Saiba como fazer a gestão financeira de uma empresa em 2021
Saber como fazer a gestão financeira de uma empresa será fundamental em 2021, em que as organizações precisam otimizar ao máximo os recursos para dar continuidade em suas operações para a retomada de negócios. Nesse sentido, vale destacar que no ápice da crise causada pelo coronavírus em 2020, 6 em cada 10 empresas sentiram os impactos negativos em seus negócios, como aponta a Pesquisa Pulso Empresa.
Além disso, segundo o Relatório Global do Facebook, 54% das pequenas e médias empresas apontaram que o fluxo de caixa vai ser um desafio nos próximos meses. Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com dicas sobre como fazer a gestão financeira de uma empresa para o próximo ano. Boa leitura!
Leia mais: Gestão financeira de negócios: 5 dicas para o sucesso da operação
Conheça as melhores práticas para fazer a gestão financeira de uma empresa
Planejamento
O primeiro passo para o sucesso da gestão financeira de uma empresa é o planejamento. Com ele, é possível definir quais são as metas da organização para o próximo ano e quais são as ações necessárias para atingir essas metas.
Um planejamento básico deve conter as seguintes informações:
-
Metas
-
Planos operacionais
-
Prazos
-
Projetos
-
Receitas
-
Despesas
-
Investimento
Com isso, sua empresa garante uma visão estratégica e mais ampla do negócio para que os gestores consigam identificar gargalos, possibilidades de melhorias e ações que possam otimizar os recursos financeiros da organização.
Fluxo de caixa
Uma boa gestão do fluxo de caixa também é fundamental para o sucesso de uma empresa no próximo ano, já que a partir dele, é possível identificar todas as entradas e saídas de recursos. Com esse controle, a organização pode fazer a gestão financeira de maneira mais eficiente, com relatórios precisos, além de avaliar a possibilidade de novos investimentos.
Custos improdutivos
Para estruturar a gestão financeira de uma empresa, também é necessário que os gestores identifiquem os custos improdutivos, aqueles que não geram resultados, para reduzi-los e até cortá-los. Em um momento desafiador como o atual por conta da crise, as organizações precisam trabalhar apenas com despesas realmente necessárias para a continuidade das operações.
Desse modo, os custos extras ou improdutivos devem ser extinguidos.
Tecnologia e automação de processos
Por fim, para a inteligência de negócios com otimização de recursos, investir em tecnologia e automação de processos será um diferencial para a gestão financeira no próximo ano. Por isso, é preciso estudar ferramentas, como ERP e um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, que forneça automação de processos para aumentar a produtividade dos colaboradores e ainda reduzir as despesas corporativas.
Leia mais: Gestão financeira empresarial estratégica: tudo o que você precisa saber!
Conte com a SAP Concur
Como visto, existem alguns passos essenciais para realizar a gestão financeira de uma empresa no próximo ano de maneira assertiva e eficiente. E a SAP Concur está pronta para ajudar o seu negócio! Nós temos o SAP Concur Expense, sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores completo, que promove automação de processos, inteligência de dados, utilização a partir de qualquer dispositivo móvel e, principalmente, redução dos custos corporativos em até 8%.
Além disso, o SAP Concur Expense é a única plataforma que auxilia as empresas a optarem por escolhas mais sustentáveis.