos de uma organização. Envolve decisões sobre o que produzir, quanto produzir e como produzir.
Vários fatores diferentes contribuem para as práticas de gerenciamento estratégico de custos. Por exemplo, se uma empresa deseja implementar um novo produto ou serviço, ela precisará entender quanto isso custará em termos de tempo e dinheiro. Também será necessário pensar em quanto eles estão dispostos a investir para que esse novo produto ou serviço seja bem-sucedido.
As práticas de gestão estratégica de custos são importantes porque ajudam a reduzir o custo de produção e melhorar a qualidade dos produtos. Por exemplo, o gerenciamento estratégico de estoque pode ajudar a reduzir a necessidade de estoque em excesso que não é necessário.
Permaneça na leitura deste artigo e entenda melhor o conceito de gestão estratégica de custos e suas principais práticas no mercado.
O que é gestão estratégica de custos?
A gestão estratégica de custos não é apenas reduzir custos. Trata-se de garantir que a empresa seja capaz de atingir suas metas e objetivos em tempo hábil. A empresa deve ser capaz de equilibrar as necessidades de todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e acionistas.
Para garantir que seu negócio funcione sem problemas e você consiga atingir suas metas, é importante que você entenda como funciona o gerenciamento estratégico de custos. Isso ajuda as empresas a controlar suas finanças e garantir que não estejam gastando mais do que podem pagar. Logo, inclui tanto o gerenciamento de custos quanto a análise de custos.
O gerenciamento de custos é o processo de controle de custos através da implementação de um conjunto de políticas, procedimentos e controles. Isso inclui garantir que a empresa gaste menos do que ganha usando todos os recursos disponíveis de forma eficiente. O objetivo do gerenciamento de custos é reduzir o valor total gasto em todas as atividades sem afetar a qualidade ou os níveis de serviço.
O principal objetivo da gestão estratégica de custos é identificar e abordar os direcionadores de custos mais relevantes para a empresa.
Quais as principais práticas de gestão estratégica de custos?
A gestão estratégica de custos é o processo de gerenciar custos estrategicamente. Isso é feito observando as metas e objetivos da empresa e, em seguida, determinando a melhor forma de alocar recursos para atingir essas metas.
As principais práticas de gestão estratégica de custos são o custeio ABC, benchmarking para gestão estratégica de custos, estimativa do custo da concorrência e monitoramento da posição competitiva.
Custeio ABC
O custeio ABC é a estratégia mais popular utilizada pelas empresas. É uma forma de identificar o custo de diferentes produtos ou serviços em termos de seus volumes de produção, o que ajuda a entender melhor a rentabilidade e a relação custo-benefício de vários produtos.
É também uma boa maneira de as empresas rastrearem seus custos. Pode ajudá-los a descobrir quais produtos são mais caros e quais são os mais baratos. O custeio ABC é um método de análise de custos dividindo-os em três categorias: fixo, variável e semivariável. Este método foi desenvolvido por Ernst Abbe em 1874, quando ele estava tentando encontrar uma maneira de melhorar a eficiência na produção.
Benchmarking
O benchmarking para gestão estratégica de custos envolve a comparação de sua empresa com outras empresas semelhantes, a fim de identificar o que você está fazendo bem e o que precisa ser melhorado. É outra ótima estratégia que as empresas podem usar para acompanhar a concorrência. Eles podem olhar para outras empresas do mesmo setor e ver o que estão fazendo, quanto custa, etc
Estimativa de custo da concorrência
Estimar o custo da concorrência é uma parte importante dessa estratégia, pois ajuda a empresa a estimar quanto terá que gastar em marketing, publicidade e outras despesas para se manter competitiva.
Monitoramento da posição competitiva
O monitoramento da posição competitiva é outro aspecto importante, pois ajuda as organizações a conhecer as estratégias de seus concorrentes para que possam identificar onde estão tendo sucesso.
Envolve a capacidade de uma empresa de monitorar os custos de seus concorrentes e seus próprios custos. A empresa também deve estar atenta a fatores como inflação, custos ambientais e quaisquer outros fatores externos que possam afetar seus custos de produção.
Estimar o custo da concorrência ajuda as empresas a saber se têm dinheiro suficiente em seu orçamento para competir com outras empresas ou não. O monitoramento da posição competitiva ajuda as empresas a saber qual é sua posição no setor e como elas se comparam a outros concorrentes em termos de preços, qualidade, etc.
Com isso, a gestão estratégica de custos é um processo usado para identificar o custo de um produto ou serviço e garantir que ele seja competitivo no mercado. As práticas de gerenciamento de custos são importantes para o planejamento estratégico porque ajudam uma organização a entender como as mudanças em suas operações comerciais afetarão seus lucros. Também os ajuda a identificar maneiras de reduzir despesas sem comprometer a qualidade de seus produtos ou serviços.
Como implementar a gestão estratégica de custos?
Para implementar a gestão estratégica de custos com efetividade é fundamental contar com a tecnologia. Nesse sentido, a SAP Concur Expense é a melhor aliada. A plataforma de gerenciamento de despesas da SAP Concur possibilita completo acompanhamento dos investimentos empresariais. Além disso, é possível classificar os gastos em tempo real, diminuindo as possibilidades de prejuízos.
Por fim, o sistema integra com facilidade todas as equipes e permite que cada membro o acesse por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, facilitando as atualizações e relatórios. Com isso, melhora-se a saúde financeira da organização.
Entre agora mesmo em contato e saiba mais.