Como o self booking ajuda na experiência do colaborador na nova viagem corporativa
Além de toda a preocupação com o dever de diligência para promover a saúde, a segurança e o bem-estar dos profissionais durantes as viagens, as empresas também devem se focar em melhorar a experiência do colaborador na nova viagem corporativa. Afinal, como já falamos aqui no blog da SAP Concur, a realidade das viagens de negócios foi profundamente transformada com a pandemia do coronavírus.
Novidades na experiência do colaborador na nova viagem corporativa
Apesar da retomada gradual dos deslocamentos, ainda há questões a serem adaptadas pelos negócios, como os orçamentos disponíveis, os planejamentos, os cuidados de segurança, os riscos de cancelamentos, entre outros. Para isso, é necessário:
-
Incorporação de novas medidas e políticas de viagens;
-
Treinamento dos colaboradores de acordo com este contexto;
-
Organização e planejamento das viagens corporativas;
-
Facilidade nas reservas com fornecedores confiáveis;
-
Uso de tecnologias durante os processos de viagens, despesas, prestação de contas e reembolsos;
-
Adição de mais flexibilidade para ir ao encontro das necessidades dos profissionais que desejam viajar, mas fazendo suas próprias escolhas de datas, deslocamentos, hospedagem e outros.
Neste cenário, quase metade dos gestores de viagens (47%) espera reforço das políticas de dever de cuidado, segundo o estudo Global Travel Manager Report 2021. Além disso, 98% dos gerentes preveem que os gastos com viagens aumentarão nos próximos 12 meses. Em média, eles acreditam em um crescimento de 30%.
No entanto, mesmo nesse ânimo crescente, 44% dos gestores disseram que as empresas continuarão limitando as viagens apenas aos deslocamentos essenciais. Com tudo isso acontecendo, é importante ficar de olho em como valorizar a experiência do colaborador na nova viagem corporativa, promovendo mais facilidades em todo o processo. Neste sentido, vamos conhecer o self booking.
O que é self booking?
Basicamente, o self booking trata-se de uma expressão em inglês para ‘fazer a própria reserva’. Suas características principais são a disponibilidade de um inventário de opções para reservas, agregando em um só lugar todos os processos para realizar o planejamento das viagens. Assim, é possível executar todos os procedimentos e reservas a partir da política de viagens da empresa conforme às necessidades de cada negócio.
Como funciona o self booking na prática?
As práticas de self booking nas empresas permitem apoiar a experiência do colaborador na nova viagem corporativa, proporcionando mais agilidade e praticidade. Além disso, é possível facilitar o trabalho dos gestores de viagens, com o melhor planejamento e alocação de recursos para:
-
Passagens aéreas;
-
Hotéis;
-
Alimentação;
-
Mobilidade (locação de carros, uso de táxis e aplicativos);
Então, de maneira prática, os gestores de viagens podem fazer a pesquisa de fornecedores disponíveis, solicitar e emitir reservas, verificar o registo das despesas realizadas na viagem, gerar relatórios e reunir as informações mais importantes sobre as viagens e despesas corporativas.
Como o self booking ajuda na experiência do colaborador na nova viagem corporativa
As funções do self booking geram impactos positivos para a rotina dos gestores e viajantes corporativos, garantindo benefícios para a experiência do colaborador na nova viagem corporativa. Por meio dessa ferramenta, os profissionais podem ter mais autonomia ao realizar e checar as reservas e as passagens da viagem no computador ou até no celular, agilizando o planejamento.
Ao mesmo tempo, também é possível facilitar a prestação de contas, com a possibilidade de comprovar despesas com praticidade, sem o risco de perder notas fiscais impressas e nem de ficar sem os reembolsos.
Principais benefícios do self booking para as empresas
Tanto para gestores como para os colaboradores, o self booking promove inúmeras vantagens, como por exemplo:
-
Menor burocracia
-
Maior autonomia e flexibilidade
-
Controle de processos
-
Economia de tempo
-
Eficiência na gestão de despesas e viagens
-
Geração de relatórios
Conte com a SAP Concur para a experiência do colaborador na nova viagem corporativa
Para disponibilizar o que há de melhor em self booking e muito mais, conheça a ferramenta inovadora da SAP Concur para gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas pelos colaboradores. O SAP Concur Expense & Travel pode fazer a diferença para a experiência do viajante, com a possibilidade de escolha de opções de fornecedores e o uso de aplicativo para tirar fotos de comprovantes e enviar para reembolso via plataforma, facilitando os processos de reembolsos.
Simples e de fácil usabilidade, a solução também conta com recursos para o dever de cuidado, como ferramentas de rastreamento e visibilidade, canais de comunicação 24 horas e resposta médica ou de segurança imediata quando necessário.
Quer saber mais detalhes? Acesse agora mesmo o nosso site e veja como o SAP Concur Travel & Expense apoia a experiência do colaborador.