5 erros que afetam a análise de conformidade da sua empresa

SAP Concur Team |
A análise de conformidade é uma das bases do ESG (Environmental, social and corporate governance ou Governança social, ambiental e corporativa, na tradução) e tem como objetivo principal garantir que as empresas cumpram com as suas obrigações regulatórias. Sabemos que ESG é uma demanda no mercado e tem promovido diferencial competitivo às organizações que adotam essas práticas. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da PwC, 86% dos colaboradores preferem apoiar ou atuar em empresas que se preocupam com as iniciativas de ESG.
 
Esse mesmo levantamento nos revela que 91% dos líderes empresariais acreditam que suas organizações têm a responsabilidade de agir em questões de ESG. Por sua vez, 60% dos executivos estão investindo mais tempo e recursos em iniciativas de compliance e transparência corporativa. No entanto, alguns erros na operação afetam a análise de conformidade nas empresas e, consequentemente, prejudicam a confiabilidade das informações e adequações legais da organização. Para te ajudar a descobrir quais são eles e como gerenciá-los, elaboramos este conteúdo completo.

5 erros que afetam a análise de conformidade da sua empresa

Dentre as principais falhas que impactam a análise de conformidade das empresas estão:

Não padronizar a operação

Como citado no começo deste artigo, a conformidade avalia a adequação da empresa às suas obrigações regulatórias. Por sua vez, essas podem ser provenientes de políticas internas ou normas legislativas e devem ser obedecidas em todos os departamentos.
 
Entretanto, no momento de praticar essas iniciativas, muitas organizações não se atentam à padronização de processos, o que abre vulnerabilidades operacionais, causando erros e afetando os resultados, inviabilizando a análise de conformidade.

Não preparar os colaboradores

Outro erro muito grave é não preparar os colaboradores. Ao padronizar os processos internos, é momento de orientar corretamente o time, apresentando aspectos de não-conformidade e os impactos dessas situações no cotidiano da empresa.
 
Os funcionários estão na linha de frente da operação e muitas das não-conformidades acontecem por conta de erros nesses fluxos, por isso, quanto mais a empresa envolver o time, menores são as chances de falhas.

Não elaborar uma política de gastos e reembolsos

Sem uma política de gastos e reembolsos robusta, a empresa não terá insumo suficiente para realizar a análise de conformidade. Todas as regras e diretrizes internas devem estar muito bem documentadas e serem seguidas de maneira horizontal, isso significa que precisam valer tanto para o corpo diretor, quanto para a operação.

Não gerenciar dados adequadamente

A gestão de dados permite uma análise muito mais estratégica e efetiva da operação, simplificando a identificação de não-conformidades, falhas e outras situações que impactam negativamente a empresa. Por isso, é fundamental que os gestores definam parâmetros acertados para acompanhar o desempenho da equipe, processos internos e dos próprios negócios.

Não utilizar a tecnologia

Por fim, uma análise de conformidade robusta e eficiente apenas pode ser realizada por meio da tecnologia. Existem diferentes ferramentas que simplificam o levantamento de informações, padronização da equipe e elaboração de relatórios, especialmente os fluxos financeiros, garantindo que as políticas internas e normas legais sejam devidamente seguidas.
 

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas completo, intuitivo, responsivo e personalizável. Com ferramentas inovadoras, o SAP Concur Expense mapeia e categoriza automaticamente os gastos realizados pelos colaboradores, permite digitalização de comprovantes de despesas, facilita auditorias em todas as solicitações de reembolsos e integra o controle de cartões corporativos.
 
Além disso, o SAP Concur Expense simplifica a análise de conformidade, garantindo cumprimento da sua política de privacidade e adequação total às normas legislativas.
Desse modo, o sistema de gestão promove ao seu negócio transparência, eficiência e governança. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.